Autor |
Mensagem |
Kleber Blacklock Veterano |
# jul/07
Pessoal, estou com algumas dúvidas específicas em relação à Sweep porém não encontrei nenhuma resposta para elas usando a busca...
Vamos a elas:
1 - Toco a mais de 10 anos e somente no começo dessa semana resolvi tentar treinar Sweep picking, coisa que em mais de 10 anos não havia feito ainda (por aí dá para entender que o "toco a mais de 10 anos" quer dizer "brinco na guitarra a mais de 10 anos")... Estou executando exercícios baixados na net, quase não tem explicações de como executá-los... Vou tentar dar um exemplo: imagine um sweep básico começando na corda ré e descendo na sequência de cordas que se segue (ré-sol-si-mi)... A posição dos dedos na descida (em qualquer casa aleatória, desde que siga-se uma sequência lógica de casas) é 1, 2, 3, 4, dedo 1 na corda ré, dedo 2 na corda sol, e assim por diante, cada dedo subindo uma casa, ok? Ao chegar na última corda estarei usando o dedo 4 (acredito que consegui explicar)... Na volta, começa-se na corda mi com o dedo 1, vai para a si com o dedo 2, e assim por diante... Seja descendo ou subindo, a mão que palheta deve "descer" também (travando-se a palheta e escorregando a mão) ou pode-se apoiar a mão na ponte e descer apenas a palheta?
2 - É certo treinar com distorção ou sem?
3 - Devo usar Palm Mute ou não?
4 - Deve-se tocar uma nota e tirar o dedo da casa para executar a próxima nota ou posso colocar a mão inteira em suas respectivas casas e me preocupar apenas com a mão da palheta?
5 - Li que para se executar mais facilmente um sweep deve-se segurar a palheta meio "de pé", ou seja, na transversal para que ela escorregue mais fácil... Se eu segurar ela desse jeito para descer as cordas, devo alterar a posição para subir as cordas ou posso aproveitar a mesma posição de palheta que usei para descer as cordas?
Amigos, agradeço desde já por ajudarem esse cidadão ignorante que espera um dia tocar algo descente na guitarra...
Valeu!!!
|
Snakepit Veterano |
# jul/07
· votar
1 - Desculpa, mas nessa hora da manha nao tive paciencia pra ler isso tudo. Amanha te respondo.
2 - Tanto faz, as 2 tem vantagens. Com distorção as notas saem mais facilmente, porem se nao fizer direito embola tudo. Sem distorção as notas saem mais baixa e tem q palhetar mais forte, mas nao embola. Eu pessoalmente prefiro com distorção.
3 - Eu faço de leve, mas o ideal é depois de tocar a nota tirar o dedo da escala com a mao esquerda assim a nota some e nao embola quando toca na outra corda.
4 - Respondi sem querer no item 3 hehehe.
5 - Não sei como eu faço, só pegando a guitarra pra ver. Acho que isso é mais uma questão pessoal.
Eu respondi isso mas nao sou muito bom nessa tecnica, acho muito complicada e estou treinando bastante, pois só assim que se aprende a fazer. Treino, treino, treino....
|
Totti Veterano |
# jul/07
· votar
1- se for fazer um sweep nas 6 cordas fica meio difícil nao "baixar" a mao
2- como tu ta começanu a "sweepar" agora, acho mais interessante treinar sem distorçao, mas treine sempre das duas maneiras.
3- depende do som que tu queira tirar ao realizar o sweep.
4- se tu nao tirar o dedo vai ser como tocar um acorde
5- acho besteira essas "dicas de como segurar palheta", vc msm tem q ver como fica melhor para tocar
|
james_the_bronson Veterano |
# jul/07
· votar
1 - Acho melhor descer a mão.
2 - Olha, pode ser dos dois modos, treinar com distorção às vezes vale mais do que com som limpo. Se você regular o pedal de um jeito dá para dar uma bela zuada no som, ele fica bem seco e qualquer erro fica acentuado. Acho que é bom fechar os graves e abrir os agudos. Se tiver aqueles controles tipo "Freq" e "Contour" experimenta mudar e deixar o som bem esquisito, bem seco mesmo.
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
Kleber Blacklock
1º Isso é uma técnica pessoal, depende de como você considera mais fácil ou melhor - eu costumo fazer um movimento altrnando entre os dedos e a mão.
2º A vantagem de treinar com a distorção é que se você deixar sujar (o que não deve acontecer com o sweep) o som com distorção vai te denunciar, o que não acontece com o som limpo, mas é bom treinar com e sem a distorção.
3º Plam mute é uma opção de som, mas isso vai depender do som que você vai querer tirar, para treinar é vantajoso sem o palm porque assim não tem como mascarar a sujeira do sweep e você tira uma melhor evidência do som que você está produzindo.
4º Como já foi dito, se não tirar o dedo torna-se um acorde, um dos onjetivos do sweep é a velocidade na execução de solos, a sujeita da qual eu sitei anteriormente trata-se justamente de você soar mais de uma nota ao mesmo tempo, isso não deve acontecer.
5º Isso também é questão de técnica pessoal, você deve tentar várias maneiras até encontrar a que mais de agrade tanto na execução quanto na sonoridade.
dica: procure no you tube uma video aula do Gustavo Guerra sobre arpejos, existem também no sitio do Oozielzinho algumas dicas www.ozielzinho.com.br , também no www.guitargospel.com.br você encontra muitas lições com sweep e a demo para dowload, uma referência muito boa é a video aula do Kiko Loureiro-técnica e versatilidade em que ele abrange amplamente a execução de arpejos com sweep.
você terá de experimentar muitas formas de execução do sweep, tendo como objetivo a clareza de cada nota e a velocidade (isso apenas com o tempo) não se deve deixar soar mais de uma nota nuca, a não ser que este seja seu objetivo em algum riff que você venha a criar.
Espero ter ajudado
Felicidades para todos
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
Kleber Blacklock
Mais uma coisinha, a posição dos dedos é um ítem muito importante, procure sempre treinar utilizando um dedo para cada casa, por exemplo:
e)---------------------5---9---5---------------------
B)------------------5--------------5------------------
G)---------------6--------------------6---------------
D)------------7--------------------------7------------
A)--------7---------------------------------7---------
E)--5--9---------------------------------------9--5----
1 4 3 3 2 1 1 4 1 1 2 3 3 4 1
os números abaixo da tablatura são os dedos da mão esquerda: 1=indicador 2=médio 3=anular 4=mínimo
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
Kleber Blacklock
me desculpe, mas cho que ao enviar, a posição dos números não saiu conforme eu havia ecrito, mas é só verificar a ordem da digitação na escala com a ordem de cada dedo
valeu!!
|
Raizen Veterano |
# jul/07
· votar
Rômulo_DF
mostrar a direção da palhetada também ajuda...
No seu exercicio pelo que entendi voê precisa começar palhetando para cima e depois para baixo para poder descer.
|
Rômulo_DF Veterano |
# jul/07
· votar
Raizen
Kleber Blacklock
Obrigado pelo toque, no caso do sweep, a direção da palhetada é diretamente proporcional ao sentido em que as notas estão sendo executadas, no exemplo que sitei, comece com a palhetada para baixo, na última corda existe uma alternância da palheta por haver 3 notas na mesma corda, mas ao voltar o sentido da palheta é para cima. (na tablatura as cordas são invertidas, a mais fina (1ª corda) fica em cima e a mais grossa (6ª corda) fica em baixo.
valeu
|
zapa Veterano |
# jul/07
· votar
Kleber... Primeiramente treine sem distorção.vou te passar uns arpejos com sweep bem facíl.....
e------------------------------------------------------
B----10-----------------------------------------------10---
G---------9-------------------------------------9--------
D-------------7----------------------------7-------------
A-----------------8------------------8-------------------
E----------------------7------10--------------------------
e------------------------------------------------------
B------------------------------------------------------
G------------------------------------------------------
D------------------------------------------------------
A------------------------------------------------------
E------------------------------------------------------
|
zapa Veterano |
# jul/07
· votar
Esse foi um arpejo de G M (sol maior).
Esse que vou te passar agora é o de sol menor.Mas lembre-se treine devagar e com guitarra e o ampli e nada de distorção.
e--------------------7h10p7--------------------------------
B--------------8----------------8-----------------------
G----------7---------------------------7-----------------
D-------8------------------------------------8--------
A---10-----------------------------------------------10----
E------------------------------------------------------
|
Raizen Veterano |
# jul/07
· votar
treina limpo e depois com palm mute pra poder pegar a manha do pulso....Dizem qua tanto arpejando quanto varrendo é itneressante segurar a palheta com delicadeza...mas isso vai de casa um
|
Kleber Blacklock Veterano |
# jul/07
· votar
Aê, personas, agradeço as dicas, idéias e conselhos... Já estou me sentindo um mestre do Sweep mesmo sem execultar nenhum, hehe...
Vou procurar as video-aulas que vocês citaram, depois de seis meses eu gravo um sweep para vocês, ok?
Valeu!!!
|
froggy Veterano |
# jul/07
· votar
Kleber Blacklock
em seis meses voce ja pega a manha,
vou dar minha dica:
a execução do sweep é pessoal,cada um tem seu jeito,vai olhando alguns videos do orkut,se nao me engano,tem uma video-aula do Michael Romeo q ensina uns arpeggios mostrando com sweep.agora eu faco sweep da forma seguinte:eu pego a palheta e desco/subo a mão direita sobre as cordas ,como se estivesse tocando tocando acordes,só que tocando nas cordas que estou utilizando.
espero ter ajudado
forte abç!
|
GuitarUser Veterano |
# mai/09
· votar
e---13-----------------------13-------------------------- B--------15--------------15------------------------------ G------------14-----14------------------------------------ D----------------15----------------------------------- A----------------------------------------------------- E------------------------------------------------------
Então.. eu faço assim, palheto o 13 15 e 14 pra cima e apartir do 15 na D pra baixo... gosto assim.. mas é assim que se faz mesmo? ou tem que palheta 13 15 14 15 pra cima e dps 14 15 13 pra baixo? abç
|
ViniMGS Veterano |
# mai/09
· votar
GuitarUser Cara, acho que pode ser do modo que fique mais confortavel para você, desde que seja um sweep, acho que não tem diferença.
|
Headstock invertido Veterano |
# mai/09
· votar
Não sei fazer sweep. Nem quero aprender hehe =P
|
d_u_n_l_o_p Veterano |
# fev/10
· votar
Olá, sempre evitei treinar sweep, mas agora comecei a encarar essa técnica, e logo me surgiu uma dúvida.
e---------1---3---------------5--6--------------------- B-------1-------3-----------5------6------------------- G-----2-----------3-------5----------7----------------- D---3---------------5---7--------------8--------------- A------------------------------------------------------ E------------------------------------------------------
Nesse exercício de sweep com arpejos em Fá maior, como vocês fariam com os acordes de Sol menor e Lá menor? Tipo, no Sol menor, quando eu faço a pestana na casa 3, todas as notas acabam soando. Pensei não montar a pestana, mas ai acho que perco velocidade. É possível manter a regra de soar apenas a corda que está sendo tocada nesse exemplo?
Vlw ai =)
|
joumas Veterano |
# dez/10
· votar
malz por desenterrar o topico mas surgiu uma duvida quando eu tempo faze palhetada sweep as notas soam como uma acorde alguem pode me dizer como faz direito?
|
BlaCk LaBeL Veterano |
# dez/10
· votar
joumas É como já falaram nas perguntas e respostas mais ali pra cima... se está soando como um acorde é pq vc não está soltando as logo após tocá-las. Ou seja: toca a nota, tira o dedo, toca a próxima nota, tira o dedo e assim vai...
|
joumas Veterano |
# dez/10
· votar
ah intendi vlw manolo
|