prefiro Pentatônicas mas não sei usá-las muito bem

    Autor Mensagem
    Sir. Duck
    Veterano
    # ago/07


    poisé ... em muitos sites e revistas quando se fala em pentatônicas o único exemplo que eles dão é a escala maior de C e menor de Am...
    retirando F e B....

    como que eu monto as de F e de B e suas escalas relativas?!

    PS: Me corrigem se eu tiver escrito alguma "Besteira".
    asopdkapsodkaspdokas


    ...

    kiki
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Sir. Duck
    PS: Me corrigem se eu tiver escrito alguma "Besteira".
    me corrijam. e besteira não precisa de aspas, não é nem citação, nem ironia.

    agora, falando de música:
    primeiro, busque pentatonica no forum. com certeza tem milhares de coisas. explicações de gente muito melhor que eu.

    mas sempre dão o exemplo de C ou Am, por que fica tudo natural, é mais fácil. voce pega o lá menor, e não toca a segunda (si) nem a sexta (fa).
    pra fazer a pentatonica em outro tom, siga o mesmo procedimento. monte a escala menor desta nota, e retire a segunda e a sexta. se voce não sabe montar as escalas, aí precisa estudar escalase tonalidades antes de entrar em pentatônicas.

    LeandroP
    Moderador
    # ago/07
    · votar


    Sir. Duck

    Monte as escalas baseando-se nos seus intervalos, assim você monta qualquer escala.

    A penta maior é formada por: T, 2, 3, 5, 6
    A penta menor é formada por: T, b3, 4, 5, 7

    Sobre um acorde Am você pode tocar várias pentas, entre elas as mais utilizadas são de Am, Em e Dm.

    Nas pentas menores, você pode substituir o intervalo de 7a menor por 6a maior: T, b3, 4, 5, 6 - penta m6, que pode ser utilizada entre outros acordes, sobre o próprio acorde menor, ou sobre o acorde uma 5a abaixo. Supondo que a penta fosse Dm6, poderia ser utilizada sobre um G7 também. Penta Dm6: D, F, G, A, B - Acorde G7: G, B, D, F - a nota A (9a) vai de brinde, como um G7(9).

    A melhor maneira de aplicar as pentatônicas, além de tê-las nas pontas dos dedos, é visualizando seus intervalos e verificando as suas "coincidências" nos acordes da harmonia. Deste modo você pode escolher qual a sonoridade fica mais adequada com as suas idéias musicais.

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Sir. Duck

    Tu quis dizer o porquê de F e B não terem shapes e não fazerem parte das pentas na tonalidade de C, isso?

    rsp_guitar
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Se vc está perguntando como, na tonalidade de dó maior, vc monta o shape da escala pentatonica partindo das notas fá e sí a resposta é: de jeito nenhum.
    A escala pentatônica maior é parecida com a escala maior, porém, sem a sétima e a quarta nota. Ora, na escala de dó maior a quarta e a sétima notas são, respectivamente fá e si. Logo, essas notas não fazem parte da escala pentatônica de dó maior ( e nem de lá menor que é sua relativa).
    Muito menos possível então, é montar um shape de escala pentatônica no tom de dó maior partindo dessas notas.

    Agora, se vc está querendo saber como se monta a escala pentatonica em outro tom, por exemplo, B, mova o desenho da penta de dó maior e lá menor para meio tom abaixo e pronto. Vc terá a escala de si maior e de sua relativa sol# menor. Você pode usar as duas estando em qualquer um desses tons.

    Espero ter ajudado, um abraço.

    Pardal
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Sir. Duck

    É só transpor a digitação que começa em um tom pra outro! Tipo, pra fazer a penta de C, você faz uma digitação, né? Se quizer fazer a de D, basta "subir" a digitação duas casas acima, por exemplo.

    Sir. Duck
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Marco_Uber_Alles

    é isso ae.

    Marco_Uber_Alles
    Veterano
    # ago/07
    · votar


    Dá uma lida no que o rsp_guitar escreveu! :D

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a prefiro Pentatônicas mas não sei usá-las muito bem