Autor |
Mensagem |
Kleber Blacklock Veterano |
# mai/07
Pessoal, fuçando no site da digitech (internacional) descobri como mudar a afinação da guitarra usando a pedaleira (RP-80) e tenho certeza absoluta que isso será extremamente útil para todos os que tem essa pedaleira e usam guitarras com ponte do tipo Floyd Rose. Graças à calibragem do pedal de expressão, usando o efeito Whammy consegue-se descer a afinação em meio tom exato, ou um tom inteiro, conforme preferir.
Segue abaixo as instruções de como se fazer isso:
Descendo de E para Eb: ao editar o patch em questão, na opção "Chorus/Mod" iremos escolher a opção "h3" (h minúsculo, por favor, iremos trabalhar com a opção 3 do módulo Whammy). Ao chegar no modo de edição do pedal de expressão, ele oferece várias opções, entre elas volume, ganho e a outra opção automaticamente irá acender a luz referente ao "Chorus/Mod" (ele acende a luz referente ao efeito que você está associando ao pedal de expressão, ao acender a luz do "Chorus/Mod" quer dizer que o pedal de expressão estará trabalhando com o Whammy que foi o efeito selecionado para esse banco de efeitos). Clicando no botão "edit" para a esquerda ele irá oferecer a opção de regulagem de alcance do pedal de expressão, vai de 1 (ou 0, não me lembro agora se a calibragem começa no 1 ou no 0) à 99, coloque de 1 (ou 0) à 35.
Pronto, ao usar o pedal de expressão, quando na posição levantada ele irá tocar com a afinação normal, ao acioná-lo até o final ele irá tocar com a afinação de meio tom abaixo.
Descendo de E para D: o procedimento é o mesmo usado acima, a diferença é que a regulagem do alcance do pedal de expressão será de 1 (ou 0, não me lembro agora se a calibragem começa no 1 ou no 0) à 45.
Pronto. Espero ter ajudado.
|
r2s2 Veterano |
# mai/07
· votar
Kleber Blacklock
Não sei do seu, mas o meu pedal de expressão tá frouxo. Acho que minha empregada passou um tanque sobre ele. Mas excelente a dica, vou ver se dá certo lá hj
|
Raizen Veterano |
# mai/07
· votar
Esquema seria sair uma ponte com um motor e uns botões..vc escolhe sua afinação e sozinho ele regula a afinação /o/
|
# mai/07
· votar
r2s2
Cara, isso deve ser efeito da pedaleira, hehe... O meu tem o mesmo problema, ele fica com uma "folga" bem pequena até acionar para frente ou para trás... Pensei que fosse só o meu, fico mais feliz de saber que é padrão do pedal, hahaha...
Raizen
Concordo com você... E digo mais: a ponte deveria "girar" sobre o próprio eixo, tendo de um lado uma Floyd Rose e de outro uma ponte fixa, hehe... Enquanto não bolarem isso, continuaremos nos desdobrando encontrando soluções de baixo custo (essa da RP-80 eu particularmente achei o máximo, rapidinho mudo a afinação dela sem nem tocar nas tarrachas)... Valeu!!!
|
Fernando de almeida Veterano |
# mai/07
· votar
Kleber Blacklock
Legal ... eu já tive a RP-300A e usava os recursos de mudança de afinação.
|
Racso Veterano |
# mai/07
· votar
Putz...tava tentando fazer isso na POD XT Live mas não consegui...
|
# mai/07
· votar
Racso
Caramba, o POD tem Whammy? Se tiver, acredito que dê para calibrar o alcance do pedal de expressão também, aí dá para fazer esse esquema... Cara, só eu sei como quebra um galha lascado...
|
pr0view Veterano |
# mai/07 · Editado por: pr0view
· votar
Caramba, o POD tem Whammy?
Ve ai o video do Michel Top usando whammy da XTL
O whammy da pod eh dahora mas nao tem o msm alcance de oitavas do da Digitech, certo?
alguem me corrija
|
paulgilbert Veterano |
# mai/07
· votar
Caramba, o POD tem Whammy?
chama tipo BENDER
|
Gambá do Rock Veterano |
# mai/07
· votar
Kleber Blacklock
Se baixar muito o tom, causará um lag característico do processamento do efeito.
|
# mai/07
· votar
Gambá do Rock
Na verdade mesmo com 1/2 tom abaixo o lag já é perceptível (apesar de pequeno), porém há de convir que dá para aguentar um laguizinho meia boca para não ter que baixar a afinação na própria guitarra (ainda mais se tiver Floyd Rose), concorda?
|
paulgilbert Veterano |
# mai/07
· votar
postem vídeos cara
meu professor tinha uma rp7 que ele usava efeito assim, ficava bem legal
|