Afinar em drop B? Dá certo?

Autor Mensagem
Renan Gonçalves Flores
Veterano
# out/07


Opa. Desisti de comprar uma guitarra de 7 cordas... o preço pra mim ainda não daria...
Então resolvi fazer essa pergunta imbecil...
Se eu usar a afinação do Black Sabbath (C#) e descer o mizão em mais um tom (B), fica legal? Claro, usando os seguintes parâmetros:

*cordas 0.12 ou 0.13
* regulagem própria pra essa afinação
* captadores humbucker (pra ter peso, ja q vou tocar metal)

Aliás, a questão do peso. Suponhamos que todas as guitarras fossem igualmente boas, qual o melhor modelo (questão de madeira) pra ganhar mais peso? Strato, SG ou Les Paul?

blima
Veterano
# out/07
· votar


dá pra fazer o que vc quer sim. Usa cordas .013 se possivel e aperta o tensor da guitarra para ela aguentar a pressão.
Em termos de guitarra, SG ou Les Paul são ideais. Strat tb dá desde que tenha um humbucker na ponte.

mazellan
Veterano
# out/07
· votar


Renan Gonçalves Flores
eu axo a sg com um timbre mais dark e tals...
mais afinada em drop B com cordas 0.13....axo dificil naum conseguir peso....

effenberg
Veterano
# nov/07
· votar


Renan Gonçalves Flores

Não sei bem qual a afinação do Black, mas pelo que entendi tu quer descer só o mizão pra B? Tem que ver como ficaria, pros acordes de quinta nos bordes fica até bom, mas pro resto deve ficar terrível, fora a diferença de tensão (a sexta vai ficar muito molenga com relação as outras).

A afinação "padrão" pra B é B F# B E G# C#, mas eu prefiro muito mais usar B E A D F# B. É praticamente a afinação padrão (se tu for ver só tem o B ali na sexta e um F# no lugar do G), e "simula" uma guitarra de sete cordas sem a primeira.


Quanto as cordas, não sei se 0.12 ou .13 seria o ideal, como a afinação é muito baixa talvez fiquem meio soltas, e como tu vai tocar metal, não vai querer uma sexta corda molenga e se soltando.

Eu uso um set da GHS, modelo ZWLO que é hibrido indo do 0.11 ao 0.70 e fica muito bom, a tensão fica quase perfeita. Tem outro também que é 0.10 a 0.60 acho, mas nunca testei.


Quanto as madeiras não sei te dizer, mas é dificel tu ver alguém do metal extremo (pessoal que usa essa afinação) com Strato "tradicional", tipo Fender, já as tipo Ibanez tu ve de montão. Les Paul até se ve alguns, mas não muitos, e SG nunca vi.

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# nov/07
· votar


Aliás, mais duas perguntas:

1 - Podem me citar outras bandas/artistas q usam essas afinações super-graves q nao seja de metal?
2 - Onde arranjo exercícios pra afinação drop (mizao um tom abaixo da afinaçao das outras)?

A afinação do Sabbath (do Master of Reality pra cima) é C# (normalmente).

mazellan
Veterano
# nov/07
· votar


Renan Gonçalves Flores
1 - afinações supergraves num combinam com mtas coisas alem de metal naum.....eu num sei d nenhuma.....

2 - tira musicas de banda q vc gosta......
killswitch engage usa drop C....soad tmb....
pantera algumas msks....

effenberg
Veterano
# nov/07
· votar


Renan Gonçalves Flores

Então seria B F# B E G# C# certo? (tenho C# aqui como sendo C F# B E G# C#)

Nesse caso é a afinação "padrão". É boa pra facilitar os acordes de quinta, porque ai tu faz pestana, mas fica muito ruim pra tu tocar covers, ainda mais se tem arpejos.

1 - Sinceramente nunca vi e acho que não combina com nada que não procure peso.

2 - Na afinação "padrão" tem muita banda de new metal, e algumas de death. Como o camarada ali disse tem o SOAD (bléh), Soulfly e etc. Tem bandas como Brujeria no death. Mas geralmente são bandas mais limitadas técnicamente.

Pantera acho que é em C, e é diferente do estilo da afinação que tu falastes.

Já na afinação que eu te falei tem bandas mais técnicas, tipo Carcass, que é muito legal de tocar, e tem um peso do caralho. Fora que como é praticamente a afinação padrão, dá pra tu tirar uns covers quase que tocando normalmente, e depois tu improvisa em cima da sexta pra dar mais peso em algumas partes.

Eric Lance Abbott
Veterano
# nov/07
· votar


qual o melhor modelo (questão de madeira) pra ganhar mais peso? Strato, SG ou Les Paul?

les paul, sem dúvidas
as gibson flying v e explorer também ficam absurdas

pantera usava E, drop D (em umas 3 músicas), D standard e C# (uma ou 2 músicas)
e sempre usando lá em 430 (subtonando 1/4)

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# nov/07
· votar


certo saquei!
valeu galera!

depois tu improvisa em cima da sexta pra dar mais peso em algumas partes.

Vc ta falando do éolio?

mais uma ultima pergunta... effenberg disse que prefere usar a afinação padrao para B, ao inves da drop B. Mas e se eu quiser ficar constantemente afinando e desafinando em um tom o mizao pra conseguir transpor alguns acordes (afinar em C# normal, e depois afinar o mizao em B, depois voltar pra C#...), zoa a corda a ponte alguma coisa?

Caldinho de Peido
Veterano
# nov/07
· votar


zakk wylde que usa b droped no mizão.

HYBRID PRS
Veterano
# nov/07
· votar


eu uso uma guitarra afinada em B com cordas 0.11!!!

Simonetti
Veterano
# nov/07
· votar


Eric Lance Abbott
les paul, sem dúvidas
(2)

effenberg
Veterano
# nov/07
· votar


Renan Gonçalves Flores

Ah me fiz entender mal, desculpe. Improvisar na sexta corda.

Como naquela afinação seria como tu tocar na afinação normal (só a diferença é que tu não tem a primeira corda, e a que seria a tua sexta é agora a tua quinta), tu tem uma corda "sobrando", bem mais pesada, e que tu pode usar pra deixar uns trechos mais pesados (ao invéz de tu tocar alguma base na quinta, toca na sexta que vai dar muito mais peso, isso é claro mantendo o mesmo tom).


E sobre tua última pergunta, não tenho certeza, mas tu vai ficar mudando um tom na corda mais grossa, o que deve mexer bastante com a tensão, e eu acho que isso pode fuder algo sim. Eu nunca faria.

HYBRID PRS

Os bordões não ficam muito soltos?

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# nov/07
· votar


(ao invéz de tu tocar alguma base na quinta, toca na sexta que vai dar muito mais peso, isso é claro mantendo o mesmo tom).

que nem o Tony Iommi faz né? Ele toca Paranoid e outras na casa 12 da 6ª corda, enquanto eu prefiro tocar na 7ª casa da 5ª corda... vlw pelas dicas, galera... té mais!

ruiveichon
Veterano
# nov/07
· votar


eu tenho uma esp-ltd ec-100.... que eh uma lespaul....tem captadores duncan design e uso afinação B E A D F# B e cordas 0.11, toco em banda de death metal e essa combinção tem um resultado fantastico

HYBRID PRS
Veterano
# nov/07
· votar


no começo se percebe que ta meio solto, mas acostuma... pra mim ta normal agora!!!

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# nov/07
· votar


existe corda pra violao pra usar esse tipo de afinação (nylon e aço)?

NoobGuita
Veterano
# mar/09
· votar


Quanto as cordas, não sei se 0.12 ou .13 seria o ideal, como a afinação é muito baixa talvez fiquem meio soltas, e como tu vai tocar metal, não vai querer uma sexta corda molenga e se soltando.


O_O c ta bem loco?

quanto maior (0.10 / 0.11 / 0.12...) maior a tensão sa corda. Por isso vc deve sim usar 0.12 ou 0.13 (se for usar só Drop B) a corda fica "molenga" se for um 0.9 (eu tenho um e fica bem ruizinho toca em drop B)

-Dan
Veterano
# mar/09
· votar


Renan Gonçalves Flores
1 - Podem me citar outras bandas/artistas q usam essas afinações super-graves q nao seja de metal?

a banda A Perfect Circle Usa Drop B em quase todas as musicas. E a maioria é lentinha, sem peso.

.Raphael.
Veterano
# mar/09
· votar


Novatos amigos.....

Vejam a data do topiko plx.......

GuitarRockMan
Veterano
# mar/09
· votar


masi aproveitando o fato...e ai como deixar a guitarra com afinação baixam e tocabilidade descente......??

Hendrix_ssa
Veterano
# mar/09
· votar


o que é droped?

Diino
Veterano
# mar/09
· votar


Hendrix_ssa

drop / dropped é por a 6º corda na mesma nota da 4º
isso possibilita power chords mais rapidos.
tem gente que consegue fazer em afinação padrao o que alguns nem conseguem com drop, como os caras do cannibal corpse.

um powerchord normal se toca assim em afinação padrão.


D----7-----
A----7-----
E----5-----


se vc baixar um tom na sexta corda a E, por ela em D, fica assim:


D-----7---
A-----7---
E-----7---


abç!

AloiS
Veterano
# dez/10
· votar


Caraa! ¬¬' black sabbath usa afinação standart nas gravações estudio e nos show baixa meio tom ¬¬'

Del-Rei
Veterano
# dez/10
· votar


AloiS

PÁ DE OURO!!!!

Hehehehehe... Foi fundo, heim cara!!! Duas vezes seguidas!!!!!



Um aceno de longe!!!

gabitereza
Veterano
# jan/12
· votar


mizão? que eu sabia se chama mizona!!

qwertyasdfgh
Veterano
# jan/12
· votar


gabitereza? que eu saiba se chama coveira!!

gabitereza
Veterano
# jan/12
· votar


qwertyasdfgh? que eu saiba ninguem falo com vc!! que eu sabia vc é sem duvida a pessoal mais insuportavel e metida desse site!! te encherga cara!!

gabitereza
Veterano
# jan/12
· votar


e vem me dizer se mizão tá certo! o certo é mizona!

murilo97
Veterano
# jan/12
· votar


mizão? que eu sabia se chama mizona!!
que eu saiba dá na mesma!
parabens

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinar em drop B? Dá certo?