uma coisa realmente estranha acontece na hora de afinar O.o

    Autor Mensagem
    luis7777
    Veterano
    # out/07


    eu afino a E normalmente, logo em seguida, afino a corda A. O que acontece eh q, quando eu afino a corda A (tensiono ela), a corda E afroxa o___o.

    e isso acontece com todas as cordas em sequencia.

    o que eh isso?!?!
    como eu resolvo o problema??

    guitarra: Ibanez gio 270

    Minow
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É uma doença chamada Floyd Rose.

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É uma doença chamada Floyd Rose, e ainda por cima floyd rose de má qualidade

    Planeduck
    Veterano
    # out/07
    · votar


    É uma doença chamada Floyd Rose.

    Concordo em gênero, número e grau.

    Eu odeio ponte flutuante.

    Coloque uma ponte fixa e tudo ficara bom.

    _FrEd_
    Veterano
    # out/07
    · votar


    luis7777

    Isso eh normal em guitarra floyd (talvez tb em ponte fixa), pq qnd vc tensiona uma corda a ponte sobe, afrouxando as que ja estavam afinadas... Esse ciclo vicioso se repete inevitavelmente qnd vc coloca cordas novas, o jeito eh esperar elas irem pegando firmeza, aí então ja da pra afinar certin..

    marcioguita
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Fácil de resolver, use ponte fixa, ou floyd original com nut novos

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Esse ciclo vicioso se repete inevitavelmente qnd vc coloca cordas novas, o jeito eh esperar elas irem pegando firmeza, aí então ja da pra afinar certin..

    esses dias aprendi uma coisa legal p acabar com isso, sem ter q esperar uma decada!!!

    qdo trocar a corda, afine. Ai então coloque os dois polegares sobre a corda e os outros dedos no lado contrario ao polegar!!
    aperte de modo a tensionar a corda!

    Faça isso por toda a extensão da corda, afine e repita o processo mais 2 vezes!!
    Faça isso em todas as cordas!!

    kiki
    Moderador
    # out/07 · Editado por: kiki
    · votar


    BaNdAiD
    eu faço isso no violão de nylon, que tem o mesmo problema de acomodação de corda nova.
    mas o problema de acomodação da corda é em qualquer instrumento, baixo, violão, etc.

    luis7777
    as pontes floyd e similares, além desse problema nas cordas novas, sempre vai sofrer na afinação. mesmo com corda velha.
    é que a ponte fica num equilibrio entre as molas e as cordas. a guitarra tem que estar regulada pra tensão de afinação que voce usa (E, Eb, encordoamento 010, 009...), pra conseguir ajustar a ação das cordas.

    e toda vez que afina, tem que afinar todas, e dar uma repassada. por que cada corda que voce aperta, puxa um pouco mais a ponte, e afrouxa um pouco as outras cordas.
    por isso tem trava na pestana. voce aifna todas, duas vezes. aí trava. e acerta de novo na microafinação. um saco.

    por isso eu tenho uma tele.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a uma coisa realmente estranha acontece na hora de afinar O.o