Sweep Picking Usei a busca e nada

    Autor Mensagem
    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/07


    Pessoal, estou com algumas dúvidas específicas em relação à Sweep porém não encontrei nenhuma resposta para elas usando a busca...
    Vamos a elas:

    1 - Toco a mais de 10 anos e somente no começo dessa semana resolvi tentar treinar Sweep picking, coisa que em mais de 10 anos não havia feito ainda (por aí dá para entender que o "toco a mais de 10 anos" quer dizer "brinco na guitarra a mais de 10 anos")... Estou executando exercícios baixados na net, quase não tem explicações de como executá-los... Vou tentar dar um exemplo: imagine um sweep básico começando na corda ré e descendo na sequência de cordas que se segue (ré-sol-si-mi)... A posição dos dedos na descida (em qualquer casa aleatória, desde que siga-se uma sequência lógica de casas) é 1, 2, 3, 4, dedo 1 na corda ré, dedo 2 na corda sol, e assim por diante, cada dedo subindo uma casa, ok? Ao chegar na última corda estarei usando o dedo 4 (acredito que consegui explicar)... Na volta, começa-se na corda mi com o dedo 1, vai para a si com o dedo 2, e assim por diante... Seja descendo ou subindo, a mão que palheta deve "descer" também (travando-se a palheta e escorregando a mão) ou pode-se apoiar a mão na ponte e descer apenas a palheta?

    2 - É certo treinar com distorção ou sem?

    3 - Devo usar Palm Mute ou não?

    4 - Deve-se tocar uma nota e tirar o dedo da casa para executar a próxima nota ou posso colocar a mão inteira em suas respectivas casas e me preocupar apenas com a mão da palheta?

    5 - Li que para se executar mais facilmente um sweep deve-se segurar a palheta meio "de pé", ou seja, na transversal para que ela escorregue mais fácil... Se eu segurar ela desse jeito para descer as cordas, devo alterar a posição para subir as cordas ou posso aproveitar a mesma posição de palheta que usei para descer as cordas?

    Amigos, agradeço desde já por ajudarem esse cidadão ignorante que espera um dia tocar algo descente na guitarra...
    Valeu!!!

    Snakepit
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    1 - Desculpa, mas nessa hora da manha nao tive paciencia pra ler isso tudo. Amanha te respondo.

    2 - Tanto faz, as 2 tem vantagens. Com distorção as notas saem mais facilmente, porem se nao fizer direito embola tudo. Sem distorção as notas saem mais baixa e tem q palhetar mais forte, mas nao embola. Eu pessoalmente prefiro com distorção.

    3 - Eu faço de leve, mas o ideal é depois de tocar a nota tirar o dedo da escala com a mao esquerda assim a nota some e nao embola quando toca na outra corda.

    4 - Respondi sem querer no item 3 hehehe.

    5 - Não sei como eu faço, só pegando a guitarra pra ver. Acho que isso é mais uma questão pessoal.

    Eu respondi isso mas nao sou muito bom nessa tecnica, acho muito complicada e estou treinando bastante, pois só assim que se aprende a fazer. Treino, treino, treino....

    Totti
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    1- se for fazer um sweep nas 6 cordas fica meio difícil nao "baixar" a mao

    2- como tu ta começanu a "sweepar" agora, acho mais interessante treinar sem distorçao, mas treine sempre das duas maneiras.

    3- depende do som que tu queira tirar ao realizar o sweep.

    4- se tu nao tirar o dedo vai ser como tocar um acorde

    5- acho besteira essas "dicas de como segurar palheta", vc msm tem q ver como fica melhor para tocar

    james_the_bronson
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    1 - Acho melhor descer a mão.

    2 - Olha, pode ser dos dois modos, treinar com distorção às vezes vale mais do que com som limpo. Se você regular o pedal de um jeito dá para dar uma bela zuada no som, ele fica bem seco e qualquer erro fica acentuado. Acho que é bom fechar os graves e abrir os agudos. Se tiver aqueles controles tipo "Freq" e "Contour" experimenta mudar e deixar o som bem esquisito, bem seco mesmo.

    Rômulo_DF
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Kleber Blacklock

    1º Isso é uma técnica pessoal, depende de como você considera mais fácil ou melhor - eu costumo fazer um movimento altrnando entre os dedos e a mão.

    2º A vantagem de treinar com a distorção é que se você deixar sujar (o que não deve acontecer com o sweep) o som com distorção vai te denunciar, o que não acontece com o som limpo, mas é bom treinar com e sem a distorção.

    3º Plam mute é uma opção de som, mas isso vai depender do som que você vai querer tirar, para treinar é vantajoso sem o palm porque assim não tem como mascarar a sujeira do sweep e você tira uma melhor evidência do som que você está produzindo.

    4º Como já foi dito, se não tirar o dedo torna-se um acorde, um dos onjetivos do sweep é a velocidade na execução de solos, a sujeita da qual eu sitei anteriormente trata-se justamente de você soar mais de uma nota ao mesmo tempo, isso não deve acontecer.

    5º Isso também é questão de técnica pessoal, você deve tentar várias maneiras até encontrar a que mais de agrade tanto na execução quanto na sonoridade.

    dica: procure no you tube uma video aula do Gustavo Guerra sobre arpejos, existem também no sitio do Oozielzinho algumas dicas www.ozielzinho.com.br , também no www.guitargospel.com.br você encontra muitas lições com sweep e a demo para dowload, uma referência muito boa é a video aula do Kiko Loureiro-técnica e versatilidade em que ele abrange amplamente a execução de arpejos com sweep.

    você terá de experimentar muitas formas de execução do sweep, tendo como objetivo a clareza de cada nota e a velocidade (isso apenas com o tempo) não se deve deixar soar mais de uma nota nuca, a não ser que este seja seu objetivo em algum riff que você venha a criar.

    Espero ter ajudado
    Felicidades para todos

    Rômulo_DF
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Kleber Blacklock

    Mais uma coisinha, a posição dos dedos é um ítem muito importante, procure sempre treinar utilizando um dedo para cada casa, por exemplo:

    e)---------------------5---9---5---------------------
    B)------------------5--------------5------------------
    G)---------------6--------------------6---------------
    D)------------7--------------------------7------------
    A)--------7---------------------------------7---------
    E)--5--9---------------------------------------9--5----
    1 4 3 3 2 1 1 4 1 1 2 3 3 4 1

    os números abaixo da tablatura são os dedos da mão esquerda: 1=indicador 2=médio 3=anular 4=mínimo

    Rômulo_DF
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Kleber Blacklock

    me desculpe, mas cho que ao enviar, a posição dos números não saiu conforme eu havia ecrito, mas é só verificar a ordem da digitação na escala com a ordem de cada dedo

    valeu!!

    Raizen
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Rômulo_DF
    mostrar a direção da palhetada também ajuda...
    No seu exercicio pelo que entendi voê precisa começar palhetando para cima e depois para baixo para poder descer.

    Rômulo_DF
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Raizen
    Kleber Blacklock

    Obrigado pelo toque, no caso do sweep, a direção da palhetada é diretamente proporcional ao sentido em que as notas estão sendo executadas, no exemplo que sitei, comece com a palhetada para baixo, na última corda existe uma alternância da palheta por haver 3 notas na mesma corda, mas ao voltar o sentido da palheta é para cima. (na tablatura as cordas são invertidas, a mais fina (1ª corda) fica em cima e a mais grossa (6ª corda) fica em baixo.
    valeu

    zapa
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Kleber... Primeiramente treine sem distorção.vou te passar uns arpejos com sweep bem facíl.....

    e------------------------------------------------------
    B----10-----------------------------------------------10---
    G---------9-------------------------------------9--------
    D-------------7----------------------------7-------------
    A-----------------8------------------8-------------------
    E----------------------7------10--------------------------

    e------------------------------------------------------
    B------------------------------------------------------
    G------------------------------------------------------
    D------------------------------------------------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    zapa
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Esse foi um arpejo de G M (sol maior).
    Esse que vou te passar agora é o de sol menor.Mas lembre-se treine devagar e com guitarra e o ampli e nada de distorção.

    e--------------------7h10p7--------------------------------
    B--------------8----------------8-----------------------
    G----------7---------------------------7-----------------
    D-------8------------------------------------8--------
    A---10-----------------------------------------------10----
    E------------------------------------------------------


    Raizen
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    treina limpo e depois com palm mute pra poder pegar a manha do pulso....Dizem qua tanto arpejando quanto varrendo é itneressante segurar a palheta com delicadeza...mas isso vai de casa um

    Kleber Blacklock
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Aê, personas, agradeço as dicas, idéias e conselhos... Já estou me sentindo um mestre do Sweep mesmo sem execultar nenhum, hehe...
    Vou procurar as video-aulas que vocês citaram, depois de seis meses eu gravo um sweep para vocês, ok?
    Valeu!!!

    froggy
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Kleber Blacklock
    em seis meses voce ja pega a manha,
    vou dar minha dica:
    a execução do sweep é pessoal,cada um tem seu jeito,vai olhando alguns videos do orkut,se nao me engano,tem uma video-aula do Michael Romeo q ensina uns arpeggios mostrando com sweep.agora eu faco sweep da forma seguinte:eu pego a palheta e desco/subo a mão direita sobre as cordas ,como se estivesse tocando tocando acordes,só que tocando nas cordas que estou utilizando.
    espero ter ajudado
    forte abç!

    GuitarUser
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    e---13-----------------------13--------------------------
    B--------15--------------15------------------------------
    G------------14-----14------------------------------------
    D----------------15-----------------------------------
    A-----------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Então.. eu faço assim, palheto o 13 15 e 14 pra cima e apartir do 15 na D pra baixo... gosto assim.. mas é assim que se faz mesmo? ou tem que palheta 13 15 14 15 pra cima e dps 14 15 13 pra baixo? abç

    ViniMGS
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    GuitarUser
    Cara, acho que pode ser do modo que fique mais confortavel para você, desde que seja um sweep, acho que não tem diferença.

    Headstock invertido
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    Não sei fazer sweep. Nem quero aprender hehe =P

    d_u_n_l_o_p
    Veterano
    # fev/10
    · votar


    Olá, sempre evitei treinar sweep, mas agora comecei a encarar essa técnica, e logo me surgiu uma dúvida.


    e---------1---3---------------5--6---------------------
    B-------1-------3-----------5------6-------------------
    G-----2-----------3-------5----------7-----------------
    D---3---------------5---7--------------8---------------
    A------------------------------------------------------
    E------------------------------------------------------


    Nesse exercício de sweep com arpejos em Fá maior, como vocês fariam com os acordes de Sol menor e Lá menor? Tipo, no Sol menor, quando eu faço a pestana na casa 3, todas as notas acabam soando. Pensei não montar a pestana, mas ai acho que perco velocidade. É possível manter a regra de soar apenas a corda que está sendo tocada nesse exemplo?

    Vlw ai =)

    joumas
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    malz por desenterrar o topico mas surgiu uma duvida
    quando eu tempo faze palhetada sweep
    as notas soam como uma acorde
    alguem pode me dizer como faz direito?

    BlaCk LaBeL
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    joumas
    É como já falaram nas perguntas e respostas mais ali pra cima... se está soando como um acorde é pq vc não está soltando as logo após tocá-las. Ou seja: toca a nota, tira o dedo, toca a próxima nota, tira o dedo e assim vai...

    joumas
    Veterano
    # dez/10
    · votar


    ah intendi
    vlw manolo

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Sweep Picking Usei a busca e nada