Autor |
Mensagem |
Foukez Veterano |
# mai/07
As vezes eu vejo o pessoal falando que trocou o potenciometro da guitarra pq o que tinah antes era 'fraco'.
Queria saber pra que que se troca os potenciometros da guitarra,no que que isso melhora ?
|
Fox_scc Veterano |
# mai/07
· votar
Nem melhora nem piora, no máximo pode mudar um pouco o timbre, o potenciometro só deve ser trocado quando estiver ruim, ou seja, chiando ao movê-lo, ou em caso de troca del captadores de single para humbucker ou vice-e-versa.
|
alfredmad Veterano |
# mai/07
· votar
Foukez
Vc alguma vez já precisou de mais grave ou agudo mais o potenciomentro te deixou no meio do caminho? E as mudanças de volume ou tonalidade vc já sentiu que eram muito bruscas ou tão sultis q foram quases imperceptiveis?
Os potenciometros de marca fazem toda a difrença para timbrar um instrumento. Compença gastar 30 reais em um da Gotoh para ter um som versátil e que te agrade.
|
LeandroP Moderador |
# mai/07
· votar
alfredmad
Compença gastar 30 reais em um da Gotoh para ter um som versátil e que te agrade.
Pô, mas um potenciômetro Gotoh não custa nem 10 paus...
Mas acho que você está certo.
|
Henrique S. Veterano |
# mai/07
· votar
Não só o potenciometro, mas no caso do Tone, o capacitor ligado tambem influencia, e no volume da pra faze algumas modificaçoes....
Potenciometros bons são os Alpha, gotoh ainda nem procurei mas 30 conto se for de 1Mohm ainda acho carissimo.....
|
alfredmad Veterano |
# mai/07
· votar
LeandroPanucci
Dei uma conferida no site do Edmar Luighi: Potenciometros de 250k e 500k estão R$18,00 e os Push-pull estão R$39,00.
Até!
|
alfredmad Veterano |
# mai/07
· votar
Obs: Os preços são da marca Gotoh.
|
Soulface Veterano |
# mai/07
· votar
CTS tb são fodas!
|
LeandroP Moderador |
# mai/07
· votar
alfredmad
Minha nossa... é por isso que não compro nada com esse cara... além de não responder os e-mails, enfia a faca numa bostinha dum potenciômetro de merda, quer dizer, de marca.
|
Junior Sousa Veterano |
# dez/12
· votar
Qual a diferença do potencimetro normal para o potenciômetro pushpull
|
Spect Veterano |
# dez/12
· votar
Junior Sousa Qual a diferença do potencimetro normal para o potenciômetro pushpull
É um potenciômetro que também funciona como uma chave. O que essa chave vai fazer depende da ligação usada.
|
Junior Sousa Veterano |
# dez/12
· votar
valeu pela ajuda ai Spect !!
|
SkyHawk Membro |
# jun/17
· votar
Desenterrando esse aqui para um comentário.
Testem seus pots com multimetro sempre que possível, esse é um dos segredos de um bom som. Digo isso pois comprei um potenciômetro que sabia que seria vagabundo, a aplicação que vou usar não é guitarra e não faz muita diferença, mas quando fui medir o pot de 500k marcou apenas 390k !!!!! Um absurdo !!!!
Se fosse em uma guitarra seria um terror !!!
|
Ramsay Veterano |
# jun/17
· votar
SkyHawk Mesmo numa guitarra, a diferença sonora entre um pot de 390K e 500K é quase nenhuma, mínima e praticamente imperceptível.
|
SkyHawk Membro |
# jun/17
· votar
Ramsay Minha experiência prática mostra algo diferente, tinha uma strato com texas specials nunca ficava satisfeito com o som. Com uma dica do Bertola fui medir os pots e estavam fora de especificação, quando troquei por outros escolhidos com multimetro o timbre mudou totalmente.
|
JJJ Veterano
|
# jul/17 · Editado por: JJJ
· votar
Ramsay SkyHawk
No pot duplo TBX da Fender, temos 250K e 1000K (1M). A diferença é bem perceptível. Quanto maior a resistência, mais "aberto" fica o som. Além da resistência em si, ele tem um "circuitinho" acessório que deve acentuar um pouco mais essa diferença.
Agora... de 390K pra 500K... talvez até dê pra perceber, mas não o suficiente pra ser um "terror"... a menos que o pot seja vagabundo e dê ruído, mau contato, etc... aí é um terror mesmo!
OBS: estou falando apenas de circuito elétrico de GUITARRA PASSIVA!
|
Ramsay Veterano |
# jul/17 · Editado por: Ramsay
· votar
SkyHawk Concordo com o que o JJJ afirmou. Mas, acho que isso só é válido para guitarras e não para amps ou pedais. E digo isso pq instalei um pot push-pull de 500K na saída do meu pedalboard e com um resistor de 10K ligado nos contatos do push-pull que comutava a resistência de 500K do pot para apenas 10K. E o resultado foi que a queda no volume foi nenhuma, apenas o som com 10K ficou levemente mais fechado.
|
JJJ Veterano
|
# jul/17
· votar
Ramsay
Ah, sim, claro, estamos falando de guitarra... até coloquei uma obs lá pra nenhum doido mudar outros tipos de projeto elétrico, achando que dá na mesma... rs
|
ogner Veterano
|
# jul/17 · Editado por: ogner
· votar
SkyHawk Sei q um pot de 500 em strato pup alnico, traz muuuiiito mais briho/agudos pro timbre!! So um comentatio.. :) ja fiz isso em strats minhas...nao gostei, alguns fazem isso pra resolver o problema de timbre fechado quando reduzem o vokume da guita, eu resolvi colocando treble bleed nas strats todas
|
JJJ Veterano
|
# jul/17
· votar
ogner
Mas aí o pulo seria de 250K pra 500K.
|
Ismah Veterano |
# jul/17
· votar
ogner
Eu resolvi assim porque tenho mHSS, aí tenho 500k no volume e 250k nos dois tones que só atuam sobre os singles (até dei sorte pois o mHB é bem mais grave que os singles)...
|