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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
AFINAL COMO USA METRONOMO???????
TOCO QTAS NOTAS POR BATIDA?
EH UMA NOTA POR BATIDA?
EH UM COMPASSO POR BATIDA?
ALGUEM EXPLICA AE
Bom, não é tão complicado quanto parece, quer dizer, pode ser que seja ;)
Um lance é o valor da nota, outro é o tempo da batida.
Vamos dizer que voce escolha fazer um exercicio em compasso 4/4, a 80bpm
O denominador indica quantas semibreves terão no compasso, e o numerador indica o numero de tempos.
Concentre-se no numerador, num compasso de 4/4, voce tem 4 batidas dentro de um unico compasso.
Ok...
A semibreve vale 1 compasso inteiro.
A minima são duas no compasso.
A seminima quatro no compasso (ou seja, uma por batida no metronomo)
A colcheia oito no compasso (ou seja, duas por batida no metronomo)
A semicolcheia são dezesseis no compasso (quatro por batida no metronomo)
etc..., fusa e semifusa ainda.
Por exemplo, pra fazer o exercicio usando a figura semibreve, o metronomo vai tocar 4 batidas e voce vai tocar apenas uma nota a cada quatro batidas do metronomo. Toca a primeira, e nas outras 3 deixe a nota soar. Toque a nota seguinte, no tempo 1 do proximo compasso.
Pra usar uma minima, o metronomo vai bater 4 tempos, e voce vai tocar uma nota na primeira batida, a segunda soa a nota da primeira, a terceira voce toca outra nota, e a quarta soa a nota da terceira.
Pra usar uma seminima, o metronomo vai bater os mesmos 4 tempos, e voce vai tocar uma nota a cada batida.
Pra usar uma colcheia, a cada batida do metronomo, voce vai ter que tocar duas notas, ou seja, o metronomo bate 4 vezes, então voce no final da quarta batida tera tocado 8 notas.
Na semicolcheia, voce vai tocar quatro notas por batida, ou seja, o metronomo vai bater 4 vezes, e em cada batida voce tera tocado 4 notas, na ultima batida voce tera tocado um total de 16 notas.
E assim, sucessivamente, 32 na fusa, e 64 na semifusa heheheheh só louco mesmo pra fazer isso !!!
Muitos se enganam ao colocar o metronomo em 180bpms pra tocar coisas rapidas.
Eu acho mais eficiente pro controle ritimico, deixar o metronomo num beat baixo, e fazer o exercicio tocando todas as figuras ritimicas nesse batimento.
Pra mim é missão impossivel tocar fusa em 80bpm, ou seja, não precisa aumentar a velocidade de metronomo pra tocar rapido.
Aumentando a velocidade, o que te ajuda é que o metronomo comeca a bater o tempo mais rapido e isso apoia na acentuação das notas.
Mas em 180bpm, tocando rapidaço, o cara provavelmente estara usando a figura seminima. Dai pra frente, nessa velocidade, é impossivel tocar 8 ou 16 notas por batida de tempo no metronomo a 180bpm´s
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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
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representacao grafica
semibreve = 1
minima = 1/2
seminima = 1/4
colcheia = 1/8
semicolcheia = 1/16
fusa = 1/32
semifusa = 1/64
Vamos imaginar um compasso 4/4
Ele será assim :
||:..|..|..|..|..:||
Em todos os desenhos abaixo, as barras existem, e representam a marcacao do tempo do metronomo.
Cada barrinha destas do meio representa uma batida de tempo. É o que o metronomo vai fazer pra voce.
Pra fazer o exercicio usando a semibreve, vai ficar assim :
- Semibreve
||:...|...|...|...|..:|| batida do metronomo
||:..O..~..~..~..:|| notas tocadas
a bolinha é a nota que voce tocou, deixe esta nota soar nas proximas 3 batidas, lembre-se que a semibreve vale um compasso inteiro.
- Minima
Aqui muda, são duas notas por compasso
||:...|...|...|...|..:|| batida no metronomo
||:..O..~..O..~..:|| notas tocadas
as duas bolinhas representam as notas tocadas, como a minima vale dois tempos, toque a primeira nota e deixe ela soar até a proxima batida do metronomo. Depois toque a terceira nota, e deixe ela soar até a ultima batida. Ou seja, cada uma durou dois tempos.
- Seminima
||:...|...|...|...|..:||
||:..O..O..O..O..:||
blz, sem muito o que explicar, uma nota por batida
- Colcheia
duas notas por batida/tempo
||:..|....|....|....|....:||
||:..Oo.Oo.Oo.Oo..:||
- Semicolcheia
dobre a colcheia, serão quatro notas a cada batida
||:..|........|.......|.......|.......:||
||:..Oooo.Oooo.Oooo.Oooo.:||
As bolinhas representam a nota tocada, coloquei maisculo e minusculo só pra dizer outro lance importante que muitos não se atentam quando treinam digitacao rapida, mesmo com o metronomo.
A primeira de cada tempo é chamada de "nota cabeça"
Toque ela mais forte, e as outras mais fraco. Isso é o que dá a pulsação correta para a execução das figuras ritimicas.
E assim sucessivamente...
Os desenhos estão toscos demais hahahaha Espero que voce entenda a idéia.
E tenha em mente, que dei os exemplos baseados num compasso 4/4.
A matematica é a mesma, mas voce readequa os tempos e figura pros demais compassos. 2/4, 3/4, 5/4, 7/8, etc....
Além disto, tem as tercinas e as quialteras, que são figuras ritimicas que mudam a pulsação da bagaça no meio do caminho.
Solfejo ritimico é algo embacado demais, mas vale a pena o estudo.
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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
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Dicas
1) Fique tranquilo, o metronomo só quer te ajudar.
2) É mais valido tocar todas as figuras de tempo num BPM lento do que tocar rapidão num BPM alto. Voce pode tocar na velocidade da luz, se tentar tocar uma semifusa em 80bpm´s. Deixe pra aumentar a velocidade do metronomo quando já estiver craque em todas as figuras ritimicas nas velocidades mais baixas.
3) Metronomo não é acompanhamento de bateria, nem de banda. É apenas uma marcação de tempo. Use-o para treinar pulsação e ritimica em todas as figuras de tempo. Coisa que num acompanhamento de banda voce não vai fazer (digo, não vai usar isso pra treino tecnico)
4) Aproveite as "notas de cabeça de tempo". Toque elas mais forte, e as demais do tempo mais fracas. A cada tempo voce tem uma nova nota cabeca, toque-a novamente mais forte, e as demais mais fracas. Isso vai te ajudar na pulsação, e no sentimento de estar tocando dentro do ritimo.
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Atum Bluesman Veterano |
# mai/07
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JoeCruzGuitar
dica, escuta meu cover de goodbye pork pie hat ahauahuahauhau
Mas falando sério, ótimo tópico, tem gente que não apreende a usar o metronomo por pura preguiça, por achar que é difícil e etc....
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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
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Atum, vou ouvir sim cara. To meio longe do forum, mas os sons eu quero continuar ouvindo ;)
Cara, sobre o lance de usar ou não, é o que sempre digo, é opção da pessoa.
Se o cara decide não usar, beleza no problems !!!
O que não rola pra mim é duvidar da eficiencia do metronomo. Ele é bastante eficiente e ajuda demais no estudo tecnico/ritimico.
Mas tem muita, e muita gente que não usa por opcao mesmo.
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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
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E por favor, pra galera que entende um pouco do assunto, se encontrarem algum erro no meu texto mandem a correcao aqui que dá tempo de editar até amanhã, ou então deixa registrado num topico mesmo.
Ou se alguem tiver mais alguma dica interessante, mandem bala tambem.
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Atum Bluesman Veterano |
# mai/07
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JoeCruzGuitar
Cara é aquela história só não usa quem não conhece, eu só respeito o não uso de uma pessoa a partir do momento que ela conhece aquilo e decide não usar, a maioria é vagabunda mesmo e não quer apreender.
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Guitarrist Veterano |
# mai/07
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JoeCruzGuitar
Pow, que legal esse tópico. Eu tive que fazer muito tempo de aula pra meu professor ensinar isso daí... e aqui já tá mascadinho. Aliás, aqui no FCC, tem tudo quanto é teoria, só não aprende que não quer.
Uma ressalva para hilária dica:
1) Fique tranquilo, o metronomo só quer te ajudar.
Hehehehehee...
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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
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Atum Bluesman
Guitarrist
É verdade caras.
Eu não sei se o que digo é besteira e pré-conceito de internet ou não heheheh
Mas hoje com o lance da internet, existe muita informacao de mão beijada pra todos nós.
O problema é que existem muitos caras mais novos, que leem um pouco em foruns, dão umas googladas e já saem detonando por ai.
Eu não sei dizer se isso é bom ou ruim saca !??
Aprendi usar metronomo em 1982, quando fiz piano classico de 82 a 86. Usei metronomo e estudei solfejo ritimico boa parte deste periodo.
Não existia internet heheheheh
Enfim, dei valor ao aprendizado.
É obvio que musicos geniais como BB King, Eric Clapton e Wes Montgomery, não devem ter estudado com metronomo batendo na zoreia deles.
E nessa mesma onda, sabemos que existem diversos musicos amadores e não conhecidos pela midia, que tambem detonam nos respectivos instrumentos sem nunca terem usado um metronomo, isso é fato, e devem haver varios aqui neste forum assim, não nego isso.
O que eu quero dizer é o seguinte : Não existe mal algum em fazer um treino tecnico apoiado por um metronomo, independente do estilo e do talento de cada um.
Se o cara é talentoso, tem um puta senso ritimico, e deseja não usar, blz sem problemas, como já disse.
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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
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Eu não defendo o metronomo com unhas e dentes não, só é legal a galera reconhecer que ele é uma boa ferramenta ;)
Nessa mesma onda, eu tenho amigos que debulham em harmonização. Eu estudei um pouco de harmonia, mas me sinto um iniciante perto de alguns brothers meus.
O detalhe é que alguns deles, não sabem nem o nome da grande maioria dos acordes que fazem.
Quando a pessoa tem talento, a teoria cai por terra.
Mas não faria mal pra esta pessoa entender o que faz.
Acho que agora resumi o que penso, essas minhas duas ultimas frases resumem esse monte de texto que escrevi aqui.
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arcade Veterano |
# mai/07
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JoeCruzGuitar
Parabéns, muito bom tutorial. Valeu mesmo.
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_JCM_ Veterano |
# mai/07
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JoeCruzGuitar
esse tópico merece um stick!!!
mto bom mesmo! soh precisa melhorar os desenhos.. kkkkkkkkkkkk
brincadeira mano! sempre ajudando o pessoal!
abraço!
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arcade Veterano |
# mai/07 · Editado por: arcade
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JoeCruzGuitar
Daria pra vc explicar como funciona nesses compassos. 1/4 e 3/3, se é que existe. Não sou bom em matemática. rsrs.
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LuizJu88 Veterano |
# mai/07
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Ótimo topico =]
Acho q com a representação grafica não vai ter como alguem não entender.
Solfejo ritimico é algo embacado demais, mas vale a pena o estudo. (2)
Nem me fale...ahauhuahua...tive trabalho com essas coisas...maldito Metodo Pozzoli (nem lembro como escreve)
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marcio_smdo Veterano |
# mai/07 · Editado por: marcio_smdo
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JoeCruzGuitar
Acho q com a representação grafica não vai ter como alguem não entender.(2)
Esse tópico merece um stick!!!(2)
Excelente iniciativa. Abraço.
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alfredmad Veterano |
# mai/07
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Só tenho uma dúvida: como se "pronuncia" 4/4 e as outras formas de compasso? É quatro por quatro? Até!
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JacobIsTheMan Veterano |
# mai/07
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Tipo, tu poe o reloginho e começa a ttocar rapido, tem que tocar no minimo 12 notas por segundo, se não é ruim, o malnmsteen é muito foda, pior e que tem gente que gosta do Slass, ele toca muito devagar, aquele emo FDP!!!
Melhor que izsso só o togepi balançando o dedinho
(comenterio joselito \o/)
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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
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arcade
_JCM_
;)
arcade
Daria pra vc explicar como funciona nesses compassos. 1/4 e 3/3, se é que existe
existe sim hehehe, não vou ficar postando agora pq to de saida, mas vou postar uma explicacao com alguma outra formula de compasso pra matar tua duvida.
LuizJu88
Metodo Pozzoli
Isso Luiz, esse é crássico. É esse nome mesmo. Outro classico é o Bona !!!
marcio_smdo
JacobIsTheMan
;)
alfredmad
tenho uma dúvida: como se "pronuncia" 4/4 e as outras formas de compasso? É quatro por quatro? Até!
Isso mesmo cara, quatro por quatro (4/4), dois por quatro (2/4), sete por oito (7/8), etc...!!!
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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
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arcade
Cara, viu lá no inicio que citei que existem dois lances importantes, o valor da nota e o numero de tempos (denominador/numerador na notacao da formula de compasso)
O primeiro numero diz quantas batidas de tempo haverão dentro de um compasso, e o segundo numero diz qual é a figura de valor/nota padrão para o compasso.
Compasso 3/4
Quer dizer que um compasso terá tres batidas de tempo, e a nota referencia para cada batida é a que vale 1/4, ou seja, a seminima.
- Seminima
||..|...|...|...:|| numero de batidas no compasso
||..O..O..O..:|| 3 notas num compasso, 1 por batida por tempo
- Colcheia
||..|.....|.....|....:|| numero de batidas no compasso
||..Oo..Oo..Oo..:|| 6 notas num compasso, 2 por batida por tempo
- Semicolcheia
||..|.........|........|.......:|| numero de batidas no compasso
||..Oooo..Oooo..Oooo..:|| 12 notas num compasso, 4 batidas por tempo
E assim sucessivamente !!!
Compasso 3/2
Tres batidas de tempo dentro de um unico compasso, mas a figura que vale a batida neste caso é a 1/2 que é a minima.
- Minima
||..|...|...|...:|| numero de batidas no compasso
||..O..O..O..:|| 3 notas num compasso, 1 por batida por tempo
- Colcheia
||..|.....|.....|....:|| numero de batidas no compasso
||..Oo..Oo..Oo..:|| 6 notas num compasso, 2 por batida por tempo
- Semicolcheia
||..|.........|........|.......:|| numero de batidas no compasso
||..Oooo..Oooo..Oooo..:|| 12 notas num compasso, 4 batidas por tempo
Obs
Note que o numero de notas dentro do compasso é o mesmo em 3/4 e 3/2, o que mudou é o valor da nota de cabeca. No primeiro exemplo a figura de nota referencia é a seminima, no segundo exemplo ela passa a ser uma minima.
Ritimicamente não muda muita coisa, mas numa notação em partitura a mudança de figura/valor de notas muda a leitura (no sentido visual ok).
No final das contas, para ambos o resultado ritimico pode ser o mesmo.
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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
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Manja aquela impressão e sensação de quebrada de tempo que voce ouve em riffs e grooves de bandas que tocam rock progressivo, ou heavy progressivo.
Pois é, geralmente eles fogem do padrão 2/4, 3/4, e 4/4 e suas variacoes de figura ritimica.
Por exemplo, compor um riff e uma levada de batera usando um compasso 5/4 já dá uma BOA impressão de quebrada de tempo.
Pegue tablaturas de Dream Theater em guitar pro, só pra citar uma banda, que dá pra sacar como eles variam compassos dentro de uma mesma musica, justamente para criar esta sensação de tempo quebrado.
O metronomo ajuda treinar isso tecnicamente heheheh
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JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07 · Editado por: JoeCruzGuitar
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Tem outro detalhe tambem :
Quando voce ve um compasso, voce tem que definir se ele é simples ou composto.
Um compasso simples, tem uma subdivisão binaria.
Exemplo em compasso de dois tempos simples
||:..|.....|......:||
||:..O....O.....:|| tempo
||:..Oo..Oo....:|| subdivisoes
MAS....Num compasso de dois tempos composto, a subdivisao é ternária
||:..|........|........:||
||:..O.......O.......:|| tempo
||:..Ooo...Ooo....:|| subdivisoes
=========================
E mais outro detalhe hehehe
Treinar ritimo na palhetada, não é apenas executar uma escala com base nos exemplos que citei ao longo deste topico.
Pra tocar isso é facil heheheh É "quase" mecanica a coisa.
Toca uma nota, depois duas, depois quatro, ou seja, bem quadradão.
Quando voce estuda solfejo ritimico, voce tem que lidar com os diversos tipos de figuras ritimicas INCLUSIVE AS PAUSAS, e ai a coisa deixa de ser mecanica como os exemplos que citei acima.
Mas não vou entrar neste assunto, pq é algo que não domino mais com perfeição, não estudo mais, e quem se interessar pelo assunto dá um jeito de fazer um curso de solfejo ritimico que é bem legal.
Estudando com o metronomo, se voce já se educar pra fazer as figuras simples e suas subdivisoes, já esta de ÓTIMO tamanho.
É por estas e por outras, que a galera que não usa metronomo, mas diz que está satisfeita com a velocidade e precisão que tem, as vezes não tem noção da complexidade do assunto, e acha que a execução ritimica já está boa, quando na verdade ha sempre um universo imenso a ser explorado.
Mais uma vez, não estou dizendo que quem não usa é ruim, muito pelo contrario. Só estou dizendo que o assunto é bem extenso, e é dificil aprender sozinho sem uma base teorica e sem o apoio de algo que marque o tempo nos estudos tecnicos.
E se voce já toca bem, mande o Pozzolli e o Bona pro raio que o parta heheheheh
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arcade Veterano |
# mai/07
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JoeCruzGuitar
Virge, é muito complexo os assuntos sobre música, toco a 6 anos e só agora estou percebendo o "imenso universo" que eu me meti, tudo bem bola pra frente. Vou começar estudando metronomo por este tutorial.
Obrigado.
Pegue tablaturas de Dream Theater em guitar pro, só pra citar uma banda, que dá pra sacar como eles variam compassos dentro de uma mesma musica, justamente para criar esta sensação de tempo quebrado.
Eu já ia fala do DT, gosto mundo da banda e é uma influência pra continuar tocando a guita.
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Elkinho Veterano |
# jan/12
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Me chamem de coveiro mas este é um otimo topico que merece um pouco mais de visibilidade e se bobear até um stick
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Sir.Paulo Veterano |
# jan/12
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Sir.Paulo Veterano |
# jan/12
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Tiago Della Vega usou muito essa dica do Faiska!
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Buja Veterano |
# jan/12
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Sir.Paulo kkkkkkkkkkkkk rachei de rir!
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AndersonMatos Veterano |
# jan/12
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Tiago Della Vega usou muito essa dica do Faiska!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
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SmugShooter Veterano |
# jan/12
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Sir.Paulo
UAHUAHUAHUAHUA não tinha visto esse ainda, ri alto aqui.
nem ele aguentou e começou a rir no fim do video.
comedia... uauhauhau
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Salruas Veterano |
# fev/12
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Quem poderia me indicar um metronomo que dá de produzir uma batida, salvar-la e depois colar numa trilha do SONAR????
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beto_piccoli Membro Novato |
# out/19
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JoeCruzGuitar
Cara, parabéns pela paciência e cuidado ao explicar o metrônomo e por abrir esse tópico tão importante há tanto tempo atrás.
É uma pena que não tenha vingado aqui, MAS... aqui estou eu, diretamente do futuro, 12 anos depois, na missão de resgatar a prática do ritmo e pulso interno através desse vídeo do Teoria das Cordas. Nós exploramos algumas formas de utilizar o metrônomo que fogem do comum e que fazem a gente realmente treinar nosso ritmo de forma bem eficaz.
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