Autor |
Mensagem |
Diego_Lukather Veterano |
# ago/07
...boa noite galera, bom estou fazendo alguns exercícios aqui,sobre formação de acordes e me deparei com um acorde assim A(-7,em cima como se fosse expoente,normal)..o que seria esse "-7" em cima da fundamental do acorde?bom e acordes como G7 E Gmaj7...o maj se refere a sétima é isso? então o G7 tem uma sétima menor...quando Gmaj7 tem uma sétima menor?estou certo? bom é isso espero resposta... abraços
|
Intrueland... Veterano |
# ago/07
· votar
cara...
...nao entendi a tua pergunta...
|
GuitarHouse Veterano |
# ago/07 · Editado por: GuitarHouse
· votar
A(-7,em cima como se fosse expoente,normal).. Provavelmente Acom sétima menor
bom e acordes como G7 E Gmaj7...o maj se refere a sétima é isso? então o G7 tem uma sétima menor...quando Gmaj7 tem uma sétima menor?estou certo?
acho que foi so erro de digitacao, pois parece que entendeu. Gmaj7 é com setima maior. Aparece como GM7 as vezes.
|
_FrEd_ Veterano |
# ago/07
· votar
Aparece como GM7 as vezes.
N seria G7M? outra maneira eh G7+
|
Thedekai Veterano |
# ago/07
· votar
_FrEd_
Aparece como GM7 as vezes.
N seria G7M? outra maneira eh G7+
ou ele quis dizer Gm7 ou G7M
|
Atum Bluesman Veterano |
# ago/07
· votar
Acorde com o 7 do lado é sempre sétima menor(C7= Dó maior com sétima menor), quando sérima maior o acorde vem assim(CMaj7, C7M ou C7+).
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
A indicação "maj" vem do inglês "major", que traduzindo pro português, significa "maior".
Gmaj = Sol maior.
Gmaj7 = Sol maior com sétima maior.
G7M ou G7+ = Sol maior com sétima maior.
Quando o acorde possui 7a menor, não precisa de nehuma indicação, batando indicar o intervalo junto a cifra
G7 = Sol com sétima menor
Acordes maiores não possuem 7a menor. O intervalo de 7a menor só existe em acorde menor ou acorde dominante, chamado "acorde com 7a da dominante", e recebe este nome por causa do trítono formado pelo intervalo de 3a maior e 7a menor, que causa tensão.
|
Diego_Lukather Veterano |
# ago/07
· votar
ahn ok vlw pela ajuda ...! então meu pensamento estava certo sobre o Maj,agora só preciso solucionar acordes como esse G-7...pensei ser a retirada a sétima, mas pra que se dar o trabalho disso sendo que vc pode apenas colocar G no caso...
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
Diego_Lukather
Pois é...
É importante tomar muito cuidado com as grafias que tem por aí.
Neste caso (G-7) tá me parecendo um simples G7.
Veja se é isso mesmo, tocando.
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci Acordes maiores não possuem 7a menor.
Acorde da Dominante não pode ser considerado acorde maior???
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
james_the_bronson
Não, ele é considerado "acorde com sétima da dominante". Embora possua uma 3a maior, não é visto como maior. E mesmo assim, nem sempre ele assume a função de dominante. Já o acorde do modo lídio é considerado maior, porque tem 7a maior também.
|
Atum Bluesman Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci Mas se eu toco um C7, Não Fica assim(C-E-Bb)? A terça deste acorde é maior não?
|
LeandroP Moderador |
# ago/07 · Editado por: LeandroP
· votar
Atum Bluesman
A terça é, mas o acorde não é um "maior autêntico" ;)
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci
O acorde do modo Lídio que você diz é o que tem a mesma fôrma do acordeda Dominante do Modo Maior, 3M-5J-7m? É no segundo grau???
|
LeandroP Moderador |
# ago/07 · Editado por: LeandroP
· votar
james_the_bronson
Acorde do modo lídio só muda a 4a em relação ao maior natural, do modo jônio.
maior natural: T, 2, 3, 4, 5, 6, 7M, 8 maior lídio: T, 2, 3, #4, 5, 6, 7M, 8
Destes dois modos, você pode ter entre outras, essas formações: X, X7M, X7M(9), X7M(6), X6, X6(9). Até aí não dá pra afirmar se é do modo jônio ou do modo lídio, porque ambas apresentaram os mesmos intervalos que os respectivos modos oferecem, no entanto, você já pode afirmar que é "maior". O que faz diferença neste caso é o intervalo de 4a. Uma 4a é justa e a outra é aumentada. Dentro de uma harmonia, a posição do acorde pode sugerir qual o modo de origem.
No modo mixolídio, onde se forma o acorde com sétima da dominante, o que muda é a 7a menor. Tocando apenas a 3a maior e a 7a menor (trítono), você já tem as duas notas mais impactantes do acorde com 7a da dominante.
|
GuitarHouse Veterano |
# ago/07
· votar
Aparece como GM7 as vezes.
N seria G7M?
Ops, erro de digitaciones! :p
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci
Ixi cara, viajei...
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
james_the_bronson
Compare os intervalos das duas escalas que postei: jônio e lídio.
Tá tudo igual, só muda a 4a.
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci
Sim, isso eu sabia. Mas o nome "acorde do modo Lídio" se refere a um acorde específico???
Por isso que eu perguntei se era do segundo grau do Modo Lídio, porque é a mesma configuração do acorde da Dominante. Mas como Dominante é uma função do V grau do Modo Maior, não sei se aplicaria aoModo Lídio...
|
Bozolina Veterano |
# ago/07 · Editado por: Bozolina
· votar
nao sei se eu to falando merda, mas pra esse acorde ser assim então provavelmente ele deve possuir :
Tônica (ex.:G) 3m (terça maior - o que tornará o acorde menor) 7m (sétima menor - acresce o setimo tom, como é menor não precisa da nomenclatura 7m apenas 7 em cima do acorde)
pode ter outros tons também, como a 5J (5ª justa)...
quando há um expoente maior, você coloca: ex.: G7M ou G7+
e se tiver mais de um expoente como sétima e nona vc coloca um embaixo do outro, aqui no pc nao tem como fazer, mas vc faz um expoente abaixo do outro ou : Gm7(9) lógico que 7(9) pequenos... ;D axo q eh isso eu nao estudei muito isso
|
LeandroP Moderador |
# ago/07 · Editado por: LeandroP
· votar
james_the_bronson
Quando se diz que é "um acorde do modo lídio", é provável que exista um #4 no acorde. Os acordes que eu mencionei ateriormente podem ser considerado do modo lídio, e se por exemplo for um C6(9/#11) então você realmente afirmar que é lídio. Se não tiver o #11 (#11 = #4), então pode ser jônio ou lídio, dúbio.
O acorde do modo Lídio que você diz é o que tem a mesma fôrma do acorde da Dominante do Modo Maior, 3M-5J-7m? É no segundo grau???
Não cara, o lídio não tem 7a menor. O modo mixolídio é o IIº do modo lídio, mas as 7as são diferentes.
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar
LeandroPanucci
Ah, eu achei que armando a progressão harmônica só mudasse os acordes em relção ao grau, mas que mantinham sempre os mesmos acordes...
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
james_the_bronson
a progressão harmônica só mudasse os acordes em relção ao grau, mas que mantinham sempre os mesmos acordes
Mas mantém os mesmos acordes. As notas características do modo lídio são #4 e 7M. Quanto a ser o Iº, IIº, IIIº, etc. é uma questão de referência. Uma música pode ser em G mixolídio por exemplo. O C será o jônio, mas não "será mais"o Iº, pois o Iº passa a ser o G, mesmo sendo mixolídio. O acorde e a escala preservam seus intervalos.
Existe uma diferença entre "tom" e "tonalidade". Neste exemplo que mencionei acima, o tom é G maior, a tonalidade é G mixolídio. Por esta razão o G passa a ser o Iº. Mesmo assim, o "acorde do modo lídio", nesta "tonalidade", continua sendo o F maior, seja ele com #4, 7M, 6, 9 ou apenas a sua tríade. O Am continua eólio. Com destaque pro D, que pode ser tanto o Dm7 ou Dm6 (ambos dóricos) ou D7 (dominante secundário, no caso dominante do G).
|
james_the_bronson Veterano |
# ago/07
· votar
LeandroPanucci
Hum, eu não sabia dessa diferença entre tom e tonalidade...
|
LeandroP Moderador |
# ago/07
· votar
james_the_bronson
Eu também não (hehahehahe)
|
Fox_scc Veterano |
# ago/07
· votar
Diego_Lukather,
o americano costuma colocar o '-' para representar o menor, deve ser 'Am7'.
|