Autor |
Mensagem |
suave Veterano |
# out/07
Eai galera ..antes de mais nada gostaria de dizer que procurei este assunto no busca mais não encontrei então vai ai a minha duvida... ja conheço a formação da escala maior...ja domino os 5 desenhos da pentatonica estudo as as escalas mas na hora de colocar em pratica não sei acho que as vezes fica um pouco fora e minha duvida é o seguinte por exemplo estou tocando uma base em do maior... sei que tenho que seguir a escala dó re mi fa sol la si... então a divida é conforme eu mudo de acorde estou em do vou pra sól eu tenho que tocar a triade de sol e ir seguindo nota por nota ou isso não é necessario... sei que as vezes pode parecer uma pergunta besta mais esta sendo minha dificuldade se alguem ai poder me ajudar vou ficar muito grato valeu....
|
Minow Veterano |
# out/07
· votar
suave Nada disso é necessário, não existe regra. O que você citou no caso é o modo jônico (escala maior), quando você toca a mesma escala em cima de G, está fazendo o modo mixolídio, portanto não está "fora". Você pode usar os arpejos de C por exemplo, e todos os do seu respectivo campo harmônico (sim, pode usar arpejos de F, G ou Am em cima de C), ou as pentatônicas dos graus menores, Am, Em e Dm. Vale dar uma estudada pra entender como funciona o campo harmônico, vai abrir muitos horizontes. E sabendo a escala maior no braço inteiro, mesmo em shapes já vai te dar uma noção da menor natural (que nada mais é que o modo eólio) e dos modos gregos.
|
NecroGuitar Veterano |
# out/07
· votar
suave
As notas soam as vezes um pouco fora porque você pode estar descansando em notas erradas. Por exemplo, sobre um acorde de Dó maior, a nota Fá não soa legal como descanso. Procure estudar os arpejos como notas de descanso, sem contar que as notas do arpejo do acorde sempre soarão legais.
|
suave Veterano |
# out/07
· votar
Minow
Nada disso é necessário, não existe regra.
valeu cara estava muito preocupado em relação a isso ... e agora estou mais confiante.....então não importa o tom que eu esteja estando dentro da escala não tem sair fora foi isso que eu entendi né rs
|
suave Veterano |
# out/07
· votar
NecroGuitar
então não é necessaria exatamente repousar na tonica pode ser numa relativa .....
|
NecroGuitar Veterano |
# out/07
· votar
suave
Sim com certeza! Se você notar, o arpejo maior da tônica (supondo arpejo tríade sobre um acorde maior) tem 3 notas boas para descanso, além da tônica, voce tem a 3M e a 5M. Claro que não são as únicas possibilidades, mas já é "porto-seguro" para o começo, entendeu? Se você sacar as notas que soam mal já é um ótimo começo. Se você tiver band-in-a-box ou qualquer programa semelhante, coloque uns acordes lá e vá digitando a escala maior e a penta, parando em alguns casos em nota por nota. Ai você já vai ter uma boa noção de quais são boas e quais são ruins para aquele acorde.
|
suave Veterano |
# out/07
· votar
NecroGuitar
valeu por ter esclarecido essas duvidas porque eu estava muito inseguro com relação se estava fazendo errado ou não acho que tenho que melhorar so os descansos........
|