qual a diferença entre tocar no volume da guitarra e do amp?

Autor Mensagem
    pacificpoker
    Veterano
    # abr/07

então ... eu queria saber qual a diferença entre colocar por exemplo o volume da guitarra no 4 e colocar o do amp 3... e colocar o volume da guitarra no 10 e tocar com o amp no 2... por exemplo... tem diferença???

Rapha_krust...
    Veterano
    # abr/07
    · votar

pacificpoker
    sim...

acho q vc deve equiparar bem os volumes pois dai q vem o som...tipo eu num gosto muito de mecher no botão da guitarra dexo ele mais ou menos certinho e quando preciso de mais volume uso pedal de volume ou boster...e tipo sempre toco com o volume da guitarra no talo...e controlo a saida no amp...

Raizen
    Veterano
    # abr/07
    · votar

(guitarra no talo...e controlo a saida no amp...

Raven_Heart
    Veterano
    # abr/07
    · votar

(guitarra no talo...e controlo a saida no amp...) (3)

As vezes, qdo a música é pesadona, e tem uma parte mais levezinha no meio, eu controlo no botão da guita mesmo...aí qdo vai voltar o peso, abro o volume de novo, mas não de forma brusca...giro o botão um pouquinho mais lentamente...dá um efeito doido em algumas passagens fazer isso.

pacificpoker
    Veterano
    # abr/07
    · votar

tipo eu deixo a guitarra o volume e o ganho no talo... de volume então n tem diferença em controlar pela guitarra ou pelo amp? e em relaçao ao ganho na guitrra... tipo, onde vcs deixam os seus? o que é mais indicado ou vai de gosto??? pq eu n tenho muita noçao das coisas

Raven_Heart
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: Raven_Heart
    · votar

pacificpoker
    A principal diferença que eu sinto entre controlar volume na guitarra ou no amp, é que na guitarra vc perde ganho. Por exemplo, se com o volume todo aberto, vc ta com uma distorção pra metal, conforme vc vai fechando o volume, vai diminuindo o ganho e vc já fica com uma distorção mais puxada pra hard rock, ou rock clássico. Quanto ao ganho, vai de gosto mesmo...alguns põe distorção até um pouco antes de começar a chiar demais, outros já não se importam (ou não têm) chiado e socam o ganho no talo mesmo...vai de cada um, de saber o que vc quer tocar, que timbre procura e tentar extrair o máximo do teu equipo.

danilomagacho
    Veterano
    # abr/07
    · votar

pacificpoker

Controlando na guitarra, você reduz o sinal que entra no préamp, o que resulta em menos punch, obviamente menos ganho nas distorções também.

Controlando no amp, o sinal que entra no préamp fica constante e você apenas aumenta ou diminui o fator de amplificação do power.

Falando mais a fundo, mudando o volume da guitarra você muda a amplitude das ondas, mas isto também muda o formato dela, mechendo no power teoricamente você muda apenas a amplitude, ou seja, muda só o volume, mas não muda o timbre... na prática acontecem também algumas mudanças no som devido a limitações dos falantes de devido ao power do amp não ser exatamente linear, ele não é hi-fi.

Raven_Heart
    Veterano
    # abr/07
    · votar

Controlando na guitarra, você reduz o sinal que entra no préamp, o que resulta em menos punch, obviamente menos ganho nas distorções também.

Controlando no amp, o sinal que entra no préamp fica constante e você apenas aumenta ou diminui o fator de amplificação do power.

Falando mais a fundo, mudando o volume da guitarra você muda a amplitude das ondas, mas isto também muda o formato dela, mechendo no power teoricamente você muda apenas a amplitude, ou seja, muda só o volume, mas não muda o timbre... na prática acontecem também algumas mudanças no som devido a limitações dos falantes de devido ao power do amp não ser exatamente linear, ele não é hi-fi.

Foi isso que eu quis dizer, mas o cara que sabe do que fala é outra história...hahahahahahhaha...

pacificpoker
    Veterano
    # abr/07 · Editado por: pacificpoker
    · votar

Raven_Heart
    então essa ganho que eu to falando n é no amp... é o tone da guitarra...

Raven_Heart
    Veterano
    # abr/07
    · votar

então essa ganho que eu to falando n é no amp... é o tone da guitarra...
    Mas até onde eu saiba, tone é uma coisa, ganho é outra. O tone vai deixar teu som mais agudo ou grave, enquanto o ganho é pra distorcer o som.

Guitar_L
    Veterano
    # abr/07
    · votar

pacificpoker
    O botão de volume da guitarra meche no timbre, adicionando ou retirando ganho. O volume do amp apenas aumenta e diminui o som, sem alterar o timbre. O tone serve pra deixar teu timbre mais agudo e "rasgado" ou para deixá-lo mais grave e "gordo".
    Abraços

pacificpoker
    Veterano
    # abr/07
    · votar

Raven_Heart
    então... é certo ficar com o tone no maximo... pq eu n ligo muito pra essas coisas... ai toco do jeito que ta lá... a difença que eu sinto é que no maximo fica mais grave... mas n sei se é impressão ou n.. mas parece que embola um pouco... no metade ou no zero eu n sei... é indicado tocar com o tone no maximo ou é questão de gosto... normalmete qual é o indicado?

Raven_Heart
    Veterano
    # abr/07
    · votar

pacificpoker
    Questão de gosto mesmo, cara...eu gosto de deixar o tone uns 70% aberto...mas vai de cada um.

alfredmad
    Veterano
    # abr/07
    · votar

O danilomagacho falou tudo. O que acho importante tb é o equilibrio, ñ deixo o vol da guitarra no maximo para reduzir os ruidos nos solos mais tecnicos (principalmente na minha fender strato, o hum é foda) mas compenso com o ganho e volume do amp.

Alex guitar man
    Veterano
    # out/12
    · votar

cara, minha guitarra perde todo agudo quando coloco o volume dela abaixo do 9

GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # out/12
    · votar

Alex guitar man

Treble bleed mod nela...

Lelo Mig
    Membro
    # out/12 · Editado por: Lelo Mig
    · votar

Tone não tem nada a ver com ganho! O fato de os ouvidos humanos serem mais sensíveis aos agudos (neste espectro sonoro) não quer dizer que o volume aumentou. Nível de volume se mede por decibel e não por tonalidade.

Não gosto de deixar o volume da guita no talo. Gosto de ter o controle em minhas mãos. Se vc esta com o volume no talo e o técnico de som fecha sua guita, vc tem que correr no ampli para abrir e isso pode prejudicar uma passagem, um solo, etc.

Principalmente se for ampli valvulado, gosto dele o mais alto possível, e eles funcionam mais "untados" com volume meio dia prá cima (volume dele).

Com ampli o mais alto possível, um "ponto" no knob da guita dá um ganho estratosférico no volume, gosto de ter esse controle de ganho pertinho, no meu dedo.

Não gosto de usar pedal e pedaleiras para "boostar", (com exceção de um drive que sempre seja acionado num solo, por exemplo) de resto gosto de controlar o ganho na mão.

Mas não existem regras para isso.......cada guitarrista encontra o que é melhor para si.

Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a qual a diferença entre tocar no volume da guitarra e do amp?