Autor |
Mensagem |
cvcs Veterano |
# mai/07
Blza pessoal
Queria saber de vcs que tm mais experiencia, algumas dicas de como aprender a usar os modos gregos, como aplicá-los, ou como começar a
aprender as intenções
Pois toco a um bom tempo já, tenho decorados todos os formatos, sei onde localizar as notas de cada grau dentro de cada formato, mas nao sei como usa-los direito, a impressão que tenho é que uso sempre a mesma escala
Pelo que vi nos outros topicos, o pessoal se concentra mais em mostrar os desenho e explicar a lógica dos modos, mas não tem muito sobre como aplicá-los
Obrigado!!
|
Raizen Veterano |
# mai/07
· votar
Escuta Iron Maiden cara. Eles usam muitoooooooooooooooooooooooo Modos Gregos.
Pra saber aplicar, começa estudando harmonias, grava algumas coisas e improvisa em cima.
|
spainEL Veterano |
# mai/07 · Editado por: spainEL
· votar
Se você tem um acorde m7, um Am7 por exemplo... se utilizar uma escala de G maior sobre ele, você vai estar usando o modo dórico, se utilizar a de F maior, vai ser frígio, a de C vai ser eólio... falando beeeem por alto é isso aí... é claro que a harmonia influi na sonoridade final que vai gerar determinado modo... mas tem uns 300 tópicos falando sobre isso
|
spainEL Veterano |
# mai/07
· votar
http://www.youtube.com/results?search_query=frank+gambale+modes
Assista todos, preste atenção nas harmonias e nas escalas que ele usa sobre cada a acorde...
|
Felipe_Shevas Veterano |
# mai/07
· votar
Além do que citou o spainEL, vale dizer que você não precisa - nem deve- se prender aos modos gregos na hora de improvisar.
Você deve ver as coisas de duas maneiras: o Macro, que seria o acorde no contexto da harmonia.
E o Micro, que seria o acorde num contexto próprio.
Por exemplo. Faça uma gravação ou peça para alguém tocar retitivamente em Dó. Enquanto isso você aplica a escala de Dó Jônico sobre o acorde. Assim você estará analisando as coisas de uma maneira Macro. Perceba que algumas notas não soam muito bem, como a 4.
Para resolver isto, tente aplicar a escala de Dó Lídio sobre o acorde. Vai haver uma melhora, não total, mas significativa.
Busque suas proprias sonoridades.
Alguém disse uma vez "Não faz sentido praticar o que já sabemos".
Erre bastante. Pegue um tempo por dia e fique "errando" na guitarra. Viaje com ela. Isso lhe trará muitos benefícios.
|