modos gregos duvida e ja olhei a busca

    Autor Mensagem
    tuca
    Veterano
    # set/05


    eu por exemplo fiz uma base podre em C:

    C F G

    quando eu estiver no C eu uso C jonio depois quando eu for para o F eu uso F lidio e depois no G eu uso um G mixolídio?????????

    angus junior 2
    Veterano
    # set/05
    · votar


    isso eh uma estrutura de blues cara
    usa penta de Cm

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    sim angus mas eu quero saber se essas escalas iriam encaixar

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ou penta de Am(C)?

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ?

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ?

    angus junior 2
    Veterano
    # set/05
    · votar


    tuca
    pode ser tb

    jABUGApACATO
    Veterano
    # set/05
    · votar


    c jonio, f lidio e g mixolidio são a mesma escala, mesmas notas e mesma relação entre os intervalos... nessa base podre vc pode tocar dó a escala maior de dó, tomando cuidado para não "parar" em algumas notas, experimenta que vc se liga, é só perceber quando fica legal ou esquisito... uma dica, imagina o solo na cabeça depois canta o solo e tenta fazer igual na guitarra, não tem muito segredo...acho nada a ver esse lance de ficar pensando "agora vou mudar para o modo lidio, ops, agora já é pra ir no mixolídio, ah um acorde menor, o que faço? vou de eólio ou dórico?"... pensando assim voce não vai fazer música, só escalas sem muito significado... não sou ninguém pra achar que o que eu penso é o certo, essa foi só minha opinião, provavelmente muitos discordam...

    22222 oirartnoc oa
    Veterano
    # set/05
    · votar


    jABUGApACATO

    eu concordo em totalidade

    olha aki cara, dah uma olhada nessas fotos, tem q olhar um tempo

    http://members.home.nl/saen/Special/zoeken.htm

    prescot_san
    Veterano
    # set/05
    · votar


    22222 oirartnoc oa
    Ninguém cai nessa não cara

    U1000D
    Veterano
    # set/05
    · votar


    jABUGApACATO
    eu concordo com vc :)
    as teorias pegam muito forte. é uma decoreba.. mas não ajudam no processo criativo.

    abraços

    Marisco
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Usou a busca porra nenhuma...

    Eu mesmo já respondi uns 10 tópicos com a mesma pergunta!

    Deji
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Marisco
    hahaha

    Deji
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Modos gregos na pratica:

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/106850/

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/105863/

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    mas mano teoria pode ser uma merda mas eu naõ vou usar uma escala de A eólio para improvisar um cima de um F pq A eólio é menor

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    jABUGApACATO
    c jonio, f lidio e g mixolidio são a mesma escala, mesmas notas e mesma relação entre os intervalos...


    alguem me confirma se o q esse cara flw tá certo pq eu sempre achei q os modos tem intervalos diferentes

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    sendo assim como esse cara flw eu poderia todos os graus de C em cima de uma progressão como a minha de C já q todas as notas são as mesmas?

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    ou gente acho q entendi tanto faz qual modo pq todos vao se encaixar em todos os acordes já q(se a musica for tonal)as notas de todas as escalas irao derivar da jonio isso quer dizer por exemplo eu posso usar todos os shapes nessa progressão C F G já q todosestão em C

    é isso?

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    http://rapidshare.de/files/5328008/modos.gp4.html

    é isso vejam se eu entendi(to usando a escal de C jonio no gp4 mas usei todos os modos

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    alguem responde!

    Deji
    Veterano
    # set/05
    · votar


    tuca
    jABUGApACATO
    c jonio, f lidio e g mixolidio são a mesma escala, mesmas notas e mesma relação entre os intervalos...


    alguem me confirma se o q esse cara flw tá certo pq eu sempre achei q os modos tem intervalos diferentes


    Intervalos diferentes.

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    sim mais agora eu to entendo q se uma cadencia ta no campo de C eu não vou precisar uasar somente C jonio(shape) em C somente o F frigio em F e somente o G mixo em G eu entendi q vc pode usar o braçoi inteiro

    Johnny Favorite
    Veterano
    # set/05
    · votar


    Modos são apenas escalas derivadas da escala maior. Cada escala maior tem uma relativa menor derivada a partir do VI grau. Lembra? A escala de C, por exemplo, tem a de Am como sua relativa. Reveja abaixo.

    => (-----Escala de Am-----)
    =>C D E F G A B C D E F G A
    =>(---- Escala de C ------)

    A questão é simples: assim como posso construir uma escala contendo as mesmas notas a partir do VI grau, é possivel construi-las a partir de qualquer grau da escala maior. Há, portanto, 7 modos distintos de se tocar uma escala diatônica, iniciando-se em qualquer ponto da mesma. Se você iniciar em E, por exemplo, terá:

    E F G A B C D E

    Este modo, que se inicia no III grau da escala (E, no caso da escala de C) é denominado de modo Frígio. Grave o acorde de C enquanto você executa a escala no modo frígio, de E à E. Ela deve soar exatamente como a escala de C. Agora grave Em e repita a escala. Soa diferente? Mais alegre ou mais triste? Repita este mesmo procedimento iniciando em D. Toque a escala sobre o acorde de C e depois sobre o de Dm. Que tal o efeito? Esta escala iniciando no II grau é conhecida como modo Dórico.

    A tabela abaixo resume os modos com suas principais caraterísticas:

    Grau
    Nome
    Tipo (Acorde) - Ver lição V
    Característica Sonora

    I
    Jônico(=Jônio)
    Maior
    Imponente, majestoso, alegre

    II
    Dórico
    Menor
    "Weepy" - Musica country

    III
    Frígio
    Menor
    "Dark", "down" - "Heavy metal"

    IV
    Lídeo
    Maior
    Suave, doce

    V
    Mixolídeo
    Maior
    Levemente triste - Blues e rock

    VI
    Eólio
    Menor
    Escala Menor Natural - Uso geral

    VII
    Lócrio
    Menor
    Exótico, meio oriental


    O interessante agora seria que você construisse os 7 modos possíveis em cada uma das escala e, evidentemente, tocasse em seguida cada um deles.

    Neste sistema utilizou-se modos diferentes em um mesmo tom, isto é, as notas componentes de cada modo eram exatamente as mesmas e, por isto, oriundas da escala de um mesmo tom. Acontece que é também possível construir modos diferentes mantendo o I grau fixo e modificando o tom em cada uma delas, isto é, modos diferentes em tons diferentes. Regras básicas, a saber:

    Jônico = Escala Maior
    Dórico = IIIb e VIIb
    Frígio = IIb, IIIb, VIb e VIIb
    Lidio = IV#
    Mixolidio = VIIb
    Eólio = IIIb, VIb e VIIb
    Lócrio = IIb, IIIb, Vb, VIb e VIIb

    Mantendo C como tônica, por exemplo, cada um dos modos apresenta-se da seguinte forma:

    Jônico = C D E F G A B C Tom = C
    Dórico = C D Eb F G A Bb C Tom = Bb
    Frígio = C Db Eb F G Ab Bb C Tom = Ab
    Lidio = C D E F# G A B C Tom = G
    Mixolidio = C D E F G A Bb C Tom = F
    Eólio = C D Eb F G Ab Bb C Tom = Eb
    Lócrio = C Db Eb F Gb Ab Bb C Tom = Db

    tuca
    Veterano
    # set/05
    · votar


    vlw

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a modos gregos duvida e ja olhei a busca