Shelter, SX e Habro: A farsa esclarecida

Autor Mensagem
_Rattu_
Veterano
# ago/07


Li em vários tópicos, pessoas com emails onde a Habro (dona da Shelter) toma para si o mérito das guitarras e baixos SX, como se fosse uma série Pro deles. Muita gente cai nessa conversa (inclusive eu, por não ter em fácil acesso um site SX oficial) e confia na Habro.

Acontece que procurando a fundo, achei um site, possivelmente o oficial da SX ( http://www.sxguitarspain.com/perfil_sx.htm ) e lá consta que essa marca é de Los Angeles, nunca teve uma linha de montagem dividida com a Shelter (nem cita essa empresa) e ainda por cima tem dezenas de modelos que nem nunca chegaram ao olhos de quem (como a Habro e a Shelter, as "responsáveis" pela SX) é brasileiro.

Como a Habro pode dizer que é dona da SX se no própria pais dela não chegam a maioria dos modelos disponíveis pela marca?

Veja o site você mesmo. Shelter Extra é o cacete. Nem a Shelter nem a Habro tem nenhuma responsabilidade sobre a SX além de importá-la.

superdrive
Veterano
# ago/07
· votar


_Rattu_

Slavo engano no headstock vinha escrito shelter sx....

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07 · Editado por: Nick_Oliveri_Guitar
· votar


_Rattu_

Até onde eu sabia a Habro apenas importa as SX.

Poste o links dos tópicos que dizem que a Habro toma para si o mérito das guitarras e baixos.

A minha Shelter SX LP tinha apenas o SX no headstock.

Eu nunca soube disso.

_Rattu_
Veterano
# ago/07
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/?action=vthread&forum=3&topic=2707 9



Um dos emails onde a Habro diz que "criou" o termo Shelter Extra para fazer uma primeira e uma segunda linda de guitarras.

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07 · Editado por: guilhermerizzo
· votar


O site oficial da sx é:

http://www.teamintlco.com/

_Rattu_
Veterano
# ago/07
· votar


*primeira e segunda linha de guitarras

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07 · Editado por: guilhermerizzo
· votar


O site da sx é:

http://www.teamintlco.com/

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


_Rattu_

Acho que há um equívoco aí, Shelter é uma coisa e SX outra.

http://www.sxguitarspain.com/

A SX se não me engano é espanhola por falar nisso.

O SX da minha LP era o mesmo do logo no site.

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Esse site espanhol traz os modelos vintage series com um headstock horroroso, e diferente do que está no site que eu postei. Neste fica claro que se trata de uma empresa chinesa (a holding, pelo menos)

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


guilhermerizzo

Sei lá... o Gabriel Anjos que está na Europa e não posta mais aqui é que me passou esse link e me contou sobre isso.

Mas não tem só modelos vintage no site espanhol não.

http://www.sxguitarspain.com/gg_series.htm

Nem achei o heastock feio... nem todas são...

guilhermerizzo
Veterano
# ago/07 · Editado por: guilhermerizzo
· votar


Nick_Oliveri_Guitar

Lendo a página que você postou, deu para ver que a Team International Co é a empresa dona da marca SX. O site que eu postei é o da Team International Co.
Acho que esse site espanhol é a versão espanhola para a parte da SX, que é apenas uma das marcas que a empresa detém.

Stratomania
Veterano
# ago/07
· votar


Certa hora li que as guitarras SX são feitas na China com maquinário Fender, e que pro mundo inteiro elas vão com o nome SX, mas para o Brasil a Habro batizou elas como Shelter.


Só sei que minha SX Vintage Series é do caralho!

Curly
Veterano
# ago/07
· votar


_Rattu_

meu caro, essa estória já foi contada e recontada aqui e em outros foruns da internet, inclusive um outro companheiro mais responsável do que vc se deu ao trabalho de enviar as perguntas para a Habro antes de sair disparando acusações a esmo:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/27079/

Curly
Veterano
# ago/07
· votar


EMAIL ENVIADO
----------------------------
Prezados,

Primeiramente gostaria de parabeniza-los pois sou dono de uma guitarra Shelter Extra, modelo LesPaul e estou bastante impressionado com a qualidade dela. Quando fui comprar tinha uma Epiphone Standart em mente, mas no momento em que vi e toquei a Shelter fiquei impressionado. Um ótimo timbre, encorpado e gordo, assim como um excelente sustain (deve ser pelo braço colado e pelo mogno). Depois disso não tive mais dúvida. É o MELHOR custo/benefício que pude encontrar.

Bom, de qualquer forma não é este o motivo do meu contato. Como guitarrista por hobbie e amante de assuntos relacionados a guitarra, participo de diversos fóruns e grupos de discussão. Tenho percebido que na maioria deles existem muitas duvidas, teorias conspiratorias e devaneios sobre as guitarras Shelter, principalmente o Modelo LesPaul. Cansei de ouvir este monte de coisa e gostaria que vocês me ajudassem a esclarecer estes fatos com a verdade. Segue abaixo algumas perguntas. Ficarei muito grato se puderem responde-las, senão todas, pelo menos algumas...

1) A Shelter é uma marca Brasileira cuja dona é a Habro ou vocês são apenas distribuidores? Onde as guitarras são produzidas?

2) Existe por parte da Fender ou Gibson algum processo contra a Shelter ou Habro pelo motivo das guitarras serem muito parecidas (inclusive timbre, peso, etc) com as originais dos modelos Stratocaster e LesPaul?

3) A Shelter já produziu ou teve algo a ver com as guitarras Fenders e/ou Gibson (alguns boatos dão conta que a shelter produzia algumas linhas da Fender e depois de algum tempo resolveu utilizar o talento e know-how de seus luthiers para criar uma marca nova, a Shelter).

4) Qual a diferença real entre as guitarras que levam a marca Shelter no headstock e as que levam a marca SX (Shelter Extra)?

Desde já muito obrigado.



RESPOSTA DA SHELTER
-------------------------------

Olá
Vou tentar responder.

1- A marca Shelter é brasileira registrada pela Habro e elas são feitas na Indonésia em uma ex-fábrica da Fender.

2- Recebemos uma intimação para retirar de linha os produtos similares (desenhos) principalmente os headstocks. Os nomes Strato, Stratocaster, Les Paul, Explorer, Flying V, Telecaster, e outros, são agora marcas registradas e não podemos (nem nós nem Tagima, nem gianinni, etc...) usar isso como referencia. Esses fatores nos obrigaram a retirar do site as imagens dos nossos produtos similares, bem como jogar fora todos os catálogos.

3- A fábrica fazia Fender mas a quantidade não era suficiente. Então, romperam contrato. A Habro estava presente em uma feira no exterior onde nos foi oferecida a produção de guitarras. Aceitamos com acondição de que usassem a marca Shelter que é da Habro.

4- Como a demanda é maior por produtos baratos começamos a produzir na fábrica chinesa da Aria uma guitarra mais barata e queríamos continuar usando o nome Shelter. Mas como isso acarretaria uma confusão inventamos o extra (Xtra)--SX-- para as de qualidade superior.

Com essa nova reviravolta no mercado imposta pelas 2 grandes marcas, em breve as Shelter terão desenhos novos, mas a qualidade dos produtos serão mantidas.
Espero ter ajudado

Obrigado por seu e-mail.

MARKETING HABRO
www.habro.com.br


Thedekai
Veterano
# ago/07
· votar


a Habro só importa a SX, não tem nada a ver com Shelter

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# ago/07
· votar


Thedekai

Exato. Por isso não entendi nada sobre farsa como diz o tópico.

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07
· votar


a Habro diz que a SX é uma linha superior da marca Shelter, o que é mentira
seria tipo a Condortech vender as PRS no brasil como sendo "Condor PRS"

Xfactor
Veterano
# ago/07 · Editado por: Xfactor
· votar


O que realmente fica claro pra mim é que a Shelter deve ser muito melhor do que imaginamos, já que os modelos que o pessoal daqui curte são da série Junior, como o SST62 por exemplo.

_Rattu_
Veterano
# ago/07
· votar


Curly

Você ao menos se deu o trabalho de ler o que você mesmo postou? Dê uma lida nessa resposta:

4- Como a demanda é maior por produtos baratos começamos a produzir na fábrica chinesa da Aria uma guitarra mais barata e queríamos continuar usando o nome Shelter. Mas como isso acarretaria uma confusão inventamos o extra (Xtra)--SX-- para as de qualidade superior

_BLACKMORE_
Veterano
# ago/07
· votar


_Rattu_

Até onde eu sabia a Habro apenas importa as SX. (2)

Só sei que minha SX Les Paul Custon Wine Read é do caralho! hahaha

Foukez
Veterano
# ago/07
· votar


Meu,que doidera isso.
Ja ta virando A CONSPIRAÇÂO isso...

eshauheushuehuuheshue

two
Veterano
# ago/07
· votar


o Site sa Habro está bem dividido isso.
O que é Shelter é Shelter, e o que é SX é SX.

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07
· votar


two

isso agora
e ainda assim as SX sempre foram divulgadas pela Habro como "Shelter eXtra", o que é uma mentira deslavada, já que "uma coisa é uma coisa, e outra coisa é outra coisa"

no dia que chegarem as PRS by Condor aí sim vcs vão achar feio
huahua

two
Veterano
# ago/07
· votar


Eric Lance Abbott
Condor Convoy. Cópia da PRS.

ROTACO
Veterano
# ago/07
· votar


Eu tenho uma SX identica essa aqui

http://br.youtube.com/watch?v=Nxdqc4GEwBQ

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07
· votar


two

convoy é da crafter
da condor é a cpr
uuhehue
mas vc n entendeu

a Habro é dona da Shelter e dealer da SX (que não tem relação com a Shelter)
a Condortech é dona da Condor e dealer da PRS (a marca, não os modelos)

o que eu quero dizer é que a Habro anunciar as SX como sendo uma série da Shelter, seria como a Condortech vender as guitarras da PRS no brasil como sendo uma série top da Condor

Foukez
Veterano
# ago/07
· votar


o que eu quero dizer é que a Habro anunciar as SX como sendo uma série da Shelter

isso acontece?

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07
· votar


Foukez

sim!
desde o primeiro lote há quase 4 anos

superdrive
Veterano
# ago/07
· votar


Eric Lance Abbott

Mas me diga, as SX não vinham com a inscrição 'Shelter SX' no headstock????

Eric Lance Abbott
Veterano
# ago/07
· votar


superdrive

acho que muita gente ficou com essa impressão justamente pela propaganda
mas nunca vi num headstock as 2 marcas escritas na mesma guitarra

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Shelter, SX e Habro: A farsa esclarecida