Autor |
Mensagem |
alexandre bastos Veterano |
# set/07
Carissimos, devido ao grande número de duvidas, a partir do mes de Outubro estarei disponibilizando uma apostila sobre os modos (gerados pela escala maior) para tentar sanar quaisquer duvidas sobre o assunto. Alexandre Bastos - Colaborador Revista Cover Guitarra
|
nadeferreira Veterano |
# set/07
· votar
Bacana cara, valeu!!
|
Floyd N Roses Veterano |
# set/07
· votar
o que são modos??!!!
|
maguitar Veterano |
# set/07
· votar
é so colocar que a casa agradece...
|
rafaelcerqueira Veterano |
# set/07
· votar
Estamos aguardando
|
Midgard Veterano |
# set/07
· votar
po velho seria bem legal \o
|
tomarock Veterano |
# set/07
· votar
no aguardo!
|
nyurig3 Veterano |
# set/07
· votar
alexandre bastos estamos aguardando, vlw
|
alexandre bastos Veterano |
# out/07
· votar
galera na proxima semana estarei postando sobre o assunto até mais
|
stenyosullivan Veterano |
# out/07
· votar
alexandre bastos aproveita e bota a revista pra gente baxa na net =D
|
Percival Veterano |
# out/07
· votar
stenyosullivan alexandre bastos aproveita e bota a revista pra gente baxa na net =D
uhauahuahuahuahuaauuahuhaa.....
|
Gambá do Rock Veterano |
# out/07
· votar
aproveita e bota a revista pra gente baxa na net =D
Sinistro... não pode dar a mão que vagabundo já quer logo o cú!!! e ainda quer raspado...
huahuahuahuahauhauhauahuahuahau
|
BurnTKD Veterano |
# out/07
· votar
Floyd N Roses o que são modos??!! modos eh oq tu nao tem mocinho! uaheua coisa gay
alexandre bastos posta ai q vai ajudar uma galera! abç
|
alexandre bastos Veterano |
# out/07
· votar
ola a todos estou postando a primeira aula. Bons estudos HARMÔNIA E IMPROVISAÇÃO COM OS MODOS, APLICAÇÃO DE PENTATÔNICAS, TRÍADES, ARPEJOS E SUBSTITUIÇÃO DE ACORDES
1. FORMAÇÃO DA ESCALA MAIOR
A base para um bom entendimento sobre os Modos é a construção da Escala Maior, caso você tenha dúvidas sobre a construção da escala, veja como nos chegamos a sua montagem. ESCALA CROMÁTICA DE C (Dó)
C – C#/Db – D – D#/Eb – E – F – F#/Gb – G – G#/Ab – A – A#/Bb – B - C
Note que a escala cromática é construída de semitons em semitons (½T, ½ T), sendo assim podemos extrair os sustenidos (#) e bemóis (b) e teremos o seguinte:
ESCALA MAIOR DE C (Dó)
C – D – E – F – G – A – B – C
Agora temos a construção da escala de C maior, sendo que a mesma foi construída em TOM, TOM, semitom, TOM, TOM, TOM e semitom. Resumindo para uma melhor assimilação geramos a seguinte fórmula:
FÓRMULA DA ESCALA MAIOR
2 ½ 3 ½
Esta fórmula é obrigatória para a construção de qualquer escala maior, sendo que ela é imutável, independente da tonalidade.
HARMÔNIA E IMPROVISAÇÃO COM OS MODOS, APLICAÇÃO DE PENTATÔNICAS, TRÍADES, ARPEJOS E SUBSTITUIÇÃO DE ACORDES
2. FORMAÇÃO DO CAMPO HARMÔNICO MAIOR
Agora que você já refrescou sua memória sobre a construção da escala maior, veja como construímos o seu campo harmônico, que de uma maneira sucinta é a escala tocada na forma de acordes. Veja o exemplo abaixo:
CAMPO HARMÔNICO MAIOR DE C (Dó)
ESCALA C D E F G A B T C D E F G A B 3 E F G A B C D 5 G A B C D E F 7 B C D E F G A ACORDE GERADO C7M (I M7M) Dm7 (II m7) Em7 (III m7) F7M (IV M7M) G7 (V 7) Am7 (VI m7) Bm7b5 (VIIm7b5)
Note que temos os acordes formados com as notas da escala maior, construídos através de saltos em terças, formando cada grau do campo harmônico, lembrando que o processo é o mesmo para qualquer campo harmônico maior. Bem, agora você tem a base para a formação dos modos e todas as suas ferramentas (arpejos, tríades e pentatônicas) assim como uma breve noção de harmonia, partindo daí também a harmonização em bloco, voicings e substituição de acordes (pluralismo) que são importantíssimos para uma boa improvisação.
HARMÔNIA E IMPROVISAÇÃO COM OS MODOS, APLICAÇÃO DE PENTATÔNICAS, TRÍADES, ARPEJOS E SUBSTITUIÇÃO DE ACORDES
3. FORMAÇÃO DOS MODOS GERADOS PELA ESCALA MAIOR
Cada acorde tem sua própria escala, sendo assim temos então para cada acorde do campo harmônico uma escala (modo) para a sua improvisação sobre o mesmo. Então teremos para cada acorde do campo, seus intervalos característicos, suas dissonâncias e todas as suas ferramentas. Veja o exemplo abaixo:
TABELA GERAL DOS MODOS
MODOS GERADOS PELA ESCALA MAIOR
INTERVALO T 2b 2 3b 3 4 4# 5b 5 6b 6 7 7M JONIO DO RÉ MÍ FÁ SOL LÁ SÍ DORICO RÉ MÍ FÁ SOL LÁ SÍ DO FRÍGIO MÍ FÁ SOL LÁ SÍ DO RÉ LÍDIO FÁ SOL LÁ SÍ DO RÉ MÍ MIXOLÍDIO SOL LÁ SÍ DO RÉ MÍ FÁ EOLIO LÁ SÍ DO RÉ MÍ FÁ SOL LOCRIO SÍ DO RÉ MÍ FÁ SOL LÁ
I7M IIm7 IIIm7 IV7M V7 VIm7 VIIM7b5 JONIO DORICO FRÍGIO LÍDIO MIXO EOLIO LOCRIO T 2 3 4 5 6 7M T 2 3b 4 5 6 7 T 2b 3b 4 5 6b 7 T 2 3 4# 5 6 7M T 2 3 4 5 6 7 T 2 3b 4 5 6b 7 T 2b 3b 4 5b 6b 7
Temos agora toda a base necessária para o estudo dos modos, vamos então estuda-los individualmente, para uma melhor compreensão deste assunto.
|
Floyd N Roses Veterano |
# out/07
· votar
BurnTKD modos eh oq tu nao tem mocinho! Ahh...dsculpa mamãe...haushauHHAUHAHUshuhuashahshuah...e isso foi gay msmo...se cuida hein...uhaushUHUUHUShsushuashuasuhs!!!!
Flw!!!!
|
Ralph Avalon Veterano |
# out/07
· votar
show!!!só nao entendi a parte do Jonio,dórico,esses trecos aí
|