Aulas de improviso - isso se aprende?

Autor Mensagem
_Kevin_
Veterano
# ago/07


cursinhos, cursecos e revistas tem zilhões de aulas de improviso, mas como se ensina algo que tem que ser espontâneo?

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Te mostrando os caminhos para fazer isso...

Exemplo: Como fazer um improviso em Dó Maior que modula para Sol Maior numa mesma região do braço da guitarra. É mais fácil tocar na mesma região do que ficar saltando casas e fazendo sempre o mesmo formato de escala...

Aula de improviso envolve alguns conceitos também como nota-alvo, enclosure...

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


james_the_bronson

vc pode ensinar a trabalhar na região do braço da guitarra, mas não pode ensinar a IMPROVISAR

Saitu
Veterano
# ago/07
· votar


vc pode ensinar a trabalhar na região do braço da guitarra, mas não pode ensinar a IMPROVISAR

Se sabe a resposta, pra que perguntou?

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


Saitu
Se sabe a resposta, pra que perguntou?


pq muita gente cai no conto da "aula de improvisação"

Releed
Veterano
# ago/07
· votar


_Kevin_
então não deveria ter feito um tópico perguntando,e sim,um afirmando sua idéia.

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


Releed

foi para pegar os incautos que acham que se pode "aprender" improviso :P

james_the_bronson
Veterano
# ago/07
· votar


Sim, pode...

Você dá os subsídios, o resto é por conta do músico. Como tudo em música. O professor não ensina o ataque na corda, mas ensina exercício de palhetada. Do mesmo modo, ele não ensina qual frase usar, mas como usar de modo mais eficiente...

Rafael do Baixo
Veterano
# ago/07
· votar


Essas aulas te ensinam apenas os caminhos a serem seguidos pra q vc consiga se expressar da melhor forma,sem restrições ou imposições em suas idéias e sentimentos,numa improvisação.

Em outras palavras,eles te ensinam a gramática e as palavras,pra q vc consiga se expressar,de uma maneira correta,formando frases q façam algum sentido em um diálogo.

É claro q tem muito professor ruim por aí q não ensina isso,mas um bom professor certamente te ensinará tudo isso.

Curly
Veterano
# ago/07
· votar


_Kevin_

lembra desse tópico ?

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/151502/

Intrueland...
Veterano
# ago/07
· votar


cara... dependendo do tipo de música que vc toca, realmente nao tem essa de ensinar a improvisar... eu tinha uma banda muito loca um tempo atras onde a gente nao afinava os instrumentos, ligava furadeira, fazia percussao com matelo, jogava os pratos no chao, o mais puro NOISE e DISSONANCIA.... maaaaaaaaas se vc vai estudar jazz, bossa, erudito, vc precisa das ferramentas básicas de improvição.....

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


_Kevin_

Claro que se aprende.

Tem cara que frita o bife porque aquela frase musical é legal naquela velocidade, seu efeito depende da velocidade; e tem outros que fazem isso porque não sabem ligar uma nota com a outra, qual o efeito de um determinado intervalo sobre um certo acorde, e seu feeling se resume num longo bend. Enquanto você toca um Em e um Am, com uma escala resolve a questão, mas aí quando pinta um simples Bb no meio da harmonia?!

Izzy Dragon
Veterano
# ago/07
· votar


_Kevin_
Você já foi numa aula de improvisação de um professor realmente bom?
Pode-se aprender demais!!
Qual escala usar, quando usar, como usar... tudo se aprende.

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
Izzy Dragon


Vcs não estão confundindo aprender a técnica completa com improvisação?

bluesband
Veterano
# ago/07 · Editado por: bluesband
· votar


Acho que aprende sim a improvisar. Tive um ótimo professor, me ensinou sobre harmonia e como ele usava as escalas, modos, arpejos... Me MOSTROU como ele improvisava, aí eu comecei a entender como funcionava a coisa toda, mas isso foi só no começo. Para as vossas senhorias que sabem de tudo, metidos a tocar jazz e o caralho a quatro, que adoram criticar "tópicos idiotas": nem todo mundo saca as coisas tão rapido como vocês. As vezes precisam de aulas de IMPROVISAÇÃO mesmo. Mas é claro, depois que você aprende a teoria e vê como funciona na pratica (com um BOM professor), é só praticar... E eu recomendo o cara a ouvir bons guitarristas, porque se o cara ouve Calypso ou Ramones é meio dificil ele improvisar alguma coisa.

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


bluesband
As vezes precisam de aulas de IMPROVISAÇÃO mesmo.


improvisar é um dom que aparece quando o cara tem domínio da técnica

Intrueland...
Veterano
# ago/07
· votar


improvisar é... tocar qualquer coisa que nao esteja previamente combinado entre os músico

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


Intrueland...
improvisar é... tocar qualquer coisa que nao esteja previamente combinado entre os músico


sim, não pode ser "ensinado", porque aí deixa de ser improvisação pra ser "imitação do fêssor"

bluesband
Veterano
# ago/07
· votar


improvisar é um dom que aparece quando o cara tem domínio da técnica

Concordo plenamente !

Mas eu falei que se aprende "como" improvisar e não "o quê" improvisar e esse "o quê" é justamente o que você expressou na sua frase. Eu mesmo não improviso nada parecido com meu professor, apesar dele ter me mostrado como ele improvisava. Eu apenas entendi como aplicar o que eu tinha aprendido na teoria. Como eu já disse, nem todo mundo saca as coisas de primeira. Tem cara que aprende teoria daí entende como aplicá-la e desde cedo improvisa e escreve solos interessantes.

Intrueland...
Veterano
# ago/07
· votar


POR exemplo improvisar em Dó Frígio: C Db Eb F G Ab Bb C

significa tocar essas notas e combina-las do jeito que te der na telha na hora

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


Intrueland...
POR exemplo improvisar em Dó Frígio: C Db Eb F G Ab Bb C

significa tocar essas notas e combina-las do jeito que te der na telha na hora


o "dar na telha" é que não se ensina, não se aprende
ou tem talentou ou não tem

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


_Kevin_

improvisar é um dom que aparece quando o cara tem domínio da técnica

Eu não domino nenhuma técnica em especial. Eu improviso por causa do meu senso musical e porque eu conheço os acordes que estou improvisando, e isso não depende da minha técnica. Se eu não sei o que está acontecendo na harmonia, eu paro e ouço, e não toco.
Improvisação não é soltar qualquer coisa que venha na mente ou nos dedos. Eu li uma frase que dizia: "quando o cara sabe improvisar num II, V, I, ele improvisa sobre qualquer coisa." Essa frase me fez rever os meus conceitos de improvisação. O que ele quis dizer com II, V, I ??? É aí que está o segredo??? Onde eu posso aprender II, V, I ????

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci
Eu não domino nenhuma técnica em especial.

não quis dizer saber os modos gregos na ponta dos dedos e decorar os shapes e toda a técnica e leitura musical

se vc domina a guitarra mesmo sem conhecer as teorias, então domina a técnica

Intrueland...
Veterano
# ago/07
· votar


...Schoenberg

Bigode Ozzy
Veterano
# ago/07
· votar


aula de emprovisação insina a emprovisar...aehuauehuaehea

LeandroP
Moderador
# ago/07
· votar


_Kevin_

Mas eu não falei disso. Eu não disse que tenho um monte de shapes decorados. O que eu quero dizer é que se você sabe qual acorde que está sendo tocado, quando você está improvisando, você tem uma visão maior do caminho que a sua melodia pode seguir. Senão, é como entrar num pântano, onde você pode dar a sorte de sair ileso do outro lado ou de encontrar um jaceré faminto no seu caminho. Tudo bem que você sabe andar, mas se você não conhece a rota dos pantaneiros, como você vai fazer a sua rota, na sorte, só porque você sabe andar?

O exemplo é tosco, mas o que eu estou dizendo é o contrário do que você está entendendo... tá entendedo?

:P

R.lavoura
Veterano
# ago/07
· votar


Hoje um professor da faculdade disse isso:

O professor acelera o aprendizado.


bom nao foi isso , mas foi parecido , na hora eu achei interessante , mas agora lendo acho que ficou sem sentido .

Intrueland...
Veterano
# ago/07
· votar


...cara, a melhor coisa é vc conhecer bem
toda a teoria e raciocinio matematico dos campos
harmonicos e funcoes harmonicas, nem que seja
depois pra dizer que é uma puta FUTILIDADE e nao
aplicar nada disso

_Kevin_
Veterano
# ago/07
· votar


LeandroPanucci

sim, mas isso é dominar a técnica
não significa que sairá alguma improvisação
aí precisa do "algo mais", do talento

Intrueland...
Veterano
# ago/07
· votar


ahhhh ...o "talento" é até uma questâo de gosto tb...
sem falar na inspiração do momento....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aulas de improviso - isso se aprende?