Autor |
Mensagem |
eusourei Veterano |
# out/07
Bom, eu vi que tem alguns tópicozinhos sobre isso, na busca; mas são muito velhos e não atendem exatamente ao que eu quero falar aqui...
O lance é o seguinte, eu já toco violão há um tempinho, e comprei uma guitarra agora a pouco. Por causa do violão, eu já entendo rasoavelmente bem de Harmônia (Campos Harmônicos, Modos Gregos, Pentatônicas, etc...). Eu conheço as escalas também, como citadas aí no parenteses anterior, e também não tenho problema em achar o tom de uma música; mas na hora de criar um solo, não sai porra nenhuma! Então eu pergunto: isso vem com o tempo? Ou eu que tenho problemas mentais mesmo? ahuah
Por exemplo, eu vo olha um solo lá, daí eu penso "Pô que essa idéia até que é simples, como que eu não pensei nisso..." mas daí na hora da criação, nada!
Alguma sugestão que possa acelerar esse processo criativo? Treinar muito as escalas? Treinar misturá-las?
Postem aí suas dicas e respostas pros meus questionamentos =P
Obrigado a todos!
|
Facchini Veterano |
# out/07
· votar
Vão te falar de tudo aqui, então não vou ficar dando conselhos técnicos. Apenas tente se expressar durante um solo, passar adiante o que você quer que os outros sintam com o que você está tocando, entende? Algo mais sentimental do que matemático... Bom, cada um é cada um...
|
eusourei Veterano |
# out/07
· votar
Facchini Vão te falar de tudo aqui, então não vou ficar dando conselhos técnicos. Apenas tente se expressar durante um solo, passar adiante o que você quer que os outros sintam com o que você está tocando, entende? Algo mais sentimental do que matemático... Bom, cada um é cada um...
Pois é, é nessa parte aí que eu tranco hauahua Bom, acho que com o tempo as coisas melhoram...
|
Facchini Veterano |
# out/07
· votar
eusourei Pega mais afinidade com o instrumento, que melhora sim. Mas eu acredito que a música por ser uma arte é muito mais bela e mais facilmente criada quando se é feita verdadeiramente com aquilo que você está sentindo, é muito mais fácil criar aquilo que você já sabe o que é e que está passando do que mascarar algum sentimento e tentar passar adiante, mas mantenha calma, não coloque a carroça na frente dos bois, treine bastante a técnica, porque a expressão vem do coração. (:
|
Tiruk Veterano |
# out/07
· votar
existe, mas como é segredo não posso te contar
|
Embaixador da Etiopia Veterano |
# out/07
· votar
eusourei cara isso é muito relativo, tipo quando eu resolvo criar algo raramente sai algo bom, geralmente as boas composições (no meu caso) saem expontaneamente, quando treino algum exercicio e resolvo trocar o andamento, mudar o padrão, o intervalo etc, ai vão surgindo as idéias, mas em fim eu não sou base pra ninguem, não tenho nenhuma contribuição relevante para o meio musical, não tenho nenhuma música consagrada hehe
|
pr0view Veterano |
# out/07
· votar
Alguma sugestão que possa acelerar esse processo criativo?
improvisar muito!, pega varias BTs de varios estilos e improvisa e improvisa
|
Tetanossauro Rex Veterano |
# out/07
· votar
Olha cara,você tem dificuldade para compor em geral ou só no solo?
Se for só no solo é mais fácil,ver o que se encaixa bem e pronto. Já na musica em geral,é deixar fluir,você nem precisa saber nada para compor,às vezes você tá ali,brincando,quando vê saiu um puta riff entende,nasce do nada,num adianta se pilhar e dizer:eu vou compor,eu vou compor.Abraços.
|
Atum Bluesman Veterano |
# out/07
· votar
Cara uma coisa que comecei a fazer a algum tempo é tentar pensar na melodia e passar na hora para a guitarra quando estou improvisando, muitos guitarristas famosos como Alan Holdsworth não conseguem fazer isso, mas caso eu consiga vou ter uma liberdade para solar "infinita".
|
snd Veterano |
# out/07
· votar
crie o solo na cabeça, depois reproduza oralmente e depois ponha na guitarra conheço um cara muito bom, de uma banda chamada Trio Butiá que "canta" o solo enquanto toca, chega a ser possivel "ler" o solo no labio dele
|
brunohardrocker Veterano |
# out/07
· votar
Assim como precisa-se ler muito para saber escrever, treine e toque bastante para saber compor.
|
pedrobrito Veterano
|
# out/07
· votar
muitos guitarristas famosos como Alan Holdsworth não conseguem fazer isso
Não consegue ou é difícil pra maioria entender ?
|