Autor |
Mensagem |
IguanaLesPauls Veterano |
# mai/07
E ae gente, estou fazendo esse tópico para juntarmos informações, dicas e instruções de como regular a guitarrra em casa...
Eu faço esse apelo em especial pra ver se alguem poder me ajudar danda dicas com a regulagem da ponte Tune-o-Matic(Les Paul)... Se alguem pouder ajudar ou contribuir com uma infortmação fico muito grato..
|
Headstock invertido Veterano |
# mai/07
· votar
a minha guitarra é strato
e a que pretendo comprar é floyd
portanto nisso eu não posso te ajudar
nao sei nada sobre essa ponte.
mas aí vai uma dica
quem tem escala em Jcarandá(popular Rosewood)
se faltou o óleo para hidratar.
esprema meio limão em um copo
coloque a mesma quantidade de óleo de cozinha
passe com uma esponja na escala da guit
é ótimo
e é sério
espero ter ajudado
|
guga1987 Veterano |
# mai/07
· votar
Acho q vai ajudar, mas ta em italiano! =/
http://www.guitarmigi.it/avanzato/avanzato_gibson.aspx
|
CaioPrimo Veterano |
# mai/07
· votar
Headstock invertido
jah ouvi sobre estas, no site do Edamar ele vende 1 oleo de limao para passar nas escalas, e nas cordas, cobra o olho da cara, vou testar esta sua receita em breve x)
|
Me Wise Magic Veterano |
# mai/07
· votar
Headstock invertido
é pra passar nas escalas e na corda?(desculpe a pergunta besta)
|
Soulface Veterano |
# mai/07
· votar
Esse link tem dicas pra caramba!
|
mazellan Veterano |
# mai/07
· votar
Soulface
Ele vai responder:
"mas eh pra evitar a fadiga....."
|
# mai/07
· votar
Soulface
Ms é pra evitar a fadiga...
|
mazellan Veterano |
# mai/07
· votar
IguanaLesPauls
hauhauahuah......
tem uma comu no orkut d luthiers....
lah tem bastante coisa sobre regulagens....
|
# mai/07
· votar
mazellan
valeu, vo procurar agora
|
# mai/07
· votar
mazellan
Como é o nome da comunidade?
|
mazellan Veterano |
# mai/07
· votar
IguanaLesPauls
http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=112528
|
Pedro Luthier Veterano |
# set/08
· votar
Caro Iguana Lespaul, na ponte estílo Tune-o-matic é muito comum a perda de afinação, isso ocorre devido a folga de rosca presente nos pivos de sustentação. O problema pode ser solucionado da seguinte forma:
1º solte ou remova as cordas 2º verifique se existe folga na rosca do pivo de sustentação 3º se a resposta for sim ,retire os pivos , e coloque sobre a rosca algumas voltas de veda rosca ( do tipo teflon). 4º coloque novamente e verifique se a folga foi eliminada, caso contrário repita todo o processo.
Existem casos em que as buchas que vão presas ao corpo sobem devido a pressão das cordas. Sendo assim ,é necessário um encherto de madeira e uma nova furação. A nova furação deve ser feita com furadeira vertical, ser for feita com a furadeira manual o ângulo do furo não sairá correto ,podendo danificar a pintura e agravar ainda mais o problema. Se não possuir esta ferramenta não faça este procedimento, por favor leve a um luthier de sua confiança.
|
# set/08
· votar
Me Wise Magic é pra passar nas escalas e na corda?(desculpe a pergunta besta) Eu particularmente só uso na escala...
|
diego gr Veterano |
# set/08
· votar
Pedro Luthier na ponte estílo Tune-o-matic é muito comum a perda de afinação, isso ocorre devido a folga de rosca presente nos pivos de sustentação não sabia disso pensei que a minha perdesse afinação por ter hardware vagabundo mesmo
|
be5 Veterano |
# set/08 · Editado por: be5
· votar
caramba mano, esse Pedro Luthier é profissional... em ressucitar tópicos!!!
tá loko viu xD
|
Sabak Veterano |
# set/08
· votar
Headstock invertido esprema meio limão em um copo coloque a mesma quantidade de óleo de cozinha
passe com uma esponja na escala da guit
LEGAAAAAAAAL cara! dahora! não sabia disso! vo passa em todas! tenho uma há mais de 6 meses e nunca passei nada... :P
Agora, uma pergunta! Não adiciona água?? nem uma gota de água? Só limão e óleo mesmo??
|
Sabak Veterano |
# set/08
· votar
be5 né não! xDD
|
ViniMGS Veterano |
# set/08
· votar
Pedro Luthier na ponte estílo Tune-o-matic é muito comum a perda de afinação, isso ocorre devido a folga de rosca presente nos pivos de sustentação não sabia disso pensei que a minha perdesse afinação por ter hardware vagabundo mesmo
tá loko viu xD
Você não vio que a explicação dele serviu de ajuda? Pedro, que tal reunir alguns desses seus conhecimentos e reunir em um tópico? Seria muito útil.
|
Anonimo19 Veterano |
# set/08
· votar
IguanaLesPauls
Headstock invertido ....olho de cozinha enferruja as cordas ... Usa um Óleo de peroba sem as cordas... só pra da uma hidratada na madeira da escala.... flw
|
joao b. Veterano |
# set/08
· votar
Ae pessoal, quanto a ponte "Tune-o-Matic(Les Paul)" não conheço. Mas de hidratação e limpeza de escalas, um pouco. Meu luthier me orientou a usar uma mistura de "Óleo de cozinha, Limão e Álcool Isopropílico". É que o ácool isopropílico por ser extremamente volátil, limpa os poros da madeira e evapora rapidamente, permitindo a penetração do Limão, agente que irá combater asujeira e do óleo de cozinha, que por sua vez deixará a escala hidratada.
Obs: NÃO PASSEM ESSA MISTURA NAS CORDAS!
Limpeza de cordas é feita toda vez que acabar de tocar, com um tecido macio. Mas não pode ser flanela, pois as plumas poderão ficar grudadas nas cordas com o suor das mãos, causando problemas.
Abração pra todos, espero ter ajudado!
:)
|
# set/08
· votar
Sabak
Só oleo e limão mesmo, o proprio suco de limão contém água...
Anonimo19 olho de cozinha enferruja as cordas ... Usa um Óleo de peroba sem as cordas... só pra da uma hidratada na madeira da escala.... flw
Cara, eu não disse que era pra passar nas cordas e sim para hidratar a escala...
|
diego gr Veterano |
# set/08
· votar
Pedro Luthier Bah velho continua postando os bagulho que tu sabe ae pra ajudah a galera Tem gente que só enche o saco, em vez de ler os posts fica cuidando as datas pra ver quem upou, só pra encher mesmo
|
Pedro Luthier Veterano |
# out/08
· votar
tá loko viu xD
E aí B5 , tá com bronca porque, respondi a pergunta do dono do tópico, se você não leu ,leia. Não é permitido a repetição de tópicos, portanto é normal encontra-mos tópicos antigos quando fazemos buscas. Se você clicou na pergunta foi porque você não conhecia a resposta, deveria estar contente com as informações. Caso não saiba ,mesmos em tópicos antigos podemos encontrar informações interessante, caso contrário não haveria porque arquivá-las.
|
diego gr Veterano |
# nov/08
· votar
tooooooomaaaaa! haha
|
Diino Veterano |
# nov/08
· votar
Headstock invertido
essa mistura louca é pra passar em qlqr escala? ou só alguma específica? a minha é ébano, é recomendável?
abç!
|
Pedro Luthier Veterano |
# nov/08
· votar
essa mistura louca é pra passar em qlqr escala? ou só alguma específica? a minha é ébano, é recomendável?
Diino ,Utilize somente óleo de limão [img]img?s=MLB&f=70275883_7569.jpg&v=P[/img] Ou óleo de peróba [img]http://shallomlimp.com/imagens/592.gif[/img]
O último é facilmente encontrado em lojas e supermercados é barato e não estraga a escala, pois não é a base de água. Aplique o produto sobre uma escova ( pode ser de dente mesmo) e faça movimentos circulares sobre a escala.
|
Del-Rei Veterano |
# mar/10
· votar
bom... Sei que o topico é antigo, mas vou perguntar... Hehe...
O oleo com limao pra passar na escala... Posso passar sobre toda a escala despreocupado, ou tenho que proteger os trastes? Disseram q pode enferrujar as cordas.. Entao é provavel que enferruje os trastes tmb... Ou nao?
Abraços
|
Sir.Paulo Veterano |
# mar/10
· votar
Del-Rei
Pegue uma escova de dentes velha você esfrega a escala pra tirar aquela sujeira que fica empregnada entre os trastes.
Depois retire o excesso de óleo com um pano limpo!
Limpe bem os trastes se nao enferruja mesmo!
|
Sir.Paulo Veterano |
# mar/10
· votar
Del-Rei Tua escala é clara ou escura?
|