Blues - Work Songs ( ajuda ). . .

    Autor Mensagem
    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/07


    Eu queria saber os nomes de alguns standarts/clássicos do Blues, mas que fossem canções de trabalho. Eu preciso que sejam realmente canções de trabalho. Como é coisa muito antiga e está nas origens do estilo, eu não sei se existem Blues clássicos/standarts que sejam Work Songs...

    Se tiverem tab e/ou partitura ajudaria e muito...

    Valeu!!!

    Curly
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    james_the_bronson

    procure as gravações do Leadbelly, ele é 100% isso aí que vc quer, work songs é com ele mesmo, passou a metade da vida na cadeia

    Curly
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    james_the_bronson

    a mais conhecida de todas as work songs:

    http://www.youtube.com/watch?v=DuzdTHOE67k

    Curly
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Curly
    · votar


    Explicaçãozinha: work songs eram as canções que os presidiários cantavam enquanto executavam trabalhos forçados, tipo com a bola de ferro amarrada na perna e tudo... No clipe, quando o Leadbelly fala "Ha" é o tempo para os prisioneiros baterem as marretas todos juntos, então era assim, um (o líder) cantava e dava o ritmo para os outros, que eventualmente também cantavam as "respostas", o "Captain" da letra era o policial que vigiava os prisioneiros !

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Curly

    Putz, matou a pau, esculachou, valeu, muito obrigado...

    Curly
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    james_the_bronson

    blz ! esqueci de falar que work songs não é só de presidiário, é claro que a origem delas é o trabalho escravo, por isso se popularizaram nas plantações de algodão dos EUA, dando origem posteriormente ao Blues e demais estilos da música negra

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Curly

    Sim sim, valeu!!!

    Aí, o que ele fala no começo desse vídeo aí???

    Curly
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: Curly
    · votar


    james_the_bronson

    ele fala +/- o seguinte:

    "este é um tipo diferente de canção, pegue essa marreta e leve para o capitão e diga que eu me fui, toda a vez que disser ha a marreta desce, a marreta soa e nós entramos no swing, e então nós cantamos, caras me dêem um descanso !..."

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Curly

    Putz, muito obrigado!!!

    SaldanhaPessoa
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    acho mto legal ir atrás da história dos estilos q se gosta de tocar. Sou blueseiro há algum tmp, e quanto mais aprendo sobre a história do Blues e dos seus representantes mais cresço dentro do estilo. Belíssimo o tópico.

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Aquela "Pick a Bale o Cotton" é foda também...

    Mas quando busquei a letra dela, encontrei variações na letra/título na palavra "bale", que aparecia como "bail" também. Alguém sabe o que significa???

    Acho que "bail" pode significar "balde". Será que é isto mesmo???

    Valeu aí!!!

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # mai/07
    · votar


    Aquela "Pick a Bale o Cotton" é foda também...
    Cara tem um video do Leadbelly cantando isso no youtube, na unica gravação dele que se tem conhecimento... que é uma coisa absurda.
    Ele muda muito rapido de ritmo, e fica uma coisa frenetica é simplesmente genial.

    buddy guy
    Veterano
    # mai/07 · Editado por: buddy guy
    · votar


    james_the_bronson
    O irmão,procura por coisas do( Robert Johnson).Que o blues que ele fazia era mais rústico e mais original.Ele serviu de referência para muito bluseiro, que vêio depois dele.Não sei ,se vc vai curtir.Pois a coisa é bem "raizão" mesmo.Tem também Albert king,Stevie Ray Vaughan,B.B.King.E procura pelo meu "chará",BuddyGuy.O meu "chará",é a maior lênda do blues ainda vivo! Estes últimos que citei ,são "baluartes" do blues mesmo.Espero ter ajudado.Abraços!!!!!

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    ServeTheServants

    Eu vi essa daí mesmo, acho que tem outra versão, não sei se é dele. Eu baixei num site e é incompleta, é um galerão cantando, tem uma mulher com uma voz esquisita, e no final tem um corte de repente na música. E o andamento não fica tão frenético assim...

    buddy guy

    Eu sei, mas as músicas do Robert Johnson não são work songs até onde eu sei. Eu até tenho algumas dele desde um tempão ( "Crossroads", "Me and Devil Blues", "Drunken Hearted Man" ), mas não ia servir para o que eu quero ;) ...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Jesus is on the Main Line, essa é foda.

    Atum Bluesman
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    james_the_bronson
    Cara você não tem ideia do azar que deu, eu tinha um cd que se chamava penitentiary blues(algo parecido) só com blues antigos(bem antigos) nesse estilo.

    Gambá do Rock
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Video: "Leadbelly - Take this hammer"

    Achei maneiro o cara ser tão tosco, que amarra uma cordinha como correia do violão bem na tarracha!!!

    Adorei isso!

    Gambá do Rock
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Leadbelly - Pick a Bale of Cotton (1945)






    ServeTheServants
    Cara tem um video do Leadbelly cantando isso no youtube, na unica gravação dele que se tem conhecimento... que é uma coisa absurda.
    Ele muda muito rapido de ritmo, e fica uma coisa frenetica é simplesmente genial.


    Exatamente!!!
    O cara manda muito!

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Atum Bluesman
    Cara você não tem ideia do azar que deu, eu tinha um cd que se chamava penitentiary blues(algo parecido) só com blues antigos(bem antigos) nesse estilo.

    Pô, mas relaxa, acho que vou levar esse Leadbelly mesmo...

    Valeu pela atenção!!!

    Jesus is on the Main Line

    De quem é???

    james_the_bronson
    Veterano
    # mai/07
    · votar


    Leadbelly - Pick a Bale of Cotton (1945)

    Alguém sabe qual é o primeiro verso dessa versão???

    Tipo, porque eu encontro várias versões da letra ( é tipo uma música folclórica mesmo, cada verso o cara varia "buddy", "papa", "friend" ). Mas nenhum verso parecia com o primeiro...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Blues - Work Songs ( ajuda ). . .