Aplicação da escala diminuta

    Autor Mensagem
    alby
    Veterano
    # abr/07


    Olá galera gostaria que alguém me ajudase quanto a aplicação diatônica da escala diminuta , não a escala arpejada (pode ser também) mas a a aplicação da escala tipo tetrade dentro de uma passagem melodica por favor me mandem uma determinada pasagem incluindo a nota diminuta e as posiveis posibilidades, ufa acho que pedí demais mas agradeço quem puder me ajudar

    r_ygor
    Veterano
    # abr/11 · Editado por: r_ygor
    · votar


    Cara ainda bem que vc postou essa questão, eu já li muita coisa a respeito da escala diminuta mas vi pouca coisa a respeito da aplicação dentro de um campo harmonico maior ou menor natural, mas não entendi muito não. aqui no site teve uma questão levanta a respeito a aplicação desta escala dentro de uma progressão mas acho que distorceram a questão ou eu não entendi nada mesmo!KKK, "segue o link deste debate": http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/90081/. Tomara que te ajude. Eu ja li muitas vezes mas quase nada me adiantou, e tenho buscado mais informações sobre improvisação utilizando esta escala.

    Bem a minha duvida quanto a aplicação desta escala diminuta é a seguinte para improvisar e estivermos tocando algum "teminha" no campo harmonico de C ou C7eu posso utilizar a escala diminuta? como? em que intervalos deste campo harmonico posso encaixar esta escala!!!

    Ah, galera, muito obrigado, vai ser de grande ajuda!!!

    prog_jam
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    alby
    r_ygor

    a coisa é muito mais simples do que parece e de como as pessoas colocam.

    A escala diminuta só possui duas formas: a tom - semitom e a semitom - tom.
    A digitação é outra coisa que se repete: a mesma ao longo do braço se repetindo com intervalos de uma terça menor (3 semitons).

    A utilização dela funciona assim:
    sobre um acorde diminuto, usar a escala na digitação tom - semitom começando na cabeça do acorde.
    sobre um acorde dominante alterado, usar a escala na digitação semitom - tom na cabeça do acorde.

    Para um sabor extra, digitar o arpejo diminuto na cabeça de um acorde meio-diminuto cria uma sonoridade ímpar.


    Agora, lógico que sempre pode-se explicar isso tudo daquela maneira, dizendo que a escala diminuta, devido sua natureza de tensão e sonoridade únicos, normalmente é utilizada como uma escala alterada sobre um acorde de função dominante e bla, bla, bla....

    Bons estudos!

    Rednef2
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    vejam aqui tmb: http://www.jazzbossa.com/sabatella/05.04.escalassimetricas.html

    r_ygor
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    prog_jam
    Cara, agora sim começou a esclarecer, valeu mesmo, vou tentar
    aplicar-la, praticar um pouco!!!!

    Rednef2
    Valeu pelo link!!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Aplicação da escala diminuta