Deixe eu prestar minha homenagem( Vcs tb deveriam )

    Autor Mensagem
    Caires
    Veterano
    # jun/07


    Ramirez...
    Nenhum nome tem maior importancia na historia do violao classico do que Ramirez. Seus violoes estabeleceram a base e a forma do violao classico atual para a satisfacao dos compositores e tocadores ate entao restritos aos Gypses( ciganos em sua maioria romenos) e salvando o violao do obscuro esquecimento que o cercava. Dois irmaos Jose e Manuel Ramirez comecaram a ardua tarefa de construir violoes. Jose, o mais velho, estuda e aprendia a arte da construcao com Francisco gonzalez em Madrid. Logo que se sentiu apto, abandonou seu mentor e ensinou tudo o que sabia ao seu irmao cacula Manuel. Mas em meados de 1891 se separaram. Jose continuou na linha do seu mentor, Francisco, e continuou fazendo violoes com tampo arqueados como era costumeiro na epoca e principalmente com grande projecao no som( o violao tinha e ainda tem o fardo de ser um dos instrumentos acusticos mais baixos que existem). Ja manuel sem a companhia do irmao recebeu a ardua tarefa de concertar dois violoes de ninguem menos do que ANTONIO DE TORRES( *Uma pequena nota: Este espanhol nasceu viveu e morreu na mais pura pobreza e com um pequeno reconhecimento local.Mas ele revolucionou o violao como e. Tirou todos os adornos necessarios, definiu corte e curvas e o que vc ve na sua cama hj ainda e o mesmo violao de 150 anos atras.)Manuel entao na oportunidade da reforma estudou minuciosamente todo o feitio do instrumento de torres e baseado neles passou a fabricar seus violoes. Certo dia em 1916 um garoto aparece na loja de Manuel pedindo ao mesmo um violao emprestado para um pequeno concerto local. Depois de ver o garoto tocar , ele deu o violao de presente. O garoto era simplesmente Andres Segovia. Manuel morreu no mesmo ano. Ele ainda teve renomados discipulos. Mas nada como aquele violao fabricado por ele e dado a segovia. Este violao que hj estao no museu municipal de nova york foi a base que influenciou e definiu toda a forma de fabricacao de violoes . Hauser definiu seu estilo depois de restaurar esse mesmo violao a pedido de Segovia. Jose Ramirez II tambem usou o como modelo atraves de um violao Hauser. Os aprendizes de RamirezII, Romanillos e Contreras tb se basearam nele, Ate chegarmos ao grande Paulino
    bernabe que se baseou em Romanillos e atraves dele( Paulino) chegou aos grandes Luthiers do nosso tempo. Mas tudo comecou com Antonio de Torrez e depois o grande Manuel Ramirez... genios.

    Deixo aqui meu profundo agradecimento

    OBRIGADO ...

    Allan

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Caires
    cara, que legal isso. muito bom. não conhecia essa historia.

    voce que escreveu, ou foi esse tal allan?

    Caires
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    kiki

    Allan sou eu mesmo heheheh.
    Isso e a historia recontada. Eu tenho varios livros aqui e existem inumeras historias em relacao ao violao. So que sao em ingles(moro nos EUA) entao eu fiz um resumo e traduzi pq achei mto massa o fato do Manuel rodriguez ter levado cerca de 11 anos pra terminar esse violao( comecou 1896) e logo apos de da-lo a Segovia o Manuel faleceu(sua missao foi cumprida). E que acredito em destinos sabe.

    Abcs

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Ramirez e Torres foram os grandes mestres da lutheria de violões. Definiram o que viria ser o violão, e seu projeto continua o mesmo até hoje. Ainda é possível achar os desenhos originais de Torres na Internet, e muitos luthiers ao redor do mundo ainda fazem cópias autênticas destes violões, o que prova o quão bom este projeto se mostrou, atravessando séculos.
    Abç.

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    Caires
    legal! passa a referencia dos livros que voce consultou. titulo e autor.

    Thiago Vianna
    pois é, outro dia eu baixei uns desenhos do torres, e não vi nada demais. é mais ou menos o violão que eu tenho. depois dessa historia do nosso amigo, fez todo o sentido pra mim!

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    é a mais pura verdade

    e devemos ao Segovia mais que tudo respeito
    tiro o violão da fama de instrumento de instrumento de cigano como era na época e levo aos concertos como instrumento principal , e ao reconhecimento do mundo , os violões não seriam os mesmos hoje sem Segovia e a Construção seria arcaica sem Torres , Ramirez e Hauser , Hauser aperfeiçoou o desenho de Ramirez e crio o Violão Concerto


    escuto muitos "musicos" falar Segovia tinha geito sujo de tocar , notas não saiam limpas , da vontade de berrar vá a merda e faça 1/10 do que ele fez seja 1/10 musico como o Segovia foi


    mundo musica sempre foi injusto para muitos , até hoje é

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    TheChaosSpirit
    Na verdade, os responsáveis por elevar o violão à categoria de instrumento de concerto foram Sor e Tárrega. Porém, ficaram conhecidos apenas na região Ibérica. Com a chegada do rádio e da televisão, coube a Segovia e Julian Bream difundir o violão como instrumento solista, já que nessa época ele ainda era considerado um instrumento "marginal" em muitas culturas.
    Agora dizer que Segóvia tirava um som sujo é heresia. Talvez eles só tenham escutado as gravações precárias que ele fez na década de 40 e 50. O som do Segovia era extremamente limpo e suave.
    Abç.

    kiki
    Moderador
    # jun/07
    · votar


    uma dúvida: estes primeiros violões eram com cordas de aço?

    kiki
    Moderador
    # fev/08
    · votar


    ================
    aproveitando o topico
    ================

    um link interessante, que conta o funcionamento acustico do violão. acho que tem a ver com esse historico do topico

    http://www.phys.unsw.edu.au/music/guitar/

    ta em ingles.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Deixe eu prestar minha homenagem( Vcs tb deveriam )