Autor |
Mensagem |
b1ra Veterano |
# jun/07 · Editado por: b1ra
O que é?
Diferencia muito no som ou só na pegada?
|
Soulface Veterano |
# jun/07
· votar
b1ra
Fretboard Radius
Abaulamento da escala
Nut Width
Largura do nut (pestana)
Diferencia muito no som ou só na pegada?
Não tem como se diferenciar apenas na pegada e não no som. São coisas q estão diretamente ligadas.
|
b1ra Veterano |
# jun/07
· votar
Soulface
Desculpa a ignorancia mas o que seria ABAULAMENTO?
Sim eu sei que os dois estao ligados diretamente minha duvida é se ele modifica o som diretamente ou ele só modifica a pegada e assim consequentemente modificando o som
|
Soulface Veterano |
# jun/07 · Editado por: Soulface
· votar
b1ra
Abaulamento é a curvatura da escala.
Está mais relacionado à maneira de tocar.
|
b1ra Veterano |
# jun/07
· votar
Soulface
Continuo nao entendendo :/
Curvatura da escala? :/
|
Henrique S. Veterano |
# jun/07
· votar
b1ra
Cara, sua mao não é Reta, correto?
logo a escala tambem não é, essa curvatura serve para dar maior conforto (ou nao) na tocabilidade, quanto maior a escala, mais plano ela é (correto?)
no caso do violao nylon o abaulamento é 0 ou Radius Zero, ela é completamente plana....
|
SuperGeo Veterano |
# jun/07
· votar
b1ra
http://www.warmoth.com/guitar/images/necks/radius_profile2.gif
|
b1ra Veterano |
# jun/07
· votar
Po mas essa diferença é quase imperceptivel né? Minha guitarra tem 12" de Radius (305mm) comparei com a de um amigo que é 7" (184) e nao vi diferença alguma.
|
Iago Veterano |
# jun/07
· votar
b1ra
então tem algo errado
|
kiki Moderador |
# jun/07
· votar
b1ra
caramba, imperceptivel? pelo visto voce tem pouca experiencia.
a escala abulada facilita muito a pestana, entre outras diferenças.
recomendo o seguinte: compare melhor essas duas guitarras.
7 polegadas é um raio bem pequeno, o que significa uma escala bem curvada. a de 12 polegadas é um pouco menos curvada. é uma questão de gosto.
depois experimente um violão de nylon, que em geral tem a escala plana, sem abaulamento, como disse nosso amigo henrique. sem contar que se for um violão tipo classico, vai tem um braço mais largo (consequentemente uma pestana mais larga, maior nut width). a pegada é totalmente diferente.
o melhor mesmo é experimentar modelos diferentes, e ver o que voce acha. talvez voce não perceba mesmo no começo, mas se ficar um tempo tocando, vai sentir uma mais confortavel, ou mais "jeitosa", ou algo assim. não só pelo raio da escala, mas também pelo shape do braço, tamanho da escala, etc.
é isso, espero ter ajudado um pouco.
|
luiz_sjrp Veterano |
# jun/07
· votar
kiki
é isso, espero ter ajudado um pouco.
Se não ajudou a ele não sei, pelo menos me elucidou bastante. O que eu só sabia na prática aprendi agora na teoria. Quanto maior o Radius menor o abaulamento.
|