Autor |
Mensagem |
Bloodia Veterano |
# mai/07
Olha..toco a uns 2 anos,e nuunca treinei com metronomo,e na real..não me sinto prejudicado..
Vcs acham que ée tãoo essencial quanto dizem por ai?
|
Bloodia Veterano |
# mai/07
· votar
respondaam pra mim poder dormir feliz vaai =D
|
Bigode Ozzy Veterano |
# mai/07
· votar
sim e não
|
georginho_gallagher Veterano |
# mai/07
· votar
entaum somos 2
acho que não prejudica não, a naum ser que vc queira tocar uns cromatismos bem fodas e rápidos, tvz o metronomo ajude a evoluir mais rápido e com mais precisão.
|
georginho_gallagher Veterano |
# mai/07
· votar
mas pra mim que toco há quase 3 anos naum faz falta nenhuma, antes de virar membro aki nunca tinha ouvido falar...
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
· votar
Depende de quem esta tocando, e do que voce toca.
Sem considerar a parte musical e melodica da coisa, eu te diria que a falta do metronomo é extremamente prejudicial sim.
Muito provavelmente voce não consegue executar tercinas, quialteras e sextinas com precisão e clareza a partir de determinado bpm.
Não estou dizendo que voce não consegue, não te conheco, nem nunca ouvi voce tocar, mas geralmente é assim.
O cara até adquiri tecnica com o passar dos anos, sabe tocar rapido, mas toca fora de tempo, e isso acarreta em falta de precisão, clareza e limpeza da palhetada.
Qual o problema em comecar a treinar com metronomo ?
Só vai te ajudar, e custa barato. Ou melhor, nem precisa comprar, qq software de edicao musical tem metronomo eletronico embutido.
É só usar.
|
Nick_Oliveri_Guitar Veterano |
# mai/07
· votar
TÓPICO INÚTIL CAMPEÃO DA SEMANA.
|
TG Aoshi Veterano |
# mai/07
· votar
Sim
qdo vc pegar uma partitura legal, sem nunca ter escutado uma música ou sem ter como escutar, ai vc vai ver pra que serve um metrônomo...
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07
· votar
JoeCruzGuitar
Muito provavelmente voce não consegue executar tercinas, quialteras e sextinas com precisão e clareza a partir de determinado bpm.
É, depende
nunca usei metrônomo e tenho (sem modéstia) uma ótima precisão rítmica, apenas porque aprendi como funcionam as coisas na partitura.
acho mais interessante (e didático) aprender dessa forma do que com o metrônomo, até porque há tempos atrás não existiam metrônomos
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
· votar
Eu peguei leve demais.
Na verdade, na verdade mesmo, eu não consigo me conformar com esse tipo de questionamento.
Me conformo com o cara que fala, não uso metronomo pq não tenho saco pra ele, e tá bom do jeito que tá.
Mas questionar se é bom ou não !???
Isso não deveria ser questionado.
É obvio que é excelente para o aprendizado. É só um beat, marcando tempo, que vai te dar firmeza na execucao.
Voce pode não usar por opcao, mas não pode questionar se serve ou não. heheheh
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
· votar
Dogs2
até porque há tempos atrás não existiam metrônomos
Que é isso cara...
Metronomo é uma ferramenta antiguissima.
Todo musicista de orquestra usa isso ha varios anos.
Todo musico virtuose classico usa metrono pros treinos tecnicos.
Pode não servir pra alguns, e ai por opcao não usam. Mas não dá pra questionar o beneficio que ele traz pro estudo tecnico.
E é o que eu disse !!!
É só usar ! Pq não usar ?
Já que voce vai gastar tempo treinando palhetada, treinando padroes ritimos, treinando escala, pq não por o beat do metronomo pra dar o apoio ?
Eu acho que ele só ajuda e não atrapalha em nada.
|
Leo_FS Veterano |
# mai/07
· votar
Simples :
se seu objetivo eh ser um felipe dylon , nao use metronomo
se vc quer crescer como guitarrista e ate musico use metronomo.
Nao tem mais NADA pra ser respondido.
Metronomo eh mesma coisa que um cozinheiro comecar a treinar na cozinha sem ter um livro de receitas. Basicamente.
|
Zakk Wylde_ Veterano |
# mai/07
· votar
Eu também nunca usei metrônomo e tenho uma boa precisão rítmica. Mas acho que isso é como estudar autodidadicamente, vai ser mais difícil mas não é impossível vcê aprender assim
Ou seja: Não é obrigatório mas é recomendado
|
Zakk Wylde_ Veterano |
# mai/07
· votar
lembrando que eu também toco coisas técnicas
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07
· votar
JoeCruzGuitar
Metronomo é uma ferramenta antiguissima.
Todo musicista de orquestra usa isso ha varios anos.
Vários anos quando?
Cara, é como te falei, não precisei de metrônomo e nem por isso sou um ultra-fodão-superdotadoguitarrístico-master-plus, apenas não perco o tempo das notas independente de serem tercinas, quintinas, sextinas...
Nem por isso sou bom guitarrista, por isso acho que qualquer um pode também aprender da mesma forma.
|
TG Aoshi Veterano |
# mai/07
· votar
JoeCruzGuitar
huehue!
É verdade, cara!
Questionar isso, é meio q ignorância... e ficar alimentando o ego, meio q se recusando a usar, não vai ajudar mto...
Mas só acho q criar uma dependência grande do metrônomo tbm não é lah mto saudável... aprender a VC mesmo marcar o tempo, tbm trás mtos benefícios!
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
· votar
Eu não sabia responder precisamente, então recorri ao google heheh
http://pt.wikipedia.org/wiki/Metr%C3%B4nomo
Tá ai, o metronomo foi patenteado em 1812.
É o que eu disse, muita gente toca muito bem sem nunca ter colocado um metronomo do lado.
Mas são raros os casos em que o cara tem o beat certinho, em diversos bpm´s, em diversos padroes ritimicos.
Não to duvidando de ninguem daqui, to só relatando que isso é fato.
Quem toca legal, sem errar nada, com uma puta precisão, em qq padrão ritimico (tercina, quialteras, sextinas, etc...), é excessão e não regra.
As vezes o cara toca bem pra cacete, mas não é preciso como um musico virtuose que teve todo seu estudo tecnico feito com o apoio de um metronomo.
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07
· votar
Necessário eu não acho, mas é interessante usar
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
· votar
Dogs2
Vários anos quando?
desde 1812 pra ser mais preciso hehehe
|
TG Aoshi Veterano |
# mai/07
· votar
É bom, lembrar q mta gente q não usa metrônomo
se fode depois no estúdio...
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07
· votar
JoeCruzGuitar
Ah, foi ontem! hahah
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
· votar
TG Aoshi
excelente observacao
literalmente, a grande maioria "mia" geral
|
faneli Veterano |
# mai/07
· votar
Essa história de não estudei com o metrnomo e tenho boa precisão ritimica é compliacad, porque se é alguma música que você já conhece desenvolver a precisão para ela não fica muito dificil, agora exprimenta pega uma partitura de uma música que você não conheça pra ver o resultado....
o metronomo só ajuda, apesar de ser muito chato de usar....
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07
· votar
Respondendo ao tópico:
não me sinto prejudicado..
Também não
Vcs acham que ée tãoo essencial quanto dizem por ai?
Não, mas é importante
|
AgSarola Veterano |
# mai/07
· votar
TG Aoshi é bem por aí mesmo. É sempre bom ampliar as possibilidades.... se nunca usou , passe a usar para aprender de diversas formas.
|
MatheusMX Veterano |
# mai/07
· votar
Eu raramente treino com metrônomo
|
Dogs2 Veterano |
# mai/07 · Editado por: Dogs2
· votar
faneli
Essa história de não estudei com o metrnomo e tenho boa precisão ritimica é compliacad, porque se é alguma música que você já conhece desenvolver a precisão para ela não fica muito dificil, agora exprimenta pega uma partitura de uma música que você não conheça pra ver o resultado....
Não muda muito, é só você olhar o tempo (4/4, 3/4, diabos que for) e tocar de acordo com isso. O que é complicado é saber a velocidade das batidas, mas a música é tocada da mesma forma, porém mais lenta ou mais rápida.
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
· votar
Grande parte do material pop/rock/hard/heavy/etc... disponivel hoje esta geralmente baseado em compasso 4/4
É só colocar um shuffle, um boogie, algo em 3/4, ou um choro/samba em 2/4 pro cara tocar !!!
Quem não tem boa nocao de tempo nem de precisão ritimica, já caga nas cuecas pra tirar o som.
Como eu disse, tem musicos excelentes e genios da musica popular por exemplo, que nunca devem ter colocado um metronomo pra tocar. Mas acho exceção a regra mesmo heheheh
Metronomo pra presidente do Brasil \m/
|
JoeCruzGuitar Veterano |
# mai/07
· votar
Todo musico devia passar por um curso de solfejo ritimico (com apoio de metronomo, logico)
O que tem de batera por ai que caga legal no beat, não tá escrito no gibi.
Guitarrista mascara mais os erros de tempo. É mais facil, o groove está mais na batera e no baixo, guitarra vai mais na cola.
Mesmo assim, ir pra um estudio e colocar a guitarra na musica só ouvindo o click do metronomo é de apavorar pra quem não tá acostumado tocar com ele.
|
Mega Veterano |
# mai/07
· votar
também nunca usei, usei apenas uma vez pra sacar como era, mas achei besteira, eu marco na minha cabeça mesmo.
|