Autor |
Mensagem |
fabguitar Veterano |
# jul/07 · Editado por: fabguitar
E ai galera!!!
Bom, estou com um grande problema na hora de gravar, sou bem iniciante nisso ^^
Tenho usado o Cool edit e o Acid Pro, minha placa de som é on-board e sempre que eu gravo uma base e o solo em outra pista o som do solo sai um pouco atrasado.
Em outro tópico, eu vi que era problema de latencia, mas não tinha nenhuma solução.
Alguém pode me ajudar????
|
mg32_san Veterano |
# jul/07
· votar
se vc ainda não está usando o ASIO4ALL, instale e configure p/ taxa de amostra adequada
a sua placa, nas mais novas vai até 96Khz nas mais antigas um pouco até uns 48... vai
de vc ver os limites de sua placa de som... mas som onboard normalmente tem latência alta
o meu antigo tinha 10ms de delay...
o do note que eu uso atualmente dá 96Khz e consegue 4.5 5ms de delay dependendo da conf
e talz...
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
mg32_san
vlw cara....mais me explique melhor, como se faz?!!?
Moderadores
por favor, alterem o titulo do tópico: atraso e não atrazo
obrigado
|
RenkRanks Veterano |
# jul/07
· votar
Cara, não sei se vai te ajudar muito, mas veja o seguinte:
http://www.raphaelz.kinghost.net/download/Manual_Guitar_R.A._1.1.0.pdf
Nesse manual, do programa Guitar R.A., tem umas explicações do que é o ASIO e como funciona. Talvez te ajude....
|
Izzy Dragon Veterano |
# jul/07
· votar
Pô... isso devia estar no homestudio
|
Alfa polar Veterano |
# jul/07
· votar
fabguitar
isso ai é problema na latencia, a latencia é esse pequeno atraso gerado pela placa de som...
vc ta usando Driver ASIO?
|
Bog Veterano
|
# jul/07
· votar
fabguitar
Uai, mas o atraso é constante? Se a resposta for "sim" é simples: basta gravar as trilhas separadamente, e misturar depois. Grava a base, salva, grava o solo usando a base como guia, salva, mixa, masteriza e é só vender, hehehe. Se o atraso for variável, aí o buraco é bem mais embaixo...
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
bom, eu não conhecia esse driver asio, baixei ele e agora eu tenho que testar, pq eu não to em casa :(
mas como configuto ele de acordo com a minha placa?
|
Alfa polar Veterano |
# jul/07
· votar
fabguitar
sua placa vai se auto configurar com ele...
não tem mto segredo nele não, é só vc regular o buffer...
mtas vezes se a sua placa for onboard ela não será compátivel com o ASIO, mas.. talvez seja!
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
Alfa pola
cara, mas se não for, não tem como eu eliminar esse problema?
|
Alfa polar Veterano |
# jul/07
· votar
fabguitar
se não for, vc deverá trocar sua placa de som..
mas fica tranquilo, que deve custar em torno de uns 30 a 40 reais...
uma offboard!
|
Bog Veterano
|
# jul/07
· votar
fabguitar
Você não leu o que eu escrevi... :-/
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
Bog
putz velhão..... foi mal ai......
mais é interressante o que vc disse, me explique melhor por favor!?!?!?
sou mei lento...... =)
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
up
|
Penta_Blues Moderador |
# jul/07
· votar
Boa tarde!!!
fabguitar
Cara, esse problema de latência é bem debatido no Fórum de gravação e home studio.
Sugiro que ao invés de "upar" seu tópico, vc dê uma olhada nos tópicos de lá ou use a BUSCA procurando por "latência"...
Valeu!!!
|
Bog Veterano
|
# jul/07
· votar
fabguitar
Eu na verdade não entendi qual é o teu problema com a latência. Você escuta o som com atraso enquanto toca, é isso? Ou depois de já ter gravado, o som fica com atraso? Como você está gravando?
Diminuir a latência é legal, é bom, é bonito, mas não é estritamente necessário em todas as circunstâncias.
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
Bog
cara, meu problema é assim, tenho usado o Acid Pro e o Cool Edit Pro e em ambos o problema é mesmo:
Gravo por exemplo, uma base na primeira pista e o solo na segunda usando a base com guia. Até ai beleza, gravo dentro do tempo normal, só que quando eu vou ouvir, o som da segunda pista (solo), sai um pouco mais atrasado que o da primeira (base)
|
Bog Veterano
|
# jul/07
· votar
fabguitar
Mas aí não é simplesmente questão de modificar a posição da 2a. pista? Normalmente, qualquer gravador multipista te permite fazer isso de alguma forma. Não uso os mesmos programas que vc, então não sei a forma específica de fazer isso neles. Deve ter algo como "Track Position" para cada pista.
Basta deixar a 1a trilha (base) no mesmo lugar (posição 0) e puxar a 2a trilha (solo) para um tempo um pouquinho negativo. Por exemplo, se o atraso é de 10ms, você vai setar o tempo em -10ms.
|
Valmick Veterano |
# jul/07
· votar
fabguitar minha placa tem uma latência muito alta quando vou gravar e reproduzir o que está sendo gravado ao mesmo tempo, mas na hora de ouvir, o tempo fica certinho....
Se quando vc vai ouvir a gravação, tem atraso, recomendo que após ter gravado, vc "arraste" a pista um pouco mais pra frente, que o tempo vai ficar belezinha...
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
Bog
Valmick
Certo!!!
Vou instalar hoje o Sonar 4.0, tem como "arrastar" a pista desse jeito????Como????
|
Bog Veterano
|
# jul/07
· votar
fabguitar
Não sei sobre o Sonar, mas qualquer gravador multi-pista minimamente decente precisa permitir isso.
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
Bog
qual vc usa cara?
|
Valmick Veterano |
# jul/07
· votar
Tem como arrastar sim!!! As ferramentas variam de acordo com o software utilizado.... Normalmente é um ícone q vc clica e tem a liberdade de arrastar a pista pra frente ou pra trás... Esse recurso é ótimo para criar Delays, duplicando a pista e colocando uma logo atrás da outra...
|
Bog Veterano
|
# jul/07
· votar
fabguitar
Você não quer usar o mesmo programa que eu. Eu uso um meio obscuro, chamado N-Track. Mas é porque meu computador é fraquinho e ele rodou mais rápido que outros programas mais fodões. Ele não tem nenhuma vantagem sobre os concorrentes.
Acredite, *QUALQUER* multi-pista decente permite você mudar a posição de uma trilha!!!
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
Valmick
Beleza cara, bom saber, como eu disse , sou muito novato nessas coisas :)
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
Bog
e qualquer programa "descente" me da a opção de salvar em mp3?
|
Bog Veterano
|
# jul/07
· votar
fabguitar
"Descente" = que desce
"Decente" = com um mínimo de qualidade
(heeheh)
Salvar em MP3 não é necessariamente um pré-requisito. Você pode salvar em .wav e depois usar um conversor. Eu uso o CDex.
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
Bog
Certo cara!!!
Esse f.d.s. tentei instaler o Sonar 4, mas meu P.C. ta meio bixado e deu erro no meio da instalação....
To me acustumando com o Acid Pro, com ele eu consigo "arrastar" a faixa =) e ta funcionando legalzin!!
|
Bog Veterano
|
# jul/07
· votar
fabguitar
Ehehehe, opa, então está tudo certo! Agora é só enviar para a gente ouvir o som! :)
|
fabguitar Veterano |
# jul/07
· votar
Bog
Vlw pela força cara!!!!
Assim que eu pegar as manhas certinho eu posto um som!!!
|