que acessorio é esse?

    Autor Mensagem
    _deep_
    Veterano
    # jun/07


    vi um show do marcinho eiras essa semana e vi q ele usa nas guitarras uma parada que ja vi alguns caras usando e desculpem a ignorancia, n sei o que é e qual a finalidade, vou tentar explicar..
    é uma peça eletronica (eu acho) q fica colada ao corpo da guitarra logo depois da ponte, pelo q pude perceber é ligado ao cabo da guitarra e no final das contas saem dois cabos da guitarra, um desse troçco e o cabo normal.
    tenho um dvd onde o blackmore tambem uma essa parada..afinal que porra é essa??

    zaqueu_grunge
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    _deep_
    não é captador piezo?

    Iago
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    _deep_
    nao eh aquele "captador" da Roland pra sons midi?

    Iago
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    http://www.fender.com/products/search.php?partno=0134660380

    _deep_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    zaqueu_grunge
    pelas foto q vi de piezo nao é isso nao

    Iago
    tambem nao é essa parada...tentei encontrar alguma foto mas sem saber o nome fica dificil

    _deep_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    encontrei algumas fotos do esquema...vejam ai:

    http://www.geocities.com/mark_apps/ritchieblackmore.jpg
    http://www.webfactory.lu/fireball/Ady-Live6.jpg

    WTF ????

    Iago
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    _deep_
    depois q vc disse q nao, eu imaginei q fosse isso...

    acho que deve ser um dispositivo onde vc controla o tipo de som q vc quer, q esta sendo captado pelo cap. midi

    Tico_McCready
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Mozart Mello tb usa essa paradinha.


    Eu e meu brother lá do prédio ficamos nos perguntando o que era isso também.


    Alguma alma iluminada pode nos dar a resposta?

    Rafatyu
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    _deep_
    kra qndo eu fui gravar num studio.. a guitar de lá tinha um lance parecido e era um controlador da digitech do kara... sei lá se é isso messmo..

    Diego Matias
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Será que não é algo para corrigir certos erros?
    Tipo: o camarada erra uma nota e esse negócio conserta?

    Diego Matias
    http://riffsesolos.blogspot.com

    Tico_McCready
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Será q

    _deep_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Diego Matias
    cara...na boa, tu acha q se fosse p isso o Blackmore usaria um ??? hehehe

    fgr
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Isso eh um dispositivo Hawth-reed Cooptech MIDI synth overdubs

    nada mais eh do q um... ahn.. bem.. vejamos.. como posso dizer.. ehh..

    Eh isso ae

    Abigobaldo
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    eh um sintetizador =P

    Iago
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    um "pedal" pro captador midi.. onde vc regula os parametros.. troca de afinação etc.. acredito q seja isso..

    Quebradinho
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    _deep_

    eu acho que é um afinador.....

    Rapha_krust...
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    galera isso deve ser um sintetizador mesmo....

    luiz_sjrp
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Tamos parecendo os pilotos do jatinho do Legacy, temos um equipamento, sabemos que ele está lá, mas não sabemos como funciona.

    _deep_
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    putz...pensei q so eu q n conhecia essa parada ai mas parece que a galera tambem ta em duvida.

    Baseado nas dicas descobri que é mesmo um sintetizador MIDI, tem um pickup q converte o sinal pra MIDI e envia(via o cabo extra) para um "central" seja ela rack ou pedal.
    Porem agora pintou outra duvida. A referencia q sempre tive de MIDI é aquele som tosco q era usado em celular nos primordios, entao pergunto:

    Pra que transformar o sinal da guitarra(captando de forma paralela) num sinal digital sendo que existem pedais q fazem tudo o q se precisa no som captado da forma tradicional??

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    _deep_
    Tudo depende da implementação do sintetizador MIDI. Meu irmão tem um Roland XP-80 (sintetizador) e os timbres MIDI são magníficos.
    A função dessa captação MIDI é justamente fazer sons diferentes do som tradicional da guitarra. Você pode ligar num módulo de som e fazer sua guitarra soar como um sax, um piano, um contrabaixo, violoncello, vibrafone, sons sintetizados etc.

    Roland GR-20

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    _deep_

    Só uma coisa, esse acessório não é o sintetizador MIDI, é um captador que converte o sinal analógico pra digital no protocolo MIDI. O sintetizador fica no núcleo de DSP da pedaleira ou módulo MIDI.

    Você pode conectar a guitarra na interface MIDI do seu PC e gravar um solo de saxofone usando os VST´s, sem ter que escrever partituras. Você pode conectar a guitarra até em um teclado comum e usar os timbres MIDI do teclado.

    Ou seja, você pode fazer coisas com a guitarra que usualmente precisaria de um controlador MIDI ou usar um software para sequenciar.

    As guitarras e violões da marca canadense Godin já tem esse tipo de captador e um jack de conexão MIDI de fábrica.

    Guitarras Godin com MIDI

    rafaelbretas
    Veterano
    # jun/07 · Editado por: rafaelbretas
    · votar


    O nome correto disso é 'Captador Hexafônico'

    Ele não é MIDI, ele apenas capta o som ed cada corda inividualmente e manda para a pedaleira processar, aí, se for o caso, você pode usar uma pedaleira ou módulo que converta o som para um informação MIDI.
    Mas muitos guitarristas usam Pedaleiras como as 'comuns', porém com simulação de guitarras e alguns efeitos que podem ser aplicados a cordas individualmente, e não ao som 'todo', assim você pode fazer acordes Pitch Shifter ou Octaver e o som fica idêntico a 2 guitarras tocando junto, sem aquela embolação dos pitch shifter comum. Além de poder mudar a afinação da guitarra à vontade (como já falaram aí em cima).

    Pedaleiras que aceitam captação Hexafônica: Roland VG-8, VG-88 e VG-99 (Além de alguns amplificadores antigões).
    Amplificador Vetta da Line-6 também funciona assim, mas apenas com as Variax. E a própria variax tem esse sistema de captação embutido, mas no caso é piezo, e não magnético.
    Parece que o POD XT Live tem uma entrada especial para a Variax, mas acho que ele não possui nenhum efeito hexafônico.

    Thiago Vianna
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    rafaelbretas

    Eu escrevi errado mesmo quando falei era MIDI. É bem como você falou: sai um sinal de guitarra "normal" com as cordas juntas e outro com sinais independentes. Mas acredito que essas sinais individuais são enviados de forma digital (não MIDI, mas digital).
    Como engenheiro eletrônico, posso dizer que é muito complicado carregar 6 sinais analógicos + sinais daquelas chaves (botões) presentes nesse captador sem causar algum tipo de interferência, pois se formam capacitâncias que podem causar defasamentos no sinal. E uma coisa fundamental em MIDI é o sincronismo. E se fosse só um captador, sem circuito algum, não tinha pq ser daquele tamanho. Mas eu tb posso estar errado.
    Abç.

    rafaelbretas
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    Thiago Vianna

    Eu não entendo muito de eletrônica, mas o sinal é analógico mesmo. Não sei como, sei que o cabo possui 13 fios dentro. Acho que seria inviável colocar 7 conversores A/D na própria guitarra... mas aí eu não entendo nada... hehe. Se souber até me fala que eu fiquei curioso agora.

    Isso de dissincronizar eu não sei, mas sei que até pouco tempo atrás as pedaleiras MIDI eram conhecidas pelo atraso na leitura do sinal e transformação dele em informação MIDI. Com os novos processadores não tem mais atraso, mas isso de capacitância (não entendo bulhufas mesmo) não deve ser significativo para causar defasamento.

    Um sistema totalmente digital é o maior sonho do todo guitarrista que usa sintetizador, aí seria possível dispensar aquele cabo pesado e CARÍSSIMO de 13 pinos.

    Slave of hell
    Veterano
    # jun/07
    · votar


    é isso que o raphael falou aí....e vc pode fazer doideras do tipo ...sei lá...bota os bordões com som de orgão de igreja e as primas com som de banjo...ou cada corda sintetizando uma coisa diferente!!uma orquestra de uma guitarra só(puta la merda!!!)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a que acessorio é esse?