Preparação Sub V7? Em q tom está isso?

    Autor Mensagem
    luckseven
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: luckseven


    tava estudando os acordes de preparação e tem uma tabela bem assim:


    I7M - V7(b13) - IIm7

    I7M - V7(b13) - IIIm7

    I7M - V7 - IV7M

    I7M - V7(9) - V7

    I7M - V7(b9) - VIm7

    I7M - V7(9) - VIIm7(b5)


    Ps: os V7 (do meio da progressão) não são os V7 do I e sim do acorde q vem depois, ele tem função preparatória...


    por exemplo:

    D7M - C#7(b9) - F#m7 - A7(b13)

    isto está em q tonalidade????

    minha duvida é com relação aos acordes preparatórios...

    eu não sei se estão certos...

    em Dó ficaria como??

    não temos um exemplo em alguma tonalidade disso, apenas a formula.

    luckseven
    Veterano
    # nov/07
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    ??????????????????????




    uppppppppp

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/07
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    Não captei bem tua duvida

    Como vc mesmo notou, as formulas são formulas e não representam uma tonalidade.

    Voce pode aplica-las em qualquer tonalidade.

    No exemplo que você postou, voce usou apenas o campo harmonico de Ré Maior.

    D7M - C#7(b9) - F#m7 - A7(b13)
    I - VII - IIIm - V7

    em Dó, é só montar o campo harmonico.

    C7M, B7(b9), Em7, G7(b13) (um tom abaixo, em todos os graus)

    Um lance que voce comentou no topico, é que o V7 estaria fazendo a função neste exercicio, de preparacao para outra tonalidade, se fosse isso, o exemplo em Ré Maior, poderia ter...


    D7M - C#7(b9) - F#m7 - B7(b13)
    I - VII - IIIm - V7

    O ultimo acorde, o Si com sétima e sexta menor, prepararia a mudança de tonalidade para E7M.

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07 · Editado por: LeandroP
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    luckseven

    O intervalo mais importante de um acorde com 7a da dominante (X7) é o trítono (intervalo de 3 tons formados entre a 3a maior e a 7a menor). Como este intervalo divide a escala ao meio, formando um intervalo de #4 ou b5, podemos invertê-lo e considerarmos a 7a menor como sendo a terça maior e a terça maior como sétima menor e gerar um outro acorde com 7a da dominante (X7), chamado de "substituto do dominante", e recebendo a notação de SubV7.

    Por exemplo, para substituir um G7 (Vº de C), invertemos o trítono entre a 3a e a 7a menor (B e F respectivamente).

    Temos as mesmas notas e o mesmo trítono, mas desta vez a nota B será a 7a menor e a nota F será a 3a maior. Logo podemos chegar ao acorde Db7.

    Podemos dizer que o G7 é o V7 e o Db7 é o SubV7 (acorde que substitui o V7).

    Pra facilitar o raciocínio no momento da improvisação, pense no SubV7 como um acorde com sétima da dominante (X7) partindo do b5 do V grau, ou pra facilitar ainda mais, o SubV7 está um semitom acima do acorde que você pretende resolver. Experimente essa substituição nas músicas que você conhece e aprecie o seu efeito de preparação.

    Você pode utilizar o modo mixolídio#4 sobre o SubV7.

    ***********************************

    D7M - C#7(b9) - F#m7 - A7(b13)

    isto está em q tonalidade????

    minha duvida é com relação aos acordes preparatórios...

    eu não sei se estão certos...

    em Dó ficaria como??


    ***************************************

    Isso está na tonalidade maior de Ré.

    Você tem dois tipos de acordes com sétima da dominante: o dominante primário (A7) e o dominante secundário (C#7). O primário é o Vº grau de D (Iº grau), por isso dominante primário, e o C#7 é o Vº de F#m (IIIº grau), e por isso dominante secundário.

    Os acordes estão corretos, mas você pode utilizar os SubV7's sobre os dominantes primários e secundários, substituindo-os por um acorde X7 em um semitom acima.



    I V/III III V
    D7M - C#7(b9) - F#m7 - A7(b13)
    .
    I SubV7/III III SubV7
    D7M - G7(9/#11) - F#m7 - Eb7(9)
    .
    I SubV7/III III SubV7
    D7M - Dm6 - F#m7 - Bbm6
    .
    Neste último exemplo os acorde Dm6 e Bbm6 são vistos
    como dominantes disfarçados (dominante com a 5a no baixo)
    .
    G7(9/#11)
    e---------
    B----2---- | pestana
    G----2---- |
    D----3----
    A---------
    E----3----


    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/07
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    hummm...acho que falei merda heheheh li rapido

    perae, esse C#7(b9) está fazendo a função do V7(b9) e não do VIIm7(b5) como eu sugeri, ai muda de figura.

    JoeCruzGuitar
    Veterano
    # nov/07
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    otimo, o panucci já matou a charada antes

    \o/

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
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    JoeCruzGuitar

    Só espero não ter confundido mais com essa loucura. Sempre que vejo guitarristas de jazz na tv, o Tomatti por exemplo, eu presto atenção nas aberturas de acordes. Vejos que os caras utilizam muito este formato de acorde que coloquei na tablatura, feito com pestana. Não entendia direito porque via este formato se movendo por todo o braço. Daí que fui entender que é um tipo de dominante com 9 e #11... mais fácil que muitos acordes básicos.

    luckseven
    Veterano
    # nov/07
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    JoeCruzGuitar
    valew

    LeandroPanucci
    isso aew... =D


    mas o D7M - C#7(b9) - F#m7 - A7(b13)

    está em lá

    pelo menos eh isso q o livro ensina

    LeandroP
    Moderador
    # nov/07
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    luckseven

    Veja direito o livro, se é isso mesmo.

    Este trecho está no tom de Ré, tonalidade maior.

    A música pode estar em Lá, mas este trecho que você postou está em Ré maior.

    luckseven
    Veterano
    # nov/07
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    LeandroPanucci
    blz...

    o livro é o dicionario de acordes se eu não me engano...

    meu professor q passou isso aew

    tenho aula 3 horas e quando voltar posto aqui as explicações dele...

    de qualquer maneira valew.

    Fast_Hand
    Veterano
    # nov/07
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    LeandroPanucci

    Affff brother !! Tu é uma enciclopédia da teoria !!!

    luckseven
    Veterano
    # jan/08
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    LeandroPanucci
    estudei bastante e acho q posso responder bem o meu tópico...


    D7M - C#7(b9) - F#m7 - A7(b13)

    D7M - IV
    C#7(b9) - Sub V7
    F#m7 - VI
    A7 (b13) - Sub V7

    como vcs podem perceber este movimento é feito no exemplo acima.
    I7M - V7(b9) - VIm7

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