Duvidas em como usar escala

Autor Mensagem
    xereta
    Veterano
    # nov/07

Olha só, dei uma lida por ai, mas fikei c/ essas duvidas aki, e gostaria q me ajudasse.....

1º. Se eu tenho uma musica em C (Dó), então eu posso solar na escala Maior de C, na Pentatonica de C, na Menor de A e na Pentatonica Menor de A e na Pentatonica Blues de A (não sei c estou bem certo), mas eu tb não posso solar na Menor de C, Pentatonica Menor de C e Pentatonica Blues de C????
    (eu sei que esta duvida parce meio idiota, mas realmente esta me confundindo)

2º. Se eu tenho uma musica em A, eu posso improvisar na escala deA, mas eu devo ficar na escala de A, ou eu posso, por exemplo, entrar na escala de D na hora que a musica cair em D???

vlwwww

Edu_Afram
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Edu_Afram
    · votar

1 vc pode sim, eu acho bem legal a sonoridade que fica, ela fica com cara de blues, dependendo da música fica uma porcaria

usa-se bastante quando acaba a a última música do show e vc faz o último acorde e a batera fica fazendo as graça dela nos pratos e no pedal duplo rsrs, nesse momento fica legal usar uma penta menor no acorde maior até o cara da batera chamar pra acabar tudo e vc joga a palheta pro público e dizer obrigado hehehe

2 quando a música muda pra D vc muda pra escala pra de D,
    mais se a base tiver só as notas que tem nos dois campos de D e A tipo: D, Bm, A F#m então n fica no A mesmo

D= Tônica/ 4a de A
    Bm= 6a de D/ 2 de A
    A= 5a de D/ tônica
    F#m= 3a de D/6 de A

xereta
    Veterano
    # nov/07
    · votar

vlwww edu.... ^^

vc ajudou bastante.....

Alex Vaughan
    Veterano
    # nov/07
    · votar

O tom maior quando falamos de penta e pentablues, aceita também a penta e pentablues menor.
    Se tocar a escala de D em uma progressão de A maior, na verdade estará fazendo um A mixolídio, mas e uma acorde de D e simplesmente D maior.
    O que vale é a intenção musical, não a escala.

LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar

xereta

Sua dúvida não é idiota. Aliás, é bastante comum.

Eu recomendo você observar os acordes envolvidos.

Acordes, assim como escalas, são formadas por notas, certo?!?!

Então a primeira coisa que você deve observar são as notas envolvidas naquele acorde que você quer improvisar.

Por exemplo, se o acorde é um C maior, pense nas notas que formam este acorde: C, E e G, certo?!

Essas notas são mais importantes, pois são elas que formam o acorde. As demais notas dependem de uma outra observação importante: qual é a função deste acorde?! Isso você pode descobrir através do contexto harmônico.

Então a dica é: estude harmonia.

Neste fórum tem bastante tópicos relacionado ao assunto, porém, não é um assunto pra um tópico só.

Outra dica é estudar os intervalos. É um assunto de teoria elementar, de fácil assimilação, e por isso acaba sendo desprezado pelo estudante. Os intervalos lhe permitem fazer uma análise mais criteriosa sobre os acordes, suas funções, e quais escalas que podem ser utilizada dentro da harmonia.

Espero ter ajudado.

xereta
    Veterano
    # nov/07
    · votar

LeandroPanucci
    ajudou sim, sobre harmonia e intervalos, vou tentar dar uma olhada, mas por acaso vc não conhece nenhum link (site) d onde eu possa encontrar esse tipo de dicas???

vlwwww

LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar

xereta

Baixe esta apostila:
    http://lix.in/9ddf3b

Eu dei uma olhada superficialmente. Me pareceu ser boa.

LeandroP
    Moderador
    # nov/07
    · votar

xereta

A sua dúvida é bem parecida com esta:
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/174207/p0#4745104

xereta
    Veterano
    # nov/07
    · votar

LeandroPanucci