copiar todos fazem, mas criar? (by bocadecachaca)

    Autor Mensagem
    bocadecachaca
    Veterano
    # out/07


    Atualmente boa parte da galera aqui no fórum, acha que tirar apenas musicas dificeis é ser o "tampa de crush"... qualquer macaquinho pode tirar com grande ou pouco esforço, é tudo questão de dedicação e tempo...

    foda mesmo é você ser capaz de criar algo marcante, isso ainda é mais importante, porque faz o seu nome ficar na história... muita gente vive descendo a lenha em muitos guitarristas... eu mesmo sei que ja falei muita coisa aqui, inclusive muita coisa que hoje em dia eu me pergunto: putz!!, não acredito que ja falei algo assim... hehehe, mesmo assim cada tempo que se passa vou aprendendo... as vezes pulo por aqui e tem alguem se vangloriando porque tirou tal música... isso é legal, porque a gente abre a mente da gente, tirar músicas é um ótimo estudo, porque se treina tudo, técnica, percepção e ainda impressiona... mas muita gente ta bitolado só nisso... garanto que nesse momento que você lê, tem algum gordinho trancado no quarto tirando uma música bem difícil para mostrar a algum outro gordinho ou até mesmo fazer um video... repetindo a idéia, digo que é maravilhoso até para nossos egos, tirar uma música difícil e bonita como "searching for light" do Edu ... mas Edu tomou no rabo para criar ela, duvido que ela saiu da noite pro dia, analise que as frases são diferenciadas dos padrões que estamos acostumados a fazer, ele é muito rápido mas não é punheteiro de guitarra, suas músicas não parecem exercício... o mais legal de tudo é que ele cria as coisas dele, e acho que todos devem correr por esse caminho, porque acho que é o mais difícil de todos... eu mesmo ja vou em 4 anos de guitarra, e confesso que ainda sou muito preso à padrões e muita coisa clichê, mas to procurando correr atrás de corrigir isso... parar de ver a escala da guitarra como shapes de acordes, escalas e arpejos e conseguir montar as coisas com olhos na estrutura delas, tipo, montar um milhão de C7+/9 pelo braço porque sei como se forma e porque sei onde estão todas as notas do braço...

    vivem malhando um monte de guitarristas famosos... ahhh fulano é um merda, pq ele só sola em pentatonicas, ciclano é ruim porque ele só toca com feelling, beltrano é ruim porque ele não toca com "string skipping"... de qualquer forma, eles criam o som deles e conquistam os milhões de fans deles, de apreciadores de sua arte, e acho que isso é a meta de todos, depois disso vem a $$$babilaca$$$ .

    o que importa é que você crie algo que as pessoas gostem, sorriam em ouvir ou até chorem, enfim, que passe algum tipo de sensação... isso é o sentido da música "a arte de passar os sentimentos através do som"

    de que adianta você tocar algo que não agrade??? de que vale treinar tanto para isso?? ai você poderia até responder: "ahhhh, mas eu toco para mim apenas, e não me importo com o que os outros achem", você só falaria isso em duas ocasiões: ou porque exerce um trabalho com boa remuneração, ou porque mamãe compra para você... e ainda arriscaria em dizer que você não tem espírito de guitarrista, pq todo guitarrista de verdade sonha em chegar num palcão e detonar, fazer com que olhem para ele e digam, putz esse cara é demais... junto com uma garrafinha de whisky (para os que bebem) e mulheres gatas (para os que não tem medo delas)... deixando agora o humor de lado, repito, toque com o coração, crie algo seu que vem de la de dentro, por mais que no começo a inspiração te leve a fazer coisas que você ja ouviu, por mais que hoje em dia ja se tenha inventado 10 milhões de coisas que se pode fazer na guitarra, é preciso se ouvir muitos ritmos, muitos instrumentos, retirar a essência, juntar com o que vem de você e sair alguma coisa nova... e nunca deixe de experimentar coisas novas... tipo tocar com a guitarra sem corda :P então é isso, quem achar o que achar continue achando que eu to tentando achar uma garrafinha de jack que minha mãe deve ter escondido :S

    U1000D
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Falou tudo cara...

    Com certeza, tirar músicas difíceis são exercício e só alimentam o ego dos guitarristas nerds... Como numa escola, a graça de estudar para akeles q sentam na primeira fila e nao abrem a boca durante a aula é tirar 10 em tudo.

    Para mim é isso, quem se acha por ter tirado musica dificil ou pelo menos AKELA SEQUENCIA DE ARPEJO DO MALMSTEEN, nada mais é do que um grande nerd da guitarra.

    Acreditem, existem MUITOS...

    Parabens pela critica bocadecachaça..

    Abraços

    Michel Top
    Veterano
    # out/07
    · votar


    bocadecachaca
    Gostei da sua "crítica" e aproveitando o espaço:

    NOVO CD REGRESSION (Michel Top)

    Espero que gostem, se quiserem comentar no tópico acima o que acharam do CD, fiquem a vontade. Abraços!

    Michel Top
    www.micheltop.com

    Brad_Evans
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Não se cria, se recria ;D

    Slashy
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu só acho que cada um nasce com um dom diferente
    nem todo mundo nasceu pra criar
    cada um faz oq faz feliz
    daí entra as composições
    tem gente que não se interessa em compor então ela é feliz tirando as músicas
    e tem gente que gosta de compor
    oq acaba engrandecendo a música
    isso é um eterno ciclo e cada um faz oq lhe fizer feliz

    Tetanossauro Rex
    Veterano
    # out/07
    · votar


    A simplicidade para mim também é um dom.Para mim,não adianta o cara ser aquele puta guitarrista,tocar todas do malmsteen,satriani e vai e não compor nada que soe bem.O principal,é soar agradável.Por isso,nada me tira da cabeça que o jonny ramone era um puta guitarrista,porque sem saber tocar porra nenhuma,nunca ter feito aula sempre criou riffs bons e legais.É óbvio que não foi um virtuoso,mas o principal é o som,e se esse está bom,para mim,o resto não importa.

    bocadecachaca
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Tetanossauro Rex
    é o que eu tentei me referir no texto, só evitei citar nome de caras assim para o tópico não chegar em 200 páginas de discussão hehee, (experiência passada em guerras com o urubu rei)

    Raizen
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Interessante que depois que postaram recentemente 1 tópico criticando o pessoal que executa licks conhecidos veio uma avalanche de tópicos seguindo a mesma linha...

    ¬¬

    Parem de copiar, criem!
    =D

    bocadecachaca
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Raizen

    eu nao vi topico nenhum assim, eu simplesmente senti vontade de escrever o que senti vontade, expus uma opnião minha...

    se quiser dar uma olhada nos meus topicos anteriores, sao na maioria falando algo que eu penso...

    eu tenho inteligência suficiente para perceber que eu me acharia ridículo se eu gostasse de copiar os outros...

    jr sound
    Veterano
    # out/07
    · votar


    bocadecachaca
    pô cara tu foi fundo demais.. concordo contigo e é isso ai mesmo eu acho que cada um tem seu gosto pessoal ,que nem o Slashy disse cada um se sente feliz do seu jeito agora, não concordo com o cara que sai malhando o pau em outros guitarristas só porque ele é couver de outro e copiou seu som ,em questão de criar é um problema,se o cara é conhecido ele tem um conceito,se ninguém o conhece ai pegam ele de pau porque falta isso ou aquilo é complicado isso.....

    Vh Rodriguez
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu sou péssimo para tirar música! Jamais fiquei desesperado tirando solos e mais solos dos meus músicos ou das bandas preferidas. Pelo contrário, eu ouço as minhas influências (e outras cositas por fuera...) visando extrair conhecimento e inspiração para compor as minhas próprias trilhas e letras. Eu nunca tentei tirar Dream Theater, Metallica, Led Zeppelin, Albert King, Slayer,Jimi Hendrix ,Stevie Ray Vaughn...enfim, eu os escuto como inspiração, para talvez um dia compor de forma tão genial com qualquer um destes exemplos, e tantos outros que eu poderia tb citar.

    Não que tirar música não seja legal, mas no meu ponto de vista é pouco produtivo. Deve ser muito legal tocar certinho um Vai, um Malmsteen, o ego vai lá em cima! Mas compondo algo tão criativo e interessante quanto um música deles, pra mim ,vale mais o esforço.

    BaNdAiD
    Veterano
    # out/07
    · votar


    bocadecachaca

    apoiado!!
    Enquanto vcs estão ********** a guitarra alguem pode estar comendo sua mulher!!! heuheuheuheuhe

    copiar todos fazem, mas criar...

    denier
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Cara eu quase chorei esse topico está com muito "Feelin"
    e com a força de uma "fritada" !!!



    Cara gostei muito eh po isso que eu digo:

    Musico eh tudo doido mais eu garanto que uma bela sacudida na
    cabeça de qualquer um deles sai algo mais do que bom.


    Cara parabens pelo topico curto muito essas coisas !!!!

    Sem falar que ao criarmos algo no tocar deste temos maior impolgação
    e orgulho !!!


    Aposto que vc se sentiria melho mostrando algue que vc fez do que
    uma musica de outro guitarrista !



    (Eu preferiria mostrar uma do Steve Vai kkkkkkkkkkkkkkk)

    Dogs2
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Guitarrista ainda é raça ruim
    Um dia isso mudará, tomara

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    bocadecachaca
    falou bonito!

    só queria dizer que eu tiro musicas do artistas que eu curto, quase como uma homenagem a eles. me satisfaz muito entender como eles "montaram" aquele som.

    infelizmente nunca consegui compor nada, ate por que não tenho como meta virar musico profisisonal. mas quem sabe um dia eu consiga. enquanto isso, me divirto tocando por prazer mesmo.

    BlacK Dog
    Veterano
    # dez/07
    · votar


    eu os escuto como inspiração, para talvez um dia compor de forma tão genial com qualquer um destes exemplos
    Isso não faz o menor sentido. Para ter realmente influência de algum músico, não basta só escutar o que o cara toca. Tem que tocar e assimilar. Como posso tentar fazer uma música parecida com a da minha banda favorita, se nem sei como eles tocam ela?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a copiar todos fazem, mas criar? (by bocadecachaca)