Autor |
Mensagem |
Fernando de almeida Veterano |
# jun/07
Galera os calibres 009. 010 e 011 são os carros chefes para os fabricantes de cordas.
Além das tradicionais as híbridas 009 com as bordões 010 e híbridas 010 com bordões 011 são outro sucesso de vendas.
Recententemente a NIG lançou modelos signature que diponibilizam cordas 009.5, 010.5 e outras configurações malucas.
Minha experiência:
Na busca de novas opçoes de timbre, fiz algo que não se encontra no mercado ...
- Tentei aproximar o máximo possível os calibres das cordas primas com as bordões. Como? Comprei um jogo calibre 008 e um jogo 010. Peguei as cordas primas do 010 com as bordões do 008 e com isso aproximeni bem os calibres das cordas sol e ré, deixando a diferença de calibre de uma corda para a outra mais próxima.
- Tentei afastar o máximo possível os calibres das coras primas com as bordões. Como? Usei as cordas que sobraram dos jogos que comprei e as coloquei. O salto de calibre da corda ré para a sol foi gigante, ficando as prima muito finas e as bordôes muito grossas.
Coloquei uma configuração em cada guitarra minha.
Vou usar durante um tempo depois eu posto o resultado aqui.
Alguém já fez algo parecido???
|
AndréGuitarFS Veterano |
# jun/07
· votar
nuca ouvi falar,
oq vc espera obter com essa experiencia,
tipo um som mais encorpado?
|
# jun/07
· votar
AndréGuitarFS
oq vc espera obter com essa experiencia,
tipo um som mais encorpado?
Timbres, curto muito diferentes timbres .... Geralmente das cordas primas p as bordões o salto de calibre é grande dando uma diferença perceptivel de uma corda p outra. Com uma configuração vou tentar resolver isso e se o resultado é satisfatório.
Já na outra configuração vou distanciar mais ainda o calibre das cordas ...
|
Soulface Veterano |
# jun/07
· votar
Fernando de almeida
híbridas 010 com bordões 011
As híbridas 0.10 são com bordões de 0.12
|
# jun/07
· votar
Soulface
As híbridas 0.10 são com bordões de 0.12
Estou vendo o jogo da nig e a hibrida 010 tem bordões 011 ...
|
# jun/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar
As minhas cordas estão:
e 008
B 010
G 015
D 026
A 036
E 046
(notem o salto da corda SOL para a RÉ)
A outra está:
e 010
B 013
G 017
D 021
A 030
E 038
(notem como a proximidade de calibre entre as cordas estão mais homogêneas)
Sonoramente falando ainda tenho que fechar minha conclusões ... toquei pouco ... mas conforme for vou atualizando aqui.
|
# jun/07
· votar
Algum comentário ???
Acharam interessante???
|
Henrique S. Veterano |
# jun/07
· votar
Fernando de almeida
Interressante essa sua idéia, acho que nos acordes principalmente vai ficar uma maluquice com os bordoes mais encorpados e as primas bem "magrinhas" hehe.
Mas uma pergunta: Não vai f*** com o braço, já que a tensão final vai ficar bem diferente?
|
# jun/07
· votar
Henrique S.
Mas uma pergunta: Não vai f*** com o braço, já que a tensão final vai ficar bem diferente?
Somei os calibres e serão diferentes dos que estou acostumado a usar (009 tradicional ou 009.5 signature do Sidney Carvalho da Nig) mas não será muita ... oque uma abaixou a outra subiu e vice versa ... dá pra acertar na ponte ... o braço é forte e tem o tensor para ajudar. ...
|
# jun/07
· votar
Primeiras impressões:
As minhas cordas estão:
e 008
B 010
G 015
D 026
A 036
E 046
As cordas primas estão muito mais duras que as bordões ... quanto a timbre, p bases não ficou legal pois as primas parecem ter muito mais volume de som do que as bordões ... p solo gostei muito, a pouca diferença de calibre deu uma textura legal ao som e não se sente muito a passagem das cordas D para G, muito legal.
|
# jun/07
· votar
Fernando de almeida
As minhas cordas estão:
e 008
B 010
G 015
D 026
A 036
E 046
Novamente ontem no studio tive algumas dificuldades com esse arranjo...
|
Mega Veterano |
# jun/07
· votar
intrigante...
|
# jun/07
· votar
As minhas cordas estão:
e 008
B 010
G 015
D 026
A 036
E 046
Não sei se estou me adaptando mas ontem à noite eu estava estudando e tanto sons clean e sons dist. ficaram bons. Mas ainda sinto um desconforto qto a bends nas cordas primas, qto a som a passagem das bordões para as cordas primas são legais, mas a diferença de dar bends nas bordões (macio, fácil) e das bends nas cordas primas (duro) é brutal.
|
# jul/07 · Editado por: Fernando de almeida
· votar
As minhas cordas estão:
e 008
B 010
G 015
D 026
A 036
E 046
Ontem consegui estourar a corda ré (D 026).
|
belinox Veterano |
# jul/07
· votar
Abre seu olha pois se não fizer um excelente ajuste vai torcer o braço da sua guitarra o que eh irreversivel... Mto mais grave que um empeno...
|
# set/07
· votar
belinox Abre seu olha pois se não fizer um excelente ajuste vai torcer o braço da sua guitarra o que eh irreversivel... Mto mais grave que um empeno... Valew pelo toque...
Bom o teste com a configuração:
e 010 B 013 G 017 D 021 A 030 E 038
Cordas primas muito duras em relação às bordões ... geralmente é o centrário ... Para base+solo clean e para solos de rock está muito true .... Para bse de rock falta peso nos powerchords ....
|
Ant-- Veterano |
# set/07
· votar
quer uma experiência legal? Coloque a corda G de um encordoamento 011 no lugar da D de um encordoamento 008 ou 009. Pelo menos nas 4 cordas de baixo não vai mais existir a diferença de timbre.
|
Mickey Mouse IV Veterano |
# set/07
· votar
Como se você sentisse a diferença disso ouvindo o som.
Nego que fala que isso influencia no timbre viaja demais, pq a maoria não sabe diferenciar nem o básico, que dirá isso.
AFF.
|
# set/07
· votar
Ant-- quer uma experiência legal? Coloque a corda G de um encordoamento 011 no lugar da D de um encordoamento 008 ou 009. Pelo menos nas 4 cordas de baixo não vai mais existir a diferença de timbre. Vc já fez isso???? Bom eu já vi caras usando a corda D de um encordoamento 009 e usar no lugar da g de um jogo 011 ... isso é pra som pesado ....
Mickey Mouse IV Como se você sentisse a diferença disso ouvindo o som. Sim dá diferença .... São timbres diferentes .... e pra tocar tb vc sente diferença ...
Nego que fala que isso influencia no timbre viaja demais, pq a maoria não sabe diferenciar nem o básico, que dirá isso. Sim, concordo que tem gente que não sabe nem diferenciar nada com coisa nenhuma ... Não é o meu caso, testei e senti as diferenças ....
|
# set/07
· votar
e 010 B 013 G 017 D 021 A 030 E 038
Para ter mais peso nos power chords, com essa configuração tive que ajustar a equalização no ampli e no GE-7.
|