Solos - Existe algum segredo?

    Autor Mensagem
    eusourei
    Veterano
    # out/07


    Bom, eu vi que tem alguns tópicozinhos sobre isso, na busca; mas são muito velhos e não atendem exatamente ao que eu quero falar aqui...

    O lance é o seguinte, eu já toco violão há um tempinho, e comprei uma guitarra agora a pouco. Por causa do violão, eu já entendo rasoavelmente bem de Harmônia (Campos Harmônicos, Modos Gregos, Pentatônicas, etc...). Eu conheço as escalas também, como citadas aí no parenteses anterior, e também não tenho problema em achar o tom de uma música; mas na hora de criar um solo, não sai porra nenhuma! Então eu pergunto: isso vem com o tempo? Ou eu que tenho problemas mentais mesmo? ahuah

    Por exemplo, eu vo olha um solo lá, daí eu penso "Pô que essa idéia até que é simples, como que eu não pensei nisso..." mas daí na hora da criação, nada!

    Alguma sugestão que possa acelerar esse processo criativo? Treinar muito as escalas? Treinar misturá-las?

    Postem aí suas dicas e respostas pros meus questionamentos =P

    Obrigado a todos!

    Facchini
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Vão te falar de tudo aqui, então não vou ficar dando conselhos técnicos. Apenas tente se expressar durante um solo, passar adiante o que você quer que os outros sintam com o que você está tocando, entende? Algo mais sentimental do que matemático... Bom, cada um é cada um...

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Facchini
    Vão te falar de tudo aqui, então não vou ficar dando conselhos técnicos. Apenas tente se expressar durante um solo, passar adiante o que você quer que os outros sintam com o que você está tocando, entende? Algo mais sentimental do que matemático... Bom, cada um é cada um...


    Pois é, é nessa parte aí que eu tranco hauahua Bom, acho que com o tempo as coisas melhoram...

    Facchini
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    Pega mais afinidade com o instrumento, que melhora sim.
    Mas eu acredito que a música por ser uma arte é muito mais bela e mais facilmente criada quando se é feita verdadeiramente com aquilo que você está sentindo, é muito mais fácil criar aquilo que você já sabe o que é e que está passando do que mascarar algum sentimento e tentar passar adiante, mas mantenha calma, não coloque a carroça na frente dos bois, treine bastante a técnica, porque a expressão vem do coração. (:

    Tiruk
    Veterano
    # out/07
    · votar


    existe, mas como é segredo não posso te contar

    Embaixador da Etiopia
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    cara isso é muito relativo, tipo quando eu resolvo criar algo raramente sai algo bom, geralmente as boas composições (no meu caso) saem expontaneamente, quando treino algum exercicio e resolvo trocar o andamento, mudar o padrão, o intervalo etc, ai vão surgindo as idéias, mas em fim eu não sou base pra ninguem, não tenho nenhuma contribuição relevante para o meio musical, não tenho nenhuma música consagrada hehe

    pr0view
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Alguma sugestão que possa acelerar esse processo criativo?

    improvisar muito!, pega varias BTs de varios estilos e improvisa e improvisa

    Tetanossauro Rex
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Olha cara,você tem dificuldade para compor em geral ou só no solo?

    Se for só no solo é mais fácil,ver o que se encaixa bem e pronto.
    Já na musica em geral,é deixar fluir,você nem precisa saber nada para compor,às vezes você tá ali,brincando,quando vê saiu um puta riff entende,nasce do nada,num adianta se pilhar e dizer:eu vou compor,eu vou compor.Abraços.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cara uma coisa que comecei a fazer a algum tempo é tentar pensar na melodia e passar na hora para a guitarra quando estou improvisando, muitos guitarristas famosos como Alan Holdsworth não conseguem fazer isso, mas caso eu consiga vou ter uma liberdade para solar "infinita".

    snd
    Veterano
    # out/07
    · votar


    crie o solo na cabeça, depois reproduza oralmente e depois ponha na guitarra
    conheço um cara muito bom, de uma banda chamada Trio Butiá que "canta" o solo enquanto toca, chega a ser possivel "ler" o solo no labio dele

    brunohardrocker
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Assim como precisa-se ler muito para saber escrever, treine e toque bastante para saber compor.

    pedrobrito
    Veterano
    # out/07
    · votar


    muitos guitarristas famosos como Alan Holdsworth não conseguem fazer isso

    Não consegue ou é difícil pra maioria entender ?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Solos - Existe algum segredo?