Floyd Rose. Problemático mesmo?!

    Autor Mensagem
    eusourei
    Veterano
    # out/07


    E aí gente! Eu vou comprar minha primeira guitarra semana que vem (não vejo a hora...) e eu queria tirar umas últimas dúvidas aqui com vocês. Eu acho muito legal essas guitarras com alavanca e os efeitos que dá pra fazer com ela eu curto muito também; por isso eu resolvi pegar uma guitarra com a tal ponte flutuante. Eu vi que a Floyd Rose tem um design foda, porque não desafina! Por outro lado eu vi que ela é trabalhosa pra trocar as cordas e regular e li que é muito pouco recomendável pra iniciantes. Eu provavelmente vou pegar uma Cort Viva Gold II(que vem com Floyd original até onde eu sei...) ou uma X-11(que vem com uma licensed). Então, a dúvida é, vocês acham que é tão problemático assim uma ponte como essa?(eu não devo pegar de jeito nenhum?

    Valeu aí pela ajuda pessoal!

    PS: Eu não sou tão iniciante, já toco violão à 2 anos. Mas só agora tô entrando no mundo guitarresco...
    PS2: Eu sempre fui muito auto-didata e tenho facilidade pra aprendere e me virar sozinho com essas merdas complicadas (levem isso em consideração na hora de opinar...)

    De novo, muito obrigado a ajuda de todos!

    luckseven
    Veterano
    # out/07
    · votar


    cara vc vai perder um tempo com os ajustes dela e tals, mas vc vai começar com uma guitarra boa.

    eu te aconselho a compra a guita e levar direto num cara bom pra trocar as cordas e ajustar a ponte e as oitavas...

    mas esse negocio de q floyd rose num serve pra iniciantes e mais por causa do trabalho q vc vai ter com os ajustes.

    agora me fala uma coisa
    q strato eu iria comprar com 1200 reais?
    num achei nenhuma boa
    fui logo de cara com uma floyd, num achei uma strato no nivel da X-11 com esse preço

    luiz_sjrp
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei

    Compra logo e aprende a mexer nela bem devagar, aos pouco.
    Sempre que for trocar cordas leve ela num luthier, para ficar um serviço melhor e pra você não ter dor de cabeça com ela.
    Eu particularmente descarto uma guitarra com Floyd Rose, exatamente por esse "trabalhão", não gosto e pronto, mas isso é meu gosto e não deve virar lenda.
    Seja feliz.
    Abraço.

    nobre
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Nao eh tanto problema pra trocar as cordas, basta trocar 1 de cada vez pra manter a tensão constante. Uma vez regulada, uma floyd de qualidade fica meses sem precisar destravar o nut pra afinar, qualquer ajuste pequeno dá pra ser feito na microafinação se necessário.

    Mas leve em consideração algumas coisas
    - Vc nao vai poder mudar de afinação com facilidade
    - Se uma corda estoura no meio da apresentação, vai ter q trocar de guitarra a nao ser q queira parar o show por pelo menos 10minutos pra trocar. A alteração da tensão quando estoura uma unica corda desafina todas as outras instantaneamente, portanto continuar com uma a menos é impossível
    - A alavanca dá muitas possibilidades, mas pra vc que tá começando, provavelmente vai levar uns anos até ter intimidade e técnica suficiente no instrumento pra fazer alguma coisa de útil com ela
    - Bends (principalmente em mais de uma corda ao mesmo tempo), e o sustain das cordas são afetados negativamente com a floyd

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # out/07
    · votar


    nobre

    Bends (principalmente em mais de uma corda ao mesmo tempo)

    Não entendi essa parte, qual o problema dos bends?...Ah e sobre o sustain...isso eh muito relativo cara...tokei numa ibanez rg370dxl e ela tinha um bom sustain...

    Na moral
    Veterano
    # out/07
    · votar


    edilsonaragaojr

    Pq quando vc dah um bend em uma corda, as outras cordas perdem tensão , ou seja, a afinação cai

    leandro_standart
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Vai depender também da qualidade da floyd da guitarra que você comprar, floyds roses mais vagabas costumam dar mais trabalho que o de costume. Mas considerando que você consiga uma boa guitarra com uma floyd legal, não é tão dificil quanto dizem ter uma ponte bem regulada.. ainda mais você que parece tão empolgado com esse estilo de guitarra, acho que vale a pena! Abraço

    nobre
    Veterano
    # out/07
    · votar


    edilsonaragaojr
    como o Na moral disse, quando vc faz um bend na guitarra vc altera a tensão em todas as outras, então bends em 2 cordas simultâneas tem q ter uma certa adaptação, pra um bend em uníssono soar legal vc tem q fazer bend nas duas cordas pra corrigir a pequena desafinada q dá por ex..
    quanto ao sustain, não é tão crítico, mas comparado a uma ponte fixa ou tremolo standart, perde um pouco sim
    Minha guitarra tem floyd e eu gosto muito, mas temos q estar conscientes das vantagens e desvantagens pra fazer a escolha adequada em cada situação

    diwillo
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu provavelmente vou pegar uma Cort Viva Gold II(que vem com Floyd original até onde eu sei...) ou uma X-11(que vem com uma licensed).

    As duas tem Floyd Licensed.
    Mas não esquente com isso, dizem q a ponte dessas Cortzinhas são legais.

    Cara, eu não vivo sem Floyd, sinto muita falta das alavancadas. E esse negócio do trabalho é meio relativo. Não da tanto trabalho assim.
    Sim, trocar as cordas é meio chatinho, mas desde que vc as troque uma por uma, uma guitarra bem regulada dura meses.
    Mas óbvio que as pontes flutuantes têm alguns contras, como dito ali em cima, mas ai vai do seu gosto.

    Abraço

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    nobre

    As duas tem Floyd Licensed.
    Mas não esquente com isso, dizem q a ponte dessas Cortzinhas são legais.

    Cara, eu não vivo sem Floyd, sinto muita falta das alavancadas. E esse negócio do trabalho é meio relativo. Não da tanto trabalho assim.
    Sim, trocar as cordas é meio chatinho, mas desde que vc as troque uma por uma, uma guitarra bem regulada dura meses.
    Mas óbvio que as pontes flutuantes têm alguns contras, como dito ali em cima, mas ai vai do seu gosto.

    Abraço


    A Viva Gold pelo que eu li tem uma ponte Foyd Rose Lo-Pro, isso não seria uma Floyd original?

    E muito obrigado a todos os outros aí! Eu falei com o meu professor, ele falou que não gosta de Floyd, porque ele acha chato, mas ele disse que se eu gosto de fazer os "uéuns"(nas palavras dele ahahuhau) é muito legal!

    diego gr
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    parabéns pela escolha! cort são ótimas guitarras...

    semana passada comprei minha primeira guitarra também, mas com a diferença que nunca tina tocado nenhum instrumento, é uma washburn x16, com ponte fixa pra evitar essas regulagens e tal
    também curto os efeitos de alvanca à la van halen e andy timmons, mas acho que não compensaria o trabalho só pra ter um "brinquedinho" na guitarra

    Então, pra não ficar criando tópico:
    eu fico treinando mais ou menos 30 minutos por dia porque trabalho e faço faculdade, faço uns 1234 1423, e na maior parte do tempo fico tocando umas merda tipo: tocar todas as cordas em pestana e depois abafadas e tocar de novo sem mudar de casa, já tentei uns acordes mas não consigo de jeito nenhum trocar as posiçõres dos dedos em menos de 10 segundos, por isso tô afim de começar umas aulas semanais de 1 hora pra pegar uma noção básica das coisas, porque nem sei se seguro a palheta da maneira errada ou correta
    A única música que consigo tocar é Where Have All The Good Times Gone do Van Halen, mas só esse riff:

    E|----------------------|
    B|----------------------|
    G|----------------------|
    D|----------------------|
    A|--7/9-997-77/9-995--|
    E|--5/7-775-55/7-775--|


    E eu toco assim huahauhuahua:

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D-6-8-x-8-6-x------------------------------------------
    A-6-8-x-8-6-x------------------------------------------
    E-6-8-x-8-6-x------------------------------------------


    pelo menos fica parecido, e eu fico tocando essa merda porque eh a unica coisa que consigo tocar huahauehuaheuaheuahw

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ha! Cara no começo ´assim... Eu lembro que a primeira musica que eu toquei no violão foi Eleanor Rigby. Eu lembro que eu já comecei tocando direto porque eu já fazia violino a um tempinho, então eu já sabia beem ler musica e ja conhecia cifra e tudo mais. E eu lembro que pra trocar do C pro E era um parto >< Mas vai pegando umas musiquinhas aí que com o tempo tu melhora! 30 minutos por dia já é ótimo! E tenta, também tirar umas músicas de ouvido que é bom dominar isso (afinal, quando tu estiver no meio da selva, não vai ter cifraclub pra te salvar hauahua)

    boa sorte aí no instrumento! Eu acho que eu vou pegar uma com alavanca mesmo porque eu acho muito loko mesmo a alavanca, pretende aprender uns efeitinhos legais, e que se foda o trabalho na hora de trocar as cordas ><

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Afinal, qual é a ponte da Viva Gold. É original da Floyd? O que seria essa Lo-Pro, é boa? Eu li muitas opiniões divergentes, agora tô confuso...

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    cara, a ponte da viva não eh floyd rose original, mas não esquenta, a qualidade dela eh boa (pelo q falam aki), acho q vc não terá problemas...As ibanez rg350 e 370 tbm não são floyd rose original, são pontes da ibanez mesmo e são muito boas...

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    edilsonaragaojr
    cara, a ponte da viva não eh floyd rose original, mas não esquenta, a qualidade dela eh boa (pelo q falam aki), acho q vc não terá problemas...As ibanez rg350 e 370 tbm não são floyd rose original, são pontes da ibanez mesmo e são muito boas...

    Ah tá é que eu li que era Floyd Lo-Pro, daí achei que esse Floyd queria dizer que era original(já que não dizia licensed), mas na verdade tava se referindo só ao modelo.

    Valeu ae cara!

    Só por curiosidade, por quanto tempo pode-se ficar sem afinar uma floyd??

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    Só por curiosidade, por quanto tempo pode-se ficar sem afinar uma floyd??

    cara, eu ainda não sei direito, pq tudo q sei, eh por informação da galera aki do fórum, comprei agora minha ibanez rg370dxl aí deve chegar em uns 3 dias, aí eu te falo depois q eu regular ela direitinho okay? Mas um amigo meu q tem a mesma guitarra falou q passou uma semana usando a guitarra e alavanco e depois de uma semana a única coisa q ele teve q fazer foi afinar a mizinha de leve (na micro-afinação mesmo).

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Muito bom! Quando receber fala aí pra gente como é que é, e parabens pela aquisição! ;)

    PS: Qual a ponte dessa guitarra?

    edilsonaragaojr
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    Muito bom! Quando receber fala aí pra gente como é que é, e parabens pela aquisição! ;)

    Pode deixar, assim q eu aprender a regular um pokinho, faço um review dela.
    PS: Qual a ponte dessa guitarra?
    A ponte eh a Edge III, de acordo com a galera aki do fórum eh uma ponte bem estável.

    diego gr
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eusourei
    Eu acho que eu vou pegar uma com alavanca mesmo porque eu acho muito loko mesmo a alavanca, pretende aprender uns efeitinhos legais, e que se foda o trabalho na hora de trocar as cordas ><

    e coloca umas cordas elixir nanoweb, são mais caras mas todo mundo aqui do fórum diz que duram mais de 3 meses...ou é verdade ou são um bando de mentirosos...

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    A Elixir paga todo mundo aqui pra dizer isso... ahauha

    diego gr
    Veterano
    # out/07
    · votar


    me ajuda gente!!!
    será que eu estou posicionando a minha mão esquerda do jeito certo?
    eu deixo o polegar esticado em direção ao headstock e forçando em direção à escala, eh assim mesmo??
    ou ele tem que ficar pra cima???
    ahhh duvida estupidaaaaaah

    eusourei
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu não sei te responder, já que eu não toco guitara... mas cria um tópico pra isso, tem amis visibilidade...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Floyd Rose. Problemático mesmo?!