Nunca usei metrônomo em toda a minha vida

Autor Mensagem
Bloodia
Veterano
# mai/07


Olha..toco a uns 2 anos,e nuunca treinei com metronomo,e na real..não me sinto prejudicado..
Vcs acham que ée tãoo essencial quanto dizem por ai?

Bloodia
Veterano
# mai/07
· votar


respondaam pra mim poder dormir feliz vaai =D

Bigode Ozzy
Veterano
# mai/07
· votar


sim e não

georginho_gallagher
Veterano
# mai/07
· votar


entaum somos 2

acho que não prejudica não, a naum ser que vc queira tocar uns cromatismos bem fodas e rápidos, tvz o metronomo ajude a evoluir mais rápido e com mais precisão.

georginho_gallagher
Veterano
# mai/07
· votar


mas pra mim que toco há quase 3 anos naum faz falta nenhuma, antes de virar membro aki nunca tinha ouvido falar...

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Depende de quem esta tocando, e do que voce toca.

Sem considerar a parte musical e melodica da coisa, eu te diria que a falta do metronomo é extremamente prejudicial sim.

Muito provavelmente voce não consegue executar tercinas, quialteras e sextinas com precisão e clareza a partir de determinado bpm.

Não estou dizendo que voce não consegue, não te conheco, nem nunca ouvi voce tocar, mas geralmente é assim.

O cara até adquiri tecnica com o passar dos anos, sabe tocar rapido, mas toca fora de tempo, e isso acarreta em falta de precisão, clareza e limpeza da palhetada.

Qual o problema em comecar a treinar com metronomo ?

Só vai te ajudar, e custa barato. Ou melhor, nem precisa comprar, qq software de edicao musical tem metronomo eletronico embutido.

É só usar.

Nick_Oliveri_Guitar
Veterano
# mai/07
· votar


TÓPICO INÚTIL CAMPEÃO DA SEMANA.

TG Aoshi
Veterano
# mai/07
· votar


Sim

qdo vc pegar uma partitura legal, sem nunca ter escutado uma música ou sem ter como escutar, ai vc vai ver pra que serve um metrônomo...

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
Muito provavelmente voce não consegue executar tercinas, quialteras e sextinas com precisão e clareza a partir de determinado bpm.

É, depende
nunca usei metrônomo e tenho (sem modéstia) uma ótima precisão rítmica, apenas porque aprendi como funcionam as coisas na partitura.
acho mais interessante (e didático) aprender dessa forma do que com o metrônomo, até porque há tempos atrás não existiam metrônomos

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Eu peguei leve demais.

Na verdade, na verdade mesmo, eu não consigo me conformar com esse tipo de questionamento.

Me conformo com o cara que fala, não uso metronomo pq não tenho saco pra ele, e tá bom do jeito que tá.

Mas questionar se é bom ou não !???

Isso não deveria ser questionado.

É obvio que é excelente para o aprendizado. É só um beat, marcando tempo, que vai te dar firmeza na execucao.

Voce pode não usar por opcao, mas não pode questionar se serve ou não. heheheh

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2
até porque há tempos atrás não existiam metrônomos

Que é isso cara...

Metronomo é uma ferramenta antiguissima.

Todo musicista de orquestra usa isso ha varios anos.

Todo musico virtuose classico usa metrono pros treinos tecnicos.

Pode não servir pra alguns, e ai por opcao não usam. Mas não dá pra questionar o beneficio que ele traz pro estudo tecnico.

E é o que eu disse !!!

É só usar ! Pq não usar ?

Já que voce vai gastar tempo treinando palhetada, treinando padroes ritimos, treinando escala, pq não por o beat do metronomo pra dar o apoio ?

Eu acho que ele só ajuda e não atrapalha em nada.

Leo_FS
Veterano
# mai/07
· votar


Simples :
se seu objetivo eh ser um felipe dylon , nao use metronomo
se vc quer crescer como guitarrista e ate musico use metronomo.

Nao tem mais NADA pra ser respondido.
Metronomo eh mesma coisa que um cozinheiro comecar a treinar na cozinha sem ter um livro de receitas. Basicamente.

Zakk Wylde_
Veterano
# mai/07
· votar


Eu também nunca usei metrônomo e tenho uma boa precisão rítmica. Mas acho que isso é como estudar autodidadicamente, vai ser mais difícil mas não é impossível vcê aprender assim


Ou seja: Não é obrigatório mas é recomendado

Zakk Wylde_
Veterano
# mai/07
· votar


lembrando que eu também toco coisas técnicas

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
Metronomo é uma ferramenta antiguissima.
Todo musicista de orquestra usa isso ha varios anos.


Vários anos quando?

Cara, é como te falei, não precisei de metrônomo e nem por isso sou um ultra-fodão-superdotadoguitarrístico-master-plus, apenas não perco o tempo das notas independente de serem tercinas, quintinas, sextinas...
Nem por isso sou bom guitarrista, por isso acho que qualquer um pode também aprender da mesma forma.

TG Aoshi
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
huehue!

É verdade, cara!
Questionar isso, é meio q ignorância... e ficar alimentando o ego, meio q se recusando a usar, não vai ajudar mto...

Mas só acho q criar uma dependência grande do metrônomo tbm não é lah mto saudável... aprender a VC mesmo marcar o tempo, tbm trás mtos benefícios!

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Eu não sabia responder precisamente, então recorri ao google heheh

http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B4nomo

Tá ai, o metronomo foi patenteado em 1812.

É o que eu disse, muita gente toca muito bem sem nunca ter colocado um metronomo do lado.

Mas são raros os casos em que o cara tem o beat certinho, em diversos bpm´s, em diversos padroes ritimicos.

Não to duvidando de ninguem daqui, to só relatando que isso é fato.

Quem toca legal, sem errar nada, com uma puta precisão, em qq padrão ritimico (tercina, quialteras, sextinas, etc...), é excessão e não regra.

As vezes o cara toca bem pra cacete, mas não é preciso como um musico virtuose que teve todo seu estudo tecnico feito com o apoio de um metronomo.

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


Necessário eu não acho, mas é interessante usar

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Dogs2
Vários anos quando?

desde 1812 pra ser mais preciso hehehe

TG Aoshi
Veterano
# mai/07
· votar


É bom, lembrar q mta gente q não usa metrônomo
se fode depois no estúdio...

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


JoeCruzGuitar
Ah, foi ontem! hahah

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


TG Aoshi

excelente observacao

literalmente, a grande maioria "mia" geral

faneli
Veterano
# mai/07
· votar


Essa história de não estudei com o metrnomo e tenho boa precisão ritimica é compliacad, porque se é alguma música que você já conhece desenvolver a precisão para ela não fica muito dificil, agora exprimenta pega uma partitura de uma música que você não conheça pra ver o resultado....

o metronomo só ajuda, apesar de ser muito chato de usar....

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


Respondendo ao tópico:
não me sinto prejudicado..

Também não

Vcs acham que ée tãoo essencial quanto dizem por ai?

Não, mas é importante

AgSarola
Veterano
# mai/07
· votar


TG Aoshi é bem por aí mesmo. É sempre bom ampliar as possibilidades.... se nunca usou , passe a usar para aprender de diversas formas.

MatheusMX
Veterano
# mai/07
· votar


Eu raramente treino com metrônomo

Dogs2
Veterano
# mai/07 · Editado por: Dogs2
· votar


faneli
Essa história de não estudei com o metrnomo e tenho boa precisão ritimica é compliacad, porque se é alguma música que você já conhece desenvolver a precisão para ela não fica muito dificil, agora exprimenta pega uma partitura de uma música que você não conheça pra ver o resultado....


Não muda muito, é só você olhar o tempo (4/4, 3/4, diabos que for) e tocar de acordo com isso. O que é complicado é saber a velocidade das batidas, mas a música é tocada da mesma forma, porém mais lenta ou mais rápida.

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Grande parte do material pop/rock/hard/heavy/etc... disponivel hoje esta geralmente baseado em compasso 4/4

É só colocar um shuffle, um boogie, algo em 3/4, ou um choro/samba em 2/4 pro cara tocar !!!

Quem não tem boa nocao de tempo nem de precisão ritimica, já caga nas cuecas pra tirar o som.

Como eu disse, tem musicos excelentes e genios da musica popular por exemplo, que nunca devem ter colocado um metronomo pra tocar. Mas acho exceção a regra mesmo heheheh

Metronomo pra presidente do Brasil \m/

JoeCruzGuitar
Veterano
# mai/07
· votar


Todo musico devia passar por um curso de solfejo ritimico (com apoio de metronomo, logico)

O que tem de batera por ai que caga legal no beat, não tá escrito no gibi.

Guitarrista mascara mais os erros de tempo. É mais facil, o groove está mais na batera e no baixo, guitarra vai mais na cola.

Mesmo assim, ir pra um estudio e colocar a guitarra na musica só ouvindo o click do metronomo é de apavorar pra quem não tá acostumado tocar com ele.

Mega
Veterano
# mai/07
· votar


também nunca usei, usei apenas uma vez pra sacar como era, mas achei besteira, eu marco na minha cabeça mesmo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nunca usei metrônomo em toda a minha vida