Duvida sobre improviso: qual escala usar?

    Autor Mensagem
    alhestertolino
    Veterano
    # jul/07


    Bom dia pessoal, to com uma dúvida sobre teoria, acho que é bem simples mas como sou meio manco para teoria lá vai...

    Nu progressãozinha simples de acortes tipo Rock/Blues, digamos:
    E A B E B repetidamente.... eu posso fazer um solo numa penta de Em? ou qual seria melhor eu usar?? Seria melhor E?? acho meio estranho solo em penta maior... acho que me falta talento para criar algo em escalas maiores...

    rsp_guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Pode usar a penta de Em sim, porém, exige um pouco de experiência. Pra soar mais legal use a penta de E maior ou C#m, que é a mesma coisa, só muda o lugar da tônica:


    e---------------------------9-12-----------------------
    B----------------------9-12----------------------------
    G-----------------9-11---------------------------------
    D------------9-11--------------------------------------
    A-------9-11-------------------------------------------
    E--9-12------------------------------------------------


    Se o tom é E maior, a tônica está na casa 12 da corda 6. Se o tom é C# menor, a tônica está na casa 9 da corda 6, sacou.

    Mas não se esqueça que dá pra usar a penta de E menor, sim. pesquisa na net PENTA MENOR SOBRE ACORDE MAIOR que vc deve achar alguma coisa.

    Alfa polar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    alhestertolino
    cara, a penta Em fica bem mais rock n' roll com ctz, pois o rock deriva do blues, e no blues se usa as pentas menores em cima dos acordes maiores,

    e a penta maior da pra usar sim, é o que vc disse tem que pegar as sacadas de notas dela, eu não sei como é a base que vc ta tocando... mas da pra usar sim

    o que vc pode fazer é pesquisar por ai alguns licks legais pra vc executar em cima delas...
    caso vc não saiba Lick=Sequencia de notas tocada que é usada por vários guitarristas ou uma frase famosa, ou também uma sequencia de notas que caracteriza determinado estilo como o blues!

    ai vai um lick de repetição em Em pra vc...


    e------------------------------------------------------
    B---------8-----8-----8------8-----8-------------------
    G----7h9----7h9---7h9---7h9----7h9---------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    OBS: Para fazer em outros tons, basta mudar o shape dele de lugar, sempre no mesmo formado, lembrando que a tonica está no dedo 3, no caso desse tom é a casa 9.
    esse lick fica bem legal quando tocado sobre um acorde com 7

    alhestertolino
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Valeu galera, acho que vou usar EM mesmo, depois tento dar uma pesquisada nas pensatas maiores, que tenho mais dificuldade...

    Mas o Em faz parte do campo harmônico de E??

    GUGALOO
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    alhestertolino
    Blues em E, improvisa com a penta de E menor, fica ótimo.

    Alfa polar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    alhestertolino

    não.. não confunda campos harmônicos com aplicação de escalas o Em não consta no campo harmônico de E maior...

    mais quando a penta menor é tocada sobre uma base maior gera um som legal, pq ela tem a sétima, e a sétima é o que caracteriza o som do blues, o som "guitarrístico" que soa bem pra qlq ouvido!

    alhestertolino
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Alfa polar
    Ahhhh... o campo harmômico de E seriam os outros acordes, tipo o A, B, F#m e por aí vai??

    CaioPrimo
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Alfa polar
    gostei cara, x) se puder postar mais licks ai
    abraço

    Alfa polar
    Veterano
    # jul/07 · Editado por: Alfa polar
    · votar


    alhestertolino

    exatamente o campo harmonico de E maior é

    E F#m G#m A B C#m D#º e de volta pro E

    tem acordes menores ai, mas não tem nenhum Em

    Alfa polar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    alhestertolino
    o efeito "blues" é causado devido a sétima que tem no acorde maior com sétima e na penta menor, que contém esta mesma sétima

    ou seja, casa com o acorde...!

    coisa que a maior não tem..

    Alfa polar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Ok, ai vai mais um lick, lembrando que o lick que eu postei ai em cima pode servir também pra ser tocado em penta maior! como vcs devem saber, a diferença da penta maior pra penta menor é a localização da tônica, ou seja, o formato da escala é sempre o mesmo!!

    Esse lick também está em Em e pode ser usado tanto na penta maior quanto na penta menor!
    quem usa bastante esse lick é o Mr. Slash!

    lembrando que esse bend deve ser sustentado até quando você descê-lo para terminar o lick!

    o segundo bend é uma volta, será feito de cima para baixo, como se você estivesse retornando o bend até a posição normal da corda!


    e----------------10------------------------------------
    B------10b(full)-------10b(release)----8---------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------



    Obs: Execute os bends com o dedo 3 e com o dedo 1 na casa 8 ja pronto para o final do lick!

    rsp_guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Esse aqui é parecido:
    e----------------8-------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G-------7b(full)---7br-5-------------------------------
    D------------------------7----------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------

    Esse lick tá em C maior ou Am. Ou, se vc quiser, sobre A maior, usando uma penta menor sobre acorde maior. Mas eu volto a repetir: É preciso dar uma estudada pra usar penta menor sobre acorde maior. Tem notas da escala menor que não batem com o acorde maior. É preciso saber as notas de repouso que fazem parte do acorde. As notas características da tonalidade menor são usadas como passagem.
    É claro que em música, com bom censo tudo é possível, mas até pra fugir da regra é preciso conhecê-la

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    pentatonica menor

    rsp_guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Querem uma boa dica?
    Pra quem ainda não conhece, procure conhecer o método Toque de Mestre Blues-Rock do Ricky Furlani. Ele mostra como usar a penta maior, a penta menor e até as duas num mesmo solo sobre um acorde maior.
    Pega uma base tipo E A B e usa essas duas escalas para improvisar pra sentir a sonoridade de cada uma.

    E penta maior

    e---------------------------9-12-----------------------
    B----------------------9-12----------------------------
    G-----------------9-11---------------------------------
    D------------9-11--------------------------------------
    A-------9-11-------------------------------------------
    E--9-12------------------------------------------------


    E penta menor


    e----------------------------------15------------------
    B----------------------------12-15---------------------
    G----------------------12-14-------------------------
    D----------------12-14------------------------------
    A----------12-14---------------------------------------
    E----12-15---------------------------------------------


    rsp_guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Quer Incrementar. Mas tem que exercitar pra não se enrolar.

    E penta Blues
    e--------------------------------------12-15---------------
    B--------------------------------12-15---------------------
    G-----------------------12-14-15-----------------------------
    D-----------------12-14------------------------------------
    A--------12-13-14--------------------------------------------
    E---12-15--------------------------------------------------


    rsp_guitar
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Blues maior ou menor, tanto faz:


    e----------------------------------------------12-15--
    B----------------------------------------12-15---------
    G----------------------------12-13-14-15---------------
    D----------------------12-14---------------------------
    A----------11-12-13-14---------------------------------
    E----12-15---------------------------------------------


    Claudio_Chapolin
    Membro Novato
    # dez/16
    · votar


    Desculpa ressuscitar o tópico, mas não quero criar um para ser fechado logo em seguida por já existir.
    Recentemente coloquei na cabeça em criar uma música, apesar de não entender muita coisa de guitarra e música em geral. Eu sei os desenhos da pentanônica, ai peguei uma backing track em Am "Heavy Melodico" (apesar de não tem velocidade nenhuma) e comecei a inventar licks e fui montando uma música, apesar de nao conseguir decora-la algumas partes vai no improviso. Porém no desenho 5 da penta menor de Am tem umas notas da penta da relativa menor que se encaixam, então eu posso improvisar usando todos os desenhos da penta de F#m e Am? Até pq os Riffs que criei tem notas da penta de F#m, porém eu nunca repouso nela, sempre repouso nas notas da penta de Am. Alguém me ajuda. vlw

    LeandroP
    Moderador
    # dez/16
    · votar


    Claudio_Chapolin
    Porém no desenho 5 da penta menor de Am tem umas notas da penta da relativa menor que se encaixam, então eu posso improvisar usando todos os desenhos da penta de F#m e Am?

    Não porque Am e F#m não são relativos. São paralelos, mas não relativos. Algumas notas podem soar bem sobre o acorde Am, como a nota F#. Mas não quer dizer que a penta F#m soará bem sobre uma harmonia em Am.

    Na penta de F#m tem a nota C#, que se chocaria com a nota C da tonalidade menor de Lá.

    Pra afirmar o que pode soar bem ou não é preciso saber quais são os acordes desta harmonia que você pretende improvisar.

    A pentatônica relativa da penta de Am é a penta maior de C.

    Claudio_Chapolin
    Membro Novato
    # dez/16 · Editado por: Claudio_Chapolin
    · votar


    LeandroP

    Am - F - G - G... um som tipo Offspring
    Vlw as dicas, vou procurar estudar mais. Mas to achando a música legal, apesar de estar improvisando a maior parte da música, Eu estou improvisando com todos desenhos da penta com o desenho 1 começando da 5ª casa com essa base em 85 bpm. Depois posto um video eu tocando ^^

    Jube
    Veterano
    # dez/16
    · votar


    Claudio_Chapolin
    Am - F - G - G...

    Todas essas notas pertencem à escala de Am, portanto, Se você improvisar o tempo todo em Am, vai encaixar direitinho.
    Você pode dar um tempero ao seu improviso utilizando uma escala diferente para cada acorde, em Am você usa Am, em F você usa F e assim por diante. Você pode até meter uma blue note desde que seja apenas uma passagem, fica agridoce.
    Com isso, você já tem ingredientes para um bom solo.

    O que te recomendo, é entender os shapes. Evite pensar sempre em shape, tente visualizar as notas dele, pois ele é o resultado de uma fórmula de intervalos.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Duvida sobre improviso: qual escala usar?