Autor |
Mensagem |
Briox Veterano |
# jun/07
Colegas,
Com ajuda de você já montei e testei as escalas maiores e menores todo o campo harmônico Maior.
Notei que montando os campo hârmônico maior não formei nenhum acorde com 7.
pergunto
quando um acorde com 7 entra em um campo harmônico??? já vi varias musicas com acordem com 7
Grato,
|
Penta_Blues Moderador |
# jun/07
· votar
Bom dia!!!
Briox
Notei que montando os campo hârmônico maior não formei nenhum acorde com 7.
Cara, se vc montou tríades certamente não formou nenhum acorde com sétima.
quando um acorde com 7 entra em um campo harmônico???
Quando vc está formando tétrades (T-3-5-7) ao invés de tríades (T-3-5)
Valeu!!!
|
luxcax Veterano |
# jun/07
· votar
Ae a gente começa a sobrebor as terças para formarmos os acordes, lembrando que em todas as notas temos o intervalo de um tom, exceto entra Mi e Fa, e Si e Dó, que possuem 1/2T de intervalo. E quanto a 7: a 7M esta a 1/2T da tonica, e a 7 a 1T da tonica ok.
Quanto a sobreposição de terças: distancia de 2T configuram terças maiores (3M), e os intervalos de 1 1/2T (3m) configuram terças menores.
Com a sobreposição de terças teremos: acordes (tríades) maiores sao formadas por 3M + 3m. Acordes ou tríades menores: 3m + 3M. Tríades diminutas: 3m + 3m. e Tríades aumentadas: 3M + 3M
Sobrepondo entao as terças, considerando o Dó como a primeira tonica, vamos ter:
Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si
Dó Mi Sol Si
os intervalos entre Dó e Mi, Mi e Sol, e entre Si e Dó, teremos respectivamente: 3M, 3m (acorde maior) e 1/2T entre Si e Dó, configurando uma 7M. Entao o primeiro acorde formado foi C7M.
Fazendo o mesmo processo com os outros acordes, teríamos:
C7M, Dm7, Em7, F7M, G7, Am7, Bm(b5)
Se formos analisar só o V grau (G7), mantendo os mesmos intervalos da escala de Dó:
Sol La Si Dó Ré Mi Fa
Entre Sol e Si, temos 2T (3M), entre Si e Ré temos 1 1/2T (3m), e Fa (7) está a 1T de Sol, o que configura uma sétima menor (7) por isso o V grau é um G7.
Espero que tenha ajudado, sempre que precisar.. tamos ae...
abraços !!!
|
Briox Veterano |
# jun/07
· votar
OK Colegas,
para formaa acordes com 7 está ok....
Agora pergunto:
1 - Dentro dos campo harmônico ex.:(C, Dm, Em, F, G, Am, Bº) . quais acordes com 7 caberia?? poderia ser qualquer um dos relacionados mais a mais 7????
2 - e tocando uma música, quando se usa acordes com sétima????
|
belinox Veterano |
# jun/07
· votar
Montando o campo harmônico de Dó Maior com tétrades vc chega aos seguintes acordes:
C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7b5
Os acordes com setima produzem tensão... Estudando encadeamentos harmônicos vc pega prática com o uso dos acordes com sétima...
Um rapido exemplo pra vc tentar sacar isso:
Toque a seguinte sequencia: C F G C...
Depois toque: C F G7 C...
Repare que quando vc toca o G7 vc cria uma tensão maior do que quando toca o G... Ambas resolvidas pelo C final...
Espero ter ajudado...
|
luxcax Veterano |
# jun/07
· votar
Briox
no campo de tétrades, todos os acordes possuem setimas, uns possuem setimas maiores e outros setimas menores... no meu post anterior eu escrevi isso.
ja em musicas, vc pode usar as setimas quando preferir. Algumas musicas, como pop rock por exemplo, nao funciona muito bem com tensoes, as triades acabam soando melhores (todo caso tem exceções neh), mas vc pode usar as tensoes quando achar que fica bom, isso fica a seu criterio.
|
belinox Veterano |
# jun/07
· votar
luxcax
Eu não concordo com o que vc falou que pop rock não funciona bem com tensões... Analise múscias do Jota Quest e Skank que vc vai ver que diversas vezes vc encontra acordes com sétimas...
|
luxcax Veterano |
# jun/07
· votar
sim...
por isso escrevi no post... (todo caso tem exceçoes)
nem todo pop rock é bem trabalhado como skank e jota quest
|
Penta_Blues Moderador |
# jun/07
· votar
Boa tarde!!!
Briox
Dentro dos campo harmônico ex.:(C, Dm, Em, F, G, Am, Bº) . quais acordes com 7 caberia??
É necessário que vc entenda que num Campo Harmônico não "cabe" nenhum outro acordes que não seja um daqueles que já o formam. Ou seja:
- Quando vc tem um acorde com sétima numa determinada melodia ou ele faz parte do "Tom" em que está a música (seu Campo Harmônico) ou ele está alí por "empréstimo".
- "C, Dm, Em, F, G, Am, Bº" e "C7M Dm7 Em7 F7M G7 Am7 Bm7b5 (ou meio diminuto)" são exatamente o mesmo Campo Harmônico, só que no primeiro os acordes considerados são Tríades e o segundo mostra tétrades. Numa sequencia de C-Dm-Em vc pode ter C7M-Dm-Em ou C-Dm7-Em ou qualquer outra "mistura" de tríades e tétrades que vc desejar, caso estejam dentro do mesmo Campo Harmônico, com a diferença nas tensões geradas por conta da presença de acordes com sétima ou não.
Valeu!!!
|
Penta_Blues Moderador |
# jun/07
· votar
Boa tarde!!!
belinox
Vc leu a diferença nos Modos Gregos naquele outro tópico?
Valeu!!!
|