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Renan Gonçalves Flores Veterano |
# ago/07
Olá. Estou aprendendo sobre os modos gregos.
Particularmente, eu só tenho usado-os sobre bases mais complexas e coisas do tipo jazz e mpb.
Mas e no rock? Pentatônica? Chega, né!
Queria saber quais modos ficariam legais em quais tons e etc.
Me dêem alguns exemplos de músicas que dá pra usar os modos sem sair do conceito "pentatônico" da música.
Por exemplo o Iron. Pra improvisar, quais modos posso usar? Outra coisa: que escala (além da penta) uso pra improvisar legal em Enter Sandman?
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Intrueland... Veterano |
# ago/07
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a Enter Sandman é em qual tonalidade?
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Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# ago/07
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Renan Gonçalves Flores
Dá para usar todos os modos em qualquer improviso.
Não menospreze as pentas... assista isso aqui (NÃO é um improviso):
http://www.youtube.com/watch?v=gyx03co5Bv8
Mas o Aldrich usou só pentas... fora técnica, pegada, fraseado matador e muito bom gosto.
Abraço...
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Renan Gonçalves Flores Veterano |
# ago/07
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Mas acontece que meu lema é: nosso mundo precisa de mais semi-tons.
Será que tu pode passar uma base que sirva legal pra encaixar o modo Lócrio? Valeu!
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Intrueland... Veterano |
# ago/07
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cara, ó... eu curto
VIIm7(b5) ou VIIm7(11) indo para um IV7M(b5) ou IV7M(#11)
dominante > subdominante
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Intrueland... Veterano |
# ago/07
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o locrio é muito dissonante
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Renan Gonçalves Flores Veterano |
# ago/07
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Dissonância rules!!!!
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cuma Veterano |
# ago/07
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Pô desculpem a ignorancia, mas eu uso o modo frigio e mixolideo para qualquer acorde, mesmo que não queos acordes tocados não façam parete do grau que correspondem os modos citados.
por exemplo, a musica esta no tom de C MAIOR, o terceiro grau é E, mas eu uso o modo frigio que corresponde ao terceiro grau da escala para tocar sobre o acorde de F maior. isso pode ser feito ou é um erro muito grande.
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LeandroP Moderador |
# ago/07
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Renan Gonçalves Flores
Veja qual a função do acorde na harmonia e aplique o modo correspondente.
Os que assumem a função de tônica são: Iº, IIIº e o Vº graus.
Os que assumem a função de sub-dominante são: IIº e o IVº graus.
E os que assumem a função de dominante são: Vº e o VIIº graus.
Exemplo em Dó maior:
tônica: C7M, Em7 e Am7 (I, III e VI)
sub-dominante: Dm7 e F7M (II e IV)
dominante: G7 e Bm7(b5) (V e VII)
Você pode tocar um arpejo ou a escala do modo B lócrio sobre um G7 e vicê-e-versa, porque ambos assumem a mesma função dominante.
Veja uma progressão muito comum: II, V, I:
arpejos
e-------------------|---------|
B-------------3-----|-5~~-----|
G---------4-5---5-4-|-5~~-----|
D-------5-----------|---------|
A---5-8-------------|---------|
E-------------------|---------|
Dm6 G7 C
escala (salto de terças)
e-------------------|--------------------|-------------
B-------------------|--------------------|-------------
G-------------------|----------4---------|-------------
D----------3--------|--5-3-5-7---7-5-3-\-|--(2)~~------
A--5-3-5-7---7-5-3--|--------------------|---------/3--
E-------------------|--------------------|-------------
D dórico G mixolídio C jônio
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rafaelcds Veterano |
# ago/07 · Editado por: rafaelcds
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Intrueland...
Esse Doug Aldrich continuaria o mesmo se perdesse o dedo mindinho. ehauahueah
Talvez até melhorasse pq a mao ficaria mais leve. ehaueahee
MTo show esse video. Nunca vi alguem fazer tanta coisa massa com penta e sem usar mindinho.
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LeandroP Moderador |
# ago/07
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cuma
por exemplo, a musica esta no tom de C MAIOR, o terceiro grau é E, mas eu uso o modo frigio que corresponde ao terceiro grau da escala para tocar sobre o acorde de F maior. isso pode ser feito ou é um erro muito grande.
Pode ser feito sim, não é errado. Quando você toca o modo frígio sobre um acorde do IVº grau, você toca as notas do IVº da mesma maneira. Você pode considerar que está tocando um F7M partindo da 7a maior, nota E.
Se você toca as notas do arpejo Em7 sobre o F7M, na verdade você está tocando um Fá com outras extensões. A tétrade de Em7 é: E, G, B, D, e sobre um Fá, esses intervalos passam a ser 7M, 2, #4 e 6. Ao lado desses intervalos (diatonicamente) sempre terá uma nota da tétrade F7M, onde você pode repousar.
Renan Gonçalves Flores
Nunca vi uma tonalidade lócrio. Mas se quer improvisar usando a escala deste modo, tente visualizar suas inversões. Tente ver como o acorde que representa este modo (acorde meio-diminuto) tem muito a ver com o acorde do modo mixolídio.
Bm7(b5): B, D, F, A
G7(9): G, B, D, F, A
Agora como seria a formação do G7(9) na primeira inversão? G7(9)/B, ou na prática não seria o Bm7(b5)?!
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MANFREDINI Veterano |
# ago/07
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Pentatônica? Chega, né!
não sabes o que fala...
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