Pintura - Dúvida

    Autor Mensagem
    Fysilva
    Veterano
    # jul/07


    Pessoal, estou reformando uma cobaia, digo, uma guitarra, e já depenei ela, está só na madeira, pronta para a preparação e pintura.
    Aqui surgiram algumas dúvidas. Se alguém puder esclarecê-las agradecerei muito, já que as informações que encontrei aqui no fórum são por vezes contraditórias.

    1 - Alguns dizem pra passar primer, outros seladora. O que é melhor? Tinta automotiva pega bem na seladora? (vou usar as da Colorgin).

    2 - Afinal, é preciso passar verniz depois da pintura? Quais tintas precisam de verniz? Há tintas que não combinam com determinado tipo de verniz? Quais?

    Abraço e valeu!

    Rômulo_DF
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Fysilva

    Olá, não sou luthier, mas fiz a mesma coisa que você e na horma de pintar foi uma novela, mas se você pretende utilizar uma pintura sólida de uma cor apenas, primeiro você deve escolher a cor e a tinta a utilizar e saber se ela é compatível com o verniz do acabamento (o verniz é utilizado para dar aquele acabamento polido e brilhoso, é aconselhável que use ele ao final da pintura), bom, para pintura sólida eu cheguei a seguinte coclusão:
    1º lixar a madeira de forma a deixá-la o mais plano possível, começar com lixa grão 80 até 400.
    2º aplicar o selador para "selar" a madeira, a quantidade de camadas e o tempo de secagem entre elas deve estar na lata do produto.
    3º lixar e aplainar o selador deixando o melhor acabamento possível.
    4º agora seria bom se você utilizasse alguma massa niveladora de fundo, eu utilizei resina de poliéster (a mesma usada para fibra automobilística) mas já vi pessoas usando massa automotiva (aquela massa cinza) e massa de serragem de madeira.
    5º deve dar o melhor acabamento possível na massa, o processo é semelhante ao primeiro acabamento que você deu na madeira antes de selar.
    6º pintar, também existem muitas tintas diferentes sendo utilizadas, o que eu mais vi por aqui foi tinta automotiva. Deve observar quantas camadas é necessário para uma boa pintura e o tempo de secagem entre elas, assim como no selador esta informação está na embalagem do produto. muita atenção para o tempo de secagem final, as vezes duram dias para que a tinta seque totalemnte.
    7º lixar e dar o melhor acabamento na pintura, utilize lixa grão 400 até 1200.
    8º aplicação do verniz, o processo é semelhante ao da pintura e o acabamento nesta fase deve ser o melhor possível.
    9º fazer o polimento do verniz, existem ceras de polir diferentes conforme as etapas do polimento, esta informação eu não posso te passar pois ainda não tenho detalhes do polimento, mas isso você pode fazer em alguma oficina perto de sua casa que trabalhe com lanternagem ou polimento de pintura automotiva.

    espero ter ajudado um pouco, mas para mais informações, você pode visitar o tópico de perguntas ao seiji e bertola, no link: http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/125069/p145
    nesta página você vai ver um link deixado pelo KIKI, e lá tem umas técnicas de pintura também, tem o sitio do EDMAR LUIGHI onde ele deixa umas informações sobre a pintura das guitarras que ele fez e também tem este aqui http://www.stewmac.com/tradesecrets/bridge_body/electric/tsblueguitar/ blue_guitar01.html mas está em inglês.

    boa sorte com seu projeto
    abraço

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Pintura - Dúvida