jimi hendrix, escala ultilizada

    Autor Mensagem
    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07 · Editado por: Otavio Schlickmann


    então, li em algum lugar dizendo que jimi hendrix usava escala de
    blues em suas musicas, e isso me confundiu, eu ja ouvi dizer que usa escala pentatonica, mas ele usa escalas pentatonicas menores(com variações ou não) em cima de acordes maiores? ou ele usa escalas pentatonicas maiores em cima de acordes maiores
    e menores em cima de acores menores?, sendo assim a escala normal


    e se alguem pudesse me responder nesse video, quem puder me responder, a pessoa esta usando escala pentatonica menor em cima de acordes maiores, soando como uma sonoridade de blues certo? ou não?

    video: http://www.youtube.com/watch?v=tmo3xYafadY

    quem puder me responder isso aii valeuuu...

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    ele usava pentatonica, se o tom da musica era maior, ele usava penta maior, se o tom era menor, ele usava penta menor

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    mas acho que ele não se prendia a pentatonica não, ele deve usar outras escalas

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    por exemplo: em Hey Joe, s enão me engano, é pentatonica menor de MI (Em) que ele usa pra solar

    pacificpoker
    Veterano
    # out/07
    · votar


    MANFREDINI
    é em Mi maior

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    po valeu aii
    entaum voces conseguem saber se no video esta sendo usada uma escala pentatonica menor sobre acordes maiores?

    pois tem uma sonoridade de blues não?

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07 · Editado por: MANFREDINI
    · votar


    Otavio Schlickmann
    a música é dada em um tom, por exeplo, o tom da Hey Joe Joe segundo o pacificpoker é em Mi maior (E), então você vai usar a escala pentatônica maior de Mi (E), se o tom fosse em Mi Menor (Em) você usaria a escala pentatônica menor de Mi (E), porque o tom estaria em Mi menor (Em), entende? como vocÊ sabe que ele usa pentatônica? simples, ele usa só 5 notas, isso você tme que "sacar" no audio, e se você conseguir ver nos video ajuda também

    Henrique S.
    Veterano
    # out/07
    · votar


    depende, tocando normal, ou com os dentes e nas costas?
    se for no 2o caso acho q nao tinha tanta escala nao hehehhehe

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Jimi Hendrix usava a penta menor sobre a maior gerando o sotaque bluesy.

    ( e tambem aqueles acorde cliches de hendrix como E7#9 )

    Curly
    Veterano
    # out/07
    · votar


    acho que o solo de purple haze tem partes em mixolidio

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    naka.88
    você diz, misturar as duas?

    e tambem aqueles acorde cliches de hendrix como E7#9
    mas só as vezes, ãcho que não vem muito ao caso nessa parte das escalas

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # out/07
    · votar


    MANFREDINI
    Fazer a terça menor em cima de um acorde maior que dah o som de blues.

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    po valeu aiiii as resposta
    voces conseguem identificar no video que eu postei neste topico
    se o cara esta fazendo isso de usar escala pentatonica menor em cima de acordes maiores? pois parece ter um sonoridade de blues

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    MANFREDINI
    Claro que vem , E7#9 é nada menos um acorde maior com uma terça menor rolando.

    MANFREDINI
    Veterano
    # out/07
    · votar


    naka.88
    sim, mas quando o tom da música é dada vai ser em E, e não em E7#9 , o que mais importa no solo é tom, no solo e na hora de compor,otom ajuda pra caramba na harmônia entre os acordes e solos nas músicas, entende o que eu quero dizer?

    Curly
    Veterano
    # out/07
    · votar


    naka.88

    e7#9

    eu acho que ele monta esse acorde de uma maneira diferente, tipo assim [022x33], sem terça e usando o polegar na 6a se for para fazer em outros tons

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Curly
    Hendrix custumava tocar direto esse mesmo formato , mas com a terça na 5 corda. [ x 7 6 7 8 x ]. O acorde do "Purple haze"...

    Alias muita gente fica assutada com a cifra mas é puta acorde cliche... SRV , Eric Clapton , Satriani. Todo guitarristas de rock vindo do blues tocam direto.

    MANFREDINI
    Acho que voce esta meio confuso e ja tem uma opnião formada sobre algo que voce não entende ainda.

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    naka.88

    então ele usa escala pentatonica menor sobre acordes maiores certo?
    e esse acorde E7#9, a #9 (ou terça menor) é devido a terceira nota da escala pentatonica menor desse tom, é isso?

    Olimpus Bluesbreaker
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Otavio Schlickmann

    velho, só pq vc usa um acorde maior numa musica, q a escala tem q ser maior...

    isso depende puramente do campo harmonico q a musica está...

    afinal, as escalas pentatonicas sao tiradas das Diatonicas(modos gregos)...

    por exemplo...

    vc tem a seguinte progressao harmonica:

    Dm - F - G
    (isso dá um belo Rock&Roll c/ cara d blues), bem Hendrix...

    tá dentro do modo Dório de Ré( que seria: Ré Mi Fá Sol Lá Si Dó Ré)

    a Penta Menor de Ré, tá aih dentro dessa escala...

    Ré Fá Sol Lá Dó Ré(essa eh a penta menor d ré, certo??)

    viu, vc usou uma progressao c/ 2 acordes maiores, mas usando uma escala penta menor...

    (tá, essa explicaçao ficou meio a la Nabechima, mas espero ter sido bem claro, qlqr coisa eh soh perguntar)

    abçs o/

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Otavio Schlickmann
    Ele usa a penta menor sobre acordes dominantes. Se voce tocar penta menor sobre um acorde Maj7 voce vai ter uma baita dor de cabeça.

    O acorde é E7 mas quando voce toca uma terça menor gera a #9.

    - - - - -

    uma explicação da terça menor sobre acorde maior.

    O que acontece é que no Blues original , aquele de raiz que era cantado nas fazendas , é que a terça era algo entre a terça menor e maior. Logo era esse som de "meio maior meio menor" , e é por isso que os bends de 1/4 e etc... existem tanto em blues.

    O " feeling " blues esta nessa terça meio desafinada. Se voce ouvir o blues raiz voce sente que tem algo estranho.

    LeandroP
    Moderador
    # out/07
    · votar


    Pentatônica menor sobre um acorde (tríade) maior é apenas o desenho da pentatônica menor. Na verdade o que você está tocando é um fragmento de uma "escala alterada".

    Penta de Cm sobre uma tríade de C maior:

    Penta Cm: T, b3, 4, 5, 7
    notas: C, Eb, F, G, Bb

    Tríade de C maior: C, E, G (T, 3, 5)

    Penta Cm sobre tríade de C maior: T, #9, 3, 4, 5, 7
    notas: C, D#, E, F, G, Bb

    Fica um acorde subentendido C7(#9)

    Veja que o desenho da penta é menor, mas não soará menor por causa da 3a maior (nota E) da tríade. Como a tríade tem a 3a maior, a 3a da escala muda de nome e passa a ser #9 (nona aumentada) porque um acorde não pode ter duas terças (maior e menor).

    Como o desenho da penta menor está na ponta dos dedos da maioria dos guitarristas, esta uma maneira fácil de tocar uma escala "alterada" sem quebrar a cabeça.

    Normalmente a penta menor é uitilizada, além dos acorde menores e seus relativos maiores, sobre os "acordes com sétima da dominante" (acordes X7).

    Observe que ele (não só ele) usa bastante a penta de Em sobre o acorde E7(#9), e isso dá uma intenção blues sobre estes acordes.

    Quando o acorde é menor, ele utiliza esta mesma pentatônica, só que com a adição da #4 (quarta aumentada), a famosa "blue-note".

    Faça esta experiência com a blue-note:

    Num blues em C, toque a pentatônica de Am sobre o acorde C, mas não use a blue-note. Quando entrar o acorde F, você toca a mesma escala, mas troque o intervalo de 5a justa (nota E) da penta de Am pela blue-note (nota D# - ou Eb se preferir chamar assim). Isso vai gerar sobre o acorde F um intervalo de 7a menor, enfatizando um F7.


    C F7 C
    e--------------|---------------------------|-----------
    B--------------|--------*------------------|-----------
    G-----------5--|----5-7-8-7-5---7-5--------|---------5-
    D------5-7-----|--7-----------7-----7-5----|-----5-7---
    A----7---------|------------------------8--|-6/7-------
    E--8-----------|---------------------------|-*---------
    Penta de Am/C Penta de Am/C com adição
    simples da blue-note

    * = blue-note

    A primeira blue-note é pra enfatizar a 7a menor do acorde F7
    A segunda blue-note (3o compasso) é apenas aproximação cromática.


    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Olimpus Bluesbreaker

    opa,
    sim sim essa era a intenção da pergunta, saber se ele usava pentas menores sobre campos harmonicos maiores, eu é que errei na hora de fazer a pergunta
    aahuahauhaha
    valeuuu

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    http://www.youtube.com/watch?v=tmo3xYafadY

    que escala ta sendo ultilizada nesse video?
    pentatonica menor com variações?

    Otavio Schlickmann
    Veterano
    # out/07
    · votar


    outra coisa que eu não entendi foi o que o leandro panucci colocou no seguinte trecho "Num blues em C, toque a pentatônica de Am sobre o acorde C, mas não use a blue-note", para ser um blues eu não teria que tocar a escala pentatonica menor de C sobre o campo harmonico de C maior?

    naka.88
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Otavio Schlickmann

    Olha.. vou simplificar.

    Quando voce ver um Acorde dominante de em blues ( 90% dos blues maiores são com acorde dominante ) voce pensa em:
    T 2 (2#) 3 4 (4#) 5 6 7

    Quando eu disse o pessoal usava penta menor em blues maior não quer dizer aquele pega a escala e fica só nela.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a jimi hendrix, escala ultilizada