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thomasmoura Veterano |
# set/07 · Editado por: thomasmoura
No que diz respeito a guitarra solo no rock, está é a escala das escalas, a escala usada desde o princípio por guitarristas como Jimmy Page, Jimi Hendrix, Eric Clapton, Stevie Ray Vaughan, Slash, Dimebag Darrel, Zakk Wylde, para citar alguns. Esta escala é a pentatonica menor, mais especificamente o 4º formato.
Basicamente há 5 formatos das escalas no braço da guitarra, e a razão para isto é que os padrões se repetem ao serem digitados acima do 12° traste, indiferente do tom em que estiver tocando. Caso tenham duvidas sobre quais são estes padrões, usem a busca do fórum. Mas o resumo é que uma vez que o guitarrista aprenda os 5 padrões de uma dada escala (maior, menor harmonica, pentatonica, etc) ele pode começar a tocar licks em qualquer posição do braço.
A explicação acima levanta uma questão: Porque focar no formato nº 4 da pentatonica menor apenas? Qual a importância dos formatos 1, 2, 3, e 5? Porque os grandes guitarristas usam tão frequentemente o formato 4 em detrimento dos outros? O que o torna tão especial?
A resposta está na estrutura do formato desta escala. Abaixo está um exemplo deste formato da pentatônica em F# menor e a digitação mais usada :
e|---|-1-|---|---|-3-| B|---|-1-|---|---|-3-| G|---|-1-|---|2-3|---| D|---|-1-|---|-3-|---| A|---|-1-|---|-3-|---| E|---|-1-|---|---|-4-| O interssante é que o dedo indicador nunca se move do traste 2, assim este padrão pode ser tocado de cima à baixo sem mudança na posição do indicador. O 2-3 da digitação na corda Sol merece uma explicação. O dedo médio é usado quando as cordas Mi e Si, enquando que o anular é usado quando tocamos as cordas Mi bordão, Lá e Ré. Resumindo, quando subindo a escala a partir do ponto 2-3, o dedo medio deve ser usado e quando descendo a escala a partir do ponto 2-3, o dedo anular deve ser usado.
Este é o truque para se tocar esta escala: treinar a mão para usar o dedo medio subindo a escala (a partir da corda G), e o dedo anular quando descendo a escala a partir deste ponto. Interessante notar também que usar o dedo anular para tocar nas cordas E e B ofende os que tocam musica clássica e os mais puritanos. A regra seria que cada traste deve ser tocado por um dedo específico e que estas cordas deveriam ser tocadas com o dedo mínimo. Contudo isso é Rock & Roll, então que se danem as regras!
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thomasmoura Veterano |
# set/07 · Editado por: thomasmoura
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Agora falaremos um pouco sobre bends neste formato. Guitarristas de Rock e Blues executam bends nas cordas Mi, Si e Sol para cima, e quase sempre um tom. Para guitarristas iniciantes isto significa simplesmente executar os bends até soarem igual a mesma corda tocada 2 trastes acima que as notas estarão na escala. Isto explica o apelo deste formato para guitarristas de rock, o fato de não haver mudanças de posição dos dedos facilitando o uso e as três cordar a partir das quais aplicar bends são 2 fatores importantes mas não é só isto. O grande apelo deste formato é que ele pode ser tocado EXTREMAMENTE rápido. Na verdade é virtualmente impossível duplicar a velocidade de se tocar nesse formato em comparação com os outros 4 formatos.
Para ilustrar vamos falar de dois guitarristas bem conhecidos quem tocam esta escala com velocidade incrível: o guitarrista solo do Metallica, Kirk Hammett usa este formato de escala em praticamente todas as musicas do album "Kill 'em All". No término do solo final da musica "Hit the Lights" ele toca um lick na pentatônica de Si menor (dedo indicador no 7° traste) então ele leva o mesmo formato para o 14° traste, isto é um intervalo de 5ª justa acima, escala de F# menor. Ele usa a mesma técnica na música Motorbreath, tocando o solo nas escalas de C# e G#. Como e porquê Kirk faz isso? Pois ele sabe que duas pentatonicas separadas por uma 5ª justa possuem essencialmente as mesmas notas. Veja:
Pentatonica de Bm - B D E F# A
Pentatônica de F#m - F# A B C# E
A diferença entre as duas escalas são as notas D e C#, contudo ambas as escalas harmonizarão com uma progressão em Si menor. Usando esta técnica, Hammett emprega duas escalas pentatonicas no formato 4, tendo mais opções de notas para solar, torna o solo mais interessante e ainda toca velozmente. Zakk Wylde, na música "We all Die young" sola na pentatonica de Bm (na verdade Ré maior, sendo Si a relativa menor) e em seguida move o formato uma 3ª menor, para a pentatonica de Ré menor.
Concluindo, o formato 4 da pentatonica menor é essencial para a guitarra solo no Rock, facilitando a expressão e a velocidade. Outra lição: a escala pentatonica menor pode ser movida uma 5ª acima ou uma 3ª menor acima ou abaixo, dependendo da estrutura da musica que se está tocando.
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Deji Veterano |
# set/07 · Editado por: Deji
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post duplo...
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Deji Veterano |
# set/07 · Editado por: Deji
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Contudo isso é Rock & Roll, então que se danem as regras!
caraleo que nerd
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Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# set/07
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Não entendi nada. Qual o objetivo?
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BaNdAiD Veterano |
# set/07
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thomasmoura
legal o post!!! a penta menor é bem dinamica mesmo!! e casa perfeitamente com o rock 'n roll....vai saber por que né!!!
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Minow Veterano |
# set/07
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thomasmoura Legal a iniciativa... mas já existem (x+3)² tópicos sobre a pentatônica.
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SiaD Veterano |
# set/07
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Legal velho, só uma coisa, quais as casas que se toca? ou em quais casas se começa essa escala?
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JoeCruzGuitar Veterano |
# set/07
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A resposta está na estrutura do formato desta escala. Abaixo está um exemplo deste formato da pentatônica em F# menor e a digitação mais usada : e|---|-1-|---|---|-3-| B|---|-1-|---|---|-3-| G|---|-1-|---|2-3|---| D|---|-1-|---|-3-|---| A|---|-1-|---|-3-|---| E|---|-1-|---|---|-4-|
Não entendi essa parte.
A pentatonica menor, na tonalidade de F#, não seria ?
T......3b.....4......5.......7b F#....A......B......C#....E
No teu desenho, a analise dos intervalos resultou nisso ó :
T......3b.....4......5.......7b F......G#....A#....C......D#
Isso seria penta menor, na tonalidade de F e não F#.
Mas continuando a analise do desenho, entraram outras notas, que não estão no shape de F#, nem no shape de F, pensando em pentatonica menor.
Acho que voce deve ter se confundido na hora de escrever a tabzinha.
Na corda Sol, entraram: um G#, um A e um A# !!! Voce colocou uma 3M no meio ai, considerando que o shape está na tonalidade de Fá ok.
Na corda Si, entraram : um C, e um D !!! Este D é uma 6M pensando em Fá, também não faz parte da penta menor de Fá, mas pode fazer parte de um Fá menor dorico.
Na corda Mizinha, entraram : um F, e um G !! Este G representa uma nona pensando na tonalidade de Fá.
Na sua Tab, pensando em F#, o correto é isso aqui
e|..2........5 B|..2........5 G|..2.....4 D|..2.....4 A|..2.....4 E|..2.........5
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JoeCruzGuitar Veterano |
# set/07
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Fiquei mais confuso ainda...
Voce fez a TAB pra mostrar o shape da escala pentatonica menor de F#, ou pra mostrar quais dedos devem ser utilizados para digitar este shape ???
Se for a segunda opção, tá errado tambem rs... desculpa a chatice hehehe
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Lak Lak Veterano |
# set/07
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RESUMO DO TOPICO:
no rock se usa mto a pentatonica menor, principalmente o primeiro shape.
POOOONTO!!!
ps: ignore todos os detalhes dados no topico tb, vc soh precisa saber o desenho da penta... vai no GOOGLE ou no GUITAR PRO e ta feito.
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Lak Lak Veterano |
# set/07
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a sim, o desenho correto com a digitação 'correta' já q "adoramos" regras de como devemos colocar os dedos numa pentatonica menor!!
digitação: 1--4 1--4 1-3 1-3 1-3 1--4
casas em F#
2--4 2--4 2-3 2-3 2-3 2--4
INCREDIBLE!!!
po desculpa a pedreragem.. mas um topico sobre pentatonica menor... =/ ta pior q os meus topicos mediocres de ME AJUDA PELO AMOR DE DEUS QUE QUE EU COMPRO MEU SOM TA RUIM aiusoeiaouheuioheious
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thomasmoura Veterano |
# set/07
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Olá pessoal,
Desculpe- se ficou meio dificil de entender o post. Vou clarificar as duvidas.
JoeCruzGuitar, o desenho não é de uma tablatura, é um diagrama do braço da guitarra mesmo, os números sendo os dedos a serem utilizados.
Lak Lak e JoeCruzGuitar, a digitação que eu aplico usa o mindinho apenas na Mi bordao, no texto eu mesmo digo não ser considerado "correto".
LAk Lak, este formato não é o primeiro é o 4º, ou formato G como alguns chamam.
Curioso como ninguem comentou sobre a mobilidade do padrão em intervalos de 3m e 5J , uma das coisas que achei mais legais e úteis para se solar em pentatonicas...
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