Trastejamento e altura do nut lock

    Autor Mensagem
    Crovax
    Veterano
    # out/07


    Minha guitarra com floyd rose ta trastejando muito nas primeiras casas, parece que o nut lock ta muito baixo, tem como subir ele?
    me falaram pra por um palito de dente do lado do nut lock mas nao achei muito seguro...
    obrigado

    frangooo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    tem como subir sim ms nun eh o braço q ta mal regulado nao?

    emaniox
    Veterano
    # out/07
    · votar


    trastejamento nas primeiras casas é coisa de tensor. Se vc quer uma alternativa segura, leve a um luthier. Se vc quiser uma alternativa arriscada, deixe o braço ligeiramente mais curvo. Para saber se o braço esta curvo, aperte qualquer corda na primeira e na ultima casa. Se estiver curvo, haverá uma distancia pequena entre a corda e o traste da 10 casa, por exemplo. Se estiver plano, vai pegar em quase todos os trastes.

    Só para lembrar, altura das cordas se regula "exclusivamente" na ponte. O tensor só serve para regular a curvatura do braço. Flw.

    Caldinho de Peido
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Crovax
    Serviço de porco colocar palito de dente.
    Use chapinhas de cobre ou latão, tem de varias espessuras.
    Mas o mais provavel é o braço que deve estar mal regulado.
    O braço deve estar empenado para tras, soltei um pouco o tensor.
    Vc por acaso abaixou a afinação trocou de cordas pesadas para leves?

    GTSRock2
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Crovax

    Ai kra eu tenho o mesmo problema do kra do forum, soh q o trastejamento eh soh na terceira corda solta intendeu? e eu mudei muito a finacao da minha guitarra ultimamente, troquei de cordas 0.009 pra 0.011 e esse trastejamento sempre aconteceu,

    na minha cidade nao tem luthier eu gostaria d saber como eu faço pra mexer no tensor da minha guita pra eu resolver esse problema, sem estraga-la.........

    trastejamento eh um saco!!!!!!

    vlws

    GTSRock2
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu quis me dirigir ao caldinho de peido

    me desculpe

    Caldinho de Peido
    Veterano
    # out/07
    · votar


    GTSRock2
    Vc não pode fazer essas trocas de calibre de cordas sem mexer na ação do tensor...
    Leve ao luthier essa guitarra antes que se agrave a situação.
    Talves o locking nut pode estar com um sulco na corda G, isso acontece quando vc aperta muito o a trava,
    Mas acho que seu caso é de tensor e de retifica de trastes

    Echo Delta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Provavelmente, é uma simples regulagem do tensor.

    Para verificar, basta fazer o seguinte:
    1º - Com as cordas em bom estado, afine a guitarra no tom q vc utiliza (A=440Hz, meio tom abaixo, etc);
    2º - Com a mão esquerda, mantenha pressionada a corda contra o 1º traste;
    3º - Com o polegar da mão direita, pressione a mesma corda contra o traste q fica no ponto da junção do braço e o corpo (geralmente, é o 16º);
    4º - Agora, verifique a distância entre esta corda e o topo do 7º traste (e nos trastes adjacentes tb, pq o ponto de maior curvatura varia de braço p/ braço);

    A distância, deve ser, mais ou menos, a de um "mizinha 0.008".
    É bom fazer o teste em todas as cordas, para verificar se a curvatura do braço é "padrão", isto é, não apresenta curvaturas diferentes na parte de cima em relação a de baixo.

    Faça o teste e informe os resultados.

    Outra coisa: a corda G pode trastear um pouco mais, pois trabalha com menos tensão, ficando mais "frouxa".

    Mais uma: se trocar o calibre do encordoamento (exemplo: .009 para .010), refaça o ajuste de tensor, apertando um oitavo de volta, por vez. Espere o braço "sentar" com a nova regulagem (isso pode levar uma hora ou um dia) e, se ainda não ficou perfeito, mais um oitavo de volta.

    Crovax
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Echo Delta
    Em todo o braço tem a mesma distancia quando eu faço o teste, mas eu to achando que a curvatura ta mto pequena.

    Echo Delta
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Crovax
    Em todo o braço tem a mesma distancia quando eu faço o teste, mas eu to achando que a curvatura ta mto pequena.

    Tem q ser "pequena", mesmo! As medidas (em décimos de mm) podem variar de acordo com as guitarras e preferencias pessoais. Alguns chegam ao extremo de preferir braços sem curvatura. Em regra, se a distância corresponde a uma "mizinha .008", a curvatura já está mais do q suficiente.

    Crovax
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Consegui, subi o nut lock, coloquei um calço por baixo dele melhorou mto a açao das cordas... Echo Delta, o braço tava milimetricamente empenado, mas com a ajuda de um amigo meu ja consegui desempenar...

    Obrigado emaniox,
    Caldinho de Peido e
    Echo Delta pela ajuda

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Trastejamento e altura do nut lock