Notificações Amigos pendentes

      Fórum Cifra Club - maior fórum de m&uacite;sica do Brasil

      Como funciona um captador?

      Autor Mensagem
      erico.ascencao
      Veterano
      # ago/07


      A pergunta não é tão simples. Gostaria de entender a parte elétrica da coisa, sabe? Eu faço faculdade de Engenharia, mas não Elétrica, e tenho muita curiosidade de saber.
      E outra coisa, agora mais no âmbito musical: qual a diferença entre os captadores utilizados em guitarras e em violões sem câmara acústica(ex.: Rozini Double Neck)?

      nobre
      Veterano
      # ago/07
      · votar


      po da uma olhada na wikipedia q deve ter esquemas e explicações mais técnicas... mas basicamente, tem um material ferroso no meio , revestido por uma LONGA bobina. Ao ligar no circuito elétrico temos entao um grande eletro-imã que lança um campo magnético ao redor do captador... As cordas estão imersas nesse campo, e ao vibrarem alteram/perturbam o campo e induzem uma corrente no captador, que é passada pro amp e gera o sinal de audio.

      erico.ascencao
      Veterano
      # ago/07
      · votar


      Um, bom começo... mas e a diferença entre os de guitarra e os de violão elétricos sem câmara?

      MarcosBorba
      Veterano
      # ago/07
      · votar


      a captação de violões às vezes é basicamente um microfone que capta o som dentro do bojo

      erico.ascencao
      Veterano
      # ago/07
      · votar


      E a captação deste tipo aqui? www.voxworldmusic.com.br/produtos_descricao.asp?codigo_produto=28

      erico.ascencao
      Veterano
      # ago/07
      · votar


      up

      kiki
      Moderador
      # ago/07
      · votar


      erico.ascencao
      existem varias maneiras de se captar o som do violão, desde microfones (que dão muita microfonia), até captadores magneticos, igual de guitarra.

      geralmente estes violões sem boca usam captadores piezoeletricos. voce que é engenheiro deve saber melhor que eu como funciona esse piezoeletrico. mas, pelo que eu sei, é um materil que, ao ser comprimido (milimetricamente) geral uma corrente eletrica. ou algo que o valha. assim sendo, ele pega o som pleo CONTATO com as cordas. usa-se no rastilho (ponte do violão). é bom para nylon, que não funciona bem com captação magnética.

      tem um outro tipo de captador por contato que é de colar no corpo, mas este exige que tenha uma caixa acustica, o que este violão que voce mostoru não tem. e ele dá alguma microfonia tambem (que é um feedback na caixa de ressonancia).

      nobre
      eu acho que voce confidiu algumas coisas amigo. até onde eu sei, um captador magnético tem um íma no meio, e uma bobina de cobre em volta. as cordas de aço "mexem" no campo magnético dos ímas, que geral uma corrente elétrica na bobina.

      talvez este esquema de eletro-ima seja para captação ativa, pois um eletro-íma precisa de energia para funcionar. (me corrijam se eu estiver falando besteira, tambem não sou nenhum expert).

      o resto que voce disse é igual o que eu conheço.

      para ter mais certeza sobre todas essas informações, busque pelo forum e pela net, com certeza encontrará algo.
      espero ter ajudado.

      erico.ascencao
      Veterano
      # ago/07
      · votar


      valeu!

      Leandro Guilty Gear
      Membro Novato
      # mai/15
      · votar


      Os captadores são pequenos eletroímãs. Quem já tentou tocar com uma moeda em vez de usar uma palheta sabe bem disso, pois deve ter sentido a atração gerada. Eles captam as variações do campo magnético das cordas. E desde quando corda tem campo magnético? Vamos devagar: as partes do captador que ficam embaixo das cordas são ímãs comuns, que nem os de geladeira. As cordas são de aço, certo? E o que acontece quando você coloca metal perto de um ímã? Ele fica magnetizado - vira outro ímã. As cordas geram, então, seu próprio campo magnético, que vibra quando você as toca. Em volta do centro do captador há um grande fio de metal enrolado 7 mil vezes, como uma mola bem apertada.

      Quando um ímã se movimenta perto dessa mola, cria-se nela uma corrente elétrica. Ao tocar, então, você está movendo ímãs (as cordas) e, por conseqüência, gerando uma corrente na mola do captador. E essa corrente vai, pelo fio da guitarra, até o amplificador. Se você faz uma nota, cada uma das cordas vibra de um jeito, com freqüências diferentes. A corrente elétrica da mola, por sua vez, vai oscilar exatamente nessas freqüências. Lá no amplificador, essa eletricidade faz os alto-falantes vibrarem na mesma toada. E esse mundo complexo das oscilações eletromagnéticas é traduzido no mais clássico som do rock’n’roll.

      Ismah
      Veterano
      # mai/15
      · votar


      Em volta do centro do captador há um grande fio de metal enrolado 7 mil vezes, como uma mola bem apertada.

      Uma bobina. Talvez usou o termo "mola" para facilitar a compreensão, mas isso acaba gerando mais confusão. Então segue a explicação...

      Bobina não passa de um fio esmaltado (tem uma camada isolante de esmalte "encapando" o cobre) enrolado sob um carretel plástico. É o mesmo princípio de um alternador de carro e do falante do amplificador (apenas neste quem se move é a bobina e não o imã). Hoje perante toda a tecnologia, é um sistema grotesco.

      Mas por que então tantos modelos de captadores e cada um com sonoridades diferentes?

      Além do imã que gera diferentes resultados - principalmente ganho - a pureza do fio, a bitola - e consequentes resistência e capacitância, a pressão de enrolamento da bobina, e a disposição parelha ou não no cone.

      Mozart gc
      Membro Novato
      # 30/jan/18 20:03
      · votar


      Eu tenho um vídeo de como funciona os captadores: https://www.youtube.com/watch?v=-e3GL4cpL10&feature=youtu.be

      Tomtec
      Membro Novato
      # 04/dez/18 19:14
      · votar


      Olá,
      Apesar de já terem muitas respostas acho que você vai achar esse video interessante:https://youtu.be/QGf5a_K519g?t=57

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Como funciona um captador?

      306.448 tópicos 7.907.841 posts
      Fórum Cifra Club © 2001-2018 Studio Sol Comunicação Digital