Autor |
Mensagem |
Zeri Veterano |
# mai/07
E ai galera blz, resolvi fazer esse tópico aqui onde eu vou deixar uma aula aki com gravação (não repare o timbre) dos shapes e de uns licks sobre uma escala que possue uma sonoriadade bastante agradavél, e que é ultilizada em vários estilos musicais, a penta m6.
O primeiro passo é saber como ultilizar a penta m6, Como jah sabemos dentro de uma campo harmonico podemos extrair pentas maiores do Primeiro, Quarto e Quinto grau, (e suas respectivas menores). Exemplo
Se temos uma progressão em C maior/ C- Am - F - G
Podemos improvisar usando as pentas de C, F e G ou Am, Dm e Em. A penta m6 se encaixa melhor geralmente no segundo grau do campo no caso (D), porem nada nos impede de improvisar usando as seguintes pentas, Dm6, Am6 e Em6. (lebrando q no caso dessa progressão não ah nenhum acorde com notas dissonantes a sua triade.. então ultizar uma penta m6 pode ficar um pouco estranho (minha opnião). Antes de continuar quero saber de vcs se o assunto do tópico interessa vcs ou devo parar por aqui? Se eu por acaso falar alguma merda por favor me corrigam e sintam-se a vontade pra acrescentar e perguntar... vlw
|
Rapha_krust... Veterano |
# mai/07
· votar
mozart mello fazendo escola.....
\o/
muito rulez eu já conhecia uma puta sonoridade!
|
Zeri Veterano |
# mai/07
· votar
Rapha_krust...
\o não entendi o q vc quis dizar kra huhauhahuahua eu sou meio lerdinho... devo prosseguir.. flw
|
Rapha_krust... Veterano |
# mai/07
· votar
Zeri
Mozart mello mostra essa escala numa das video aulas dele...
|
Zeri Veterano |
# mai/07
· votar
ah vou prosseguir.. se naum, tiver mt gente interessado eu fecho,
Formação da Pentatônica m6
Ela deriva do modo dórico, onde substitui-se a 7ªmenor pela 6ª menor nota caracteristica desse modo.
Penta m6: T 3b 4 5 6
Agora vai um exemplo da da penta Am6
e---------------------5-8--------------------------------
B-----------------5-7------------------------------------
G-------------5-7----------------------------------------
D---------4-7--------------------------------------------
A-----5-7------------------------------------------------
E-5-8----------------------------------------------------
http://rapidshare.com/files/33898999/Shape_penta_am6.mp3.html
Audio do shape de Am6
Galera vou ter q estudar a tarde inteira agora... a noite vou por o resto do shapes + audio, depois um improviso e alguns licks.. flw
|
Zeri Veterano |
# mai/07
· votar
Rapha_krust...
Saquei mozart mello arrebenta \o/
|
ErickJeronimo Veterano |
# mai/07
· votar
Zeri
Pode crer velho, isso é interessante principalmente pra mim que não manjo quase nada de teoria :P
|
Zeri Veterano |
# mai/07
· votar
jah vou continuar a postar aki... so preciso terminar de estudar.... ErickJeronimo
|
Zeri Veterano |
# mai/07
· votar
Lick1
|
nyurig3 Veterano |
# mai/07
· votar
Zeri
valeu mesmo cara, eu gosto bastante desses topicos didaticos
como ficaria o improviso dessa escala no campo armnico de Em?
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
· votar
Só pra ser chato com voce e atrapalhar teu topico.
Pentatonica é Maior ou Menor.
O que voce chama de Penta m6, na verdade é um dório !!
hehehehhe
Ok Ok Ok, sem ser tão chato, esta é apenas minha opinião teorica a respeito do assunto !!!
|
pedrobrito Veterano
|
# mai/07
· votar
JoeCruzGuitar
Dórico tem 7 notas.
|
LeandroP Moderador |
# mai/07
· votar
É legal usar uma penta Dm7 na mudança do acorde F pro G (anacruse, eu acho :P), e repousar na 6a da penta (nota B) no tempo forte do compasso do G... cai na 3a do acorde G.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
· votar
pedrobrito
é ai que tá hehehe
Dorico, pode ter até 3 notas pra mim
se tiver uma tonica, uma terca menor e uma sexta, já considero como dorico
hehehe
deixa pra lá q este assunto dá pano pra manga até o raiar do sol
|
Quico Veterano |
# mai/07
· votar
Zeri
Se eu por acaso falar alguma merda por favor me corrigam
....onde substitui-se a 7ªmenor pela 6ª menor....
substui-se pela sexta maior
|
belinox Veterano |
# mai/07
· votar
JoeCruzGuitar
Se vc considera as escalas assim então pentatônica nenhuma existe uai... Nem diatônicas existem....
Soh existem escalas cromáticas...
|
LeandroP Moderador |
# mai/07 · Editado por: LeandroP
· votar
belinox
Acho que você não entendeu o que ele quis dizer.
Ele só precisa de 3 notas pra considerar "dórico".
Uma tônica, uma terça menor e uma sexta maior já dá pra caracterizar como dórico. Vai depender da quinta. Se ela for justa é dórico, se ela for diminuta, é tétrade diminuta (porque aí a sexta passa a ser a sétima diminuta), e se a quinta for aumentada, então é melhor rever essa terça menor... pode ser nona aumentada.
3 notas podem ser suficientes pra "matar a jogada".
|
thms555 Veterano |
# fev/13
· votar
cade os outros shapes?
|
thms555 Veterano |
# mar/13
· votar
cara, to procurando os shapes da M7 e m6 será que alguém pode me passar? Procurei em um milhão de tópicos mas ngm tem os shapes pra mostrar.
|
LeandroP Moderador |
# mar/13 · Editado por: LeandroP
· votar
thms555
Penta Am6
e---------------------------------5--8-- B---------------------------5--7-------- G---------------------5--7-------------- D---------------4--7-------------------- A---------5--7-------------------------- E---5--8--------------------------------
e-----------------------------------12--14-- B---------------------------13--15---------- G-------------------11--14------------------ D-----------12--14-------------------------- A---12--15---------------------------------- E-------------------------------------------
Penta A7
e------------------------------5--7-- B------------------------5--8-------- G------------------4--6-------------- D-------------5--7------------------- A--------4--7------------------------ E---5--7-----------------------------
e-----------------------------------12--15-- B---------------------------12--14---------- G-------------------12--14------------------ D-----------11--14-------------------------- A---12--14---------------------------------- E-------------------------------------------
Ainda tem mais desenhos (shapes), mas esses são os mais comuns. Pegue as notas da escala e desenhe outras formas.
Pra facilitar bastante, pegue os 5 desenhos do acorde Am6 e do acorde A7 e as notas da pentatônica estão no próprio acorde, com as notas em volta dos mesmos.
|
thms555 Veterano |
# mar/13
· votar
Po cara, eu queria os 5 shapes iguais o da m7, eu sei que pode parecer folga minha mas tem gente que tem muito material aqui e não perderia nem 5 minutos fazendo isso, um tempo q eu posso ta fazendo outras coisas (inclusive não relacionado a musica). Então, se alguma alma caridosa pudesse me passar os shapes, ficaria muito grato.
|
LeandroP Moderador |
# mar/13
· votar
thms555
Você tem os shapes da m7 com você?
|
LeandroP Moderador |
# mar/13
· votar
thms555
Se você tem os shapes das pentas m7, basta identificar onde estão as 7as no desenho e baixar um semitom delas (uma casa).
Desta forma, além de obter uma 6a, você coloca em prática o seu conhecimento de intervalo, que no fim das contas valerá mais que qualquer shape que você estudar. Eu procurei nas minhas coisas, e infelizmente não encontrei. Tente dessa forma como eu te falei.
|
ReverseBend Membro Novato |
# jan/19
· votar
Aula excelente do Marcelo Barbosa, sobre Penta m6:
Vídeo Aula (Penta m6) - Marcelo Barbosa
|