Equalizações entre captadores, pedais e ampl. totalmente inversas?

    Autor Mensagem
    effenberg
    Veterano
    # nov/07


    E ai galera.

    Estava vendo uns captadores por ai pra trocar os da minha guitarra, já que preciso de algo bem específico pro som que eu toco.

    Tava olhando o Dimebucker, mas ai olhei pra equalização do cap. (grave 6, medios 5 e agudos 8 acho), e achei com muitos agudos e poucos graves, o que não seria interessante pro som que eu toco, já que toco Death e etc.

    Mas nessas li um livro aqui que fala dos equipos do pessoal, e vi que a configuração do ampl. do Dime seria graves 8, medios 3.5 e agudos 4 (ou algo parecido), o que é o inverso da equalização dos captadores que ele usa.


    E ai chego na pergunta: Alguém sabe o porque disso? Ou custuma fazer algo parecido?

    Penta_Blues
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: Penta_Blues
    · votar


    Bom dia!!!

    effenberg
    Tava olhando o Dimebucker, mas ai olhei pra equalização do cap. (grave 6, medios 5 e agudos 8 acho)
    Cara, com relação a estas especificações de frequências em captadores, vou transcrever o que o Luthier Edmar Luighi colocou em seu livro:
    "Um outro ponto relevante é que tais especificações de frequências dadas pelo fabricante - ou sugeridas por mim ou qualquer outro luthier (como "o captador X possui 8 de graves, 6 de médios e 4 de agudos) - significa a predisposição de captação que o captador possui. Um microfone para captar melhor as frequencias agudas não faz com que um vocalista que possua um tom grave de voz passe a cantar agudo, e sim atua melhor ao captar as frequencias agudas que existem na voz do tal vocalista. No instrumento ocorre a mesma coisa. Um captador com 10 de agudos, por exemplo, deve ser entendido como aquele que atuará de maneira perfeita em uma guitarra que possuir 10 de agudos, trabalhando com excelência tais frequencias. vindas da guitarra e não do captador (grifo meu)
    De maneira alguma, uma guitarra com timbre abafado terá seu som corrigido perfeitamente com a troca de captadores."


    vi que a configuração do ampl. do Dime seria graves 8, medios 3.5 e agudos 4 (ou algo parecido), o que é o inverso da equalização dos captadores que ele usa.
    E ai chego na pergunta: Alguém sabe o porque disso?

    Com relação a isso, acho que a explicação está também no livro do Edmar, no trecho abaixo:
    "Uma escolha mais apurada valoriza as frequencias que menos aparecem, atenuando aquelas de maior profusão, dando a idéia de uma correção no timbre"
    Ou seja, se vc tem um captador que privilegia os agudos, imagina um ampli que destaca ainda mais estes agudos...

    Valeu!!!

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
    · votar


    o Dimebucker é cheio de graves
    mas o captador que ele usava no Pantera era o Bill lawrence L500XL, que tem bem menos graves que o Dimebucker e bem poucos médios (mais na linha do George Lynch Screamin' Demon)

    só que nem ele, nem nenhum outro guitarrista famoso de metal que se preze liga a guitarra direto no amp...
    no caso dele, tinha um equalizer gráfico acentuando a maioria das frequências, especialmente as médias e depois ainda passava por um equalizador paramétrico e um noise gate, tudo isso antes mesmo de chegar no amp, então o som da guitarra já era muito modificado antes de ser distorcido
    alguns usam equalizer (Dimebag, Kerry King, Randy Rhoads), outros usam overdrives, alguns usam pickup boosters ou até mesmo compressores, mas o objetivo é quase sempre o mesmo: amplificar o sinal que vem da guitarra, MAS alterando ou acentuando suas frequências
    logo levar em conta só o captador não dá, pq o som que chega ao amp é outro (sem falar na madeira né?)

    o resultado de se usar uma madeira cheia de médios (mogno), com um captador sem médio (bill lawrence), passar por um eq entupindo tudo de médios e depois cortar os médios no amp é COMPLETAMENTE DIFERENTE e praticamente oposto do que usar uma madeira com pouco médio (ex: alder), captador cheio de médio (ex: jb), depois usar um equalizador em V antes do amp e adicionar médios na equalização do amp

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    effenberg
    Que tal uma guitarra de 7 cordas, ou uma Barítono com um amp com falantes de 15 pol.
    Abç

    effenberg
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Penta_Blues

    Interessante essa parte que fala dos captadores. A parte do ampl. era o que eu estava imaginando que acontecia, e o porque de fazer esses "esquemas".


    Eric Lance Abbott

    To ligado que ninguém pluga direto no ampl., no mesmo livro mostra toda a tralha que o pessoal usa antes do sinal chegar ampl. Só não falei no resto porque quanto mais eu misturasse mais dificel ia ser de entender hehe

    Mauricio Luiz Bertola

    É uma porrada de graves e tanto!


    Pelo que entendi então, e ainda utilizando o exemplo do Dimebag:

    Como ele é chegado nos harmonicozinhos agudos, pra captar melhor os mesmo ele usa um captador que trabalha bem nessas frequências. Só que pra não ficar com um som muito agudo, "corrige" em outros lugares (como no ampl. por exemplo). Certo?


    E uma outra pergunta:

    Quem usa captadores com um nivel maior de graves na equalização o faz não pra aumentar o quão grave sai o som da sua guitarra, mas sim, por exemplo, pra ter uma melhor definição e embolar menos as notas nesse tom. Certo?

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    effenberg
    Não, a questão não é essa, mas para ter uma resposta de graves NA MÉDIA maior.
    Com um bom equalizador vc consegue o som próximo do que vc quer, mas para isso vc tem que ter um amp que responda à isso.
    Abç

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Equalizações entre captadores, pedais e ampl. totalmente inversas?