LEIAM COM ATENÇÃO

Autor Mensagem
John Andrade
Veterano
# set/03


Existem muitas discussões sobre quem é o melhor, quem toca mais, o que que é musica de verdade...
LEIAM ISSO:
Foi escrito por Mozart Mello na cover guitarra deste mês, que traz ele na capa:

BOLA NO CHÃO

- Aquele solo em sextinas, em 140 bpm, não o credencia a tocar "aquele" choro 1x0.
- Aqueles "Sweeps" maravilhosos, não o credenciam a tocar WAVE em Chord Melody.
- Aqueles chorus maravilhosos sobre o Giant Steps não o credencia a tocar o estudo nº 1 de Villa Lobos com palheta.
- Aquelas escalas tocadas em two-hands não o credenciam a tocar um simples blues.

Está mais do que na hora dos músicos entenderem isso e se respeitarem mais.

Cada um na sua, cada um contribuindo como pode. A palavra é "SOMAR".


Mozart Mello

Agora parem e pensem nas coisas que muitos aqui são obrigados a ler nesse fórum.

Outra frase:

Tocar bem numa banda é muito pouco. Tem muita gente tocando bem, assim como está cheio de médicos atendendo bem ou padeiros servindo bem.

Essa foi boa... reflitam.

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


John Andrade
mandou bem.
ja encheram o saco aquelas discussões: "Fulano X Beltrano" e "Quem é o melhor".

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


é complicado...
A Galera não busca informação. Somplesmente compram uma revista, leem uma crítica a um cd, compram, gostam e acham que aquilo sim é musica, que o cara é o melhor, etc. enquanto o cara defende essa pseudo-tese (tese tem que ter argumento) o cara simplesmente fecha os olhos e os ouvidos, deixando de aprender.

MKazan
Veterano
# set/03
· votar


John Andrade
o cara simplesmente fecha os olhos e os ouvidos, deixando de aprender.
e ainda aporrinha e pentelha a vida dos que o circundam

louviah
Veterano
# set/03
· votar


Pau que nasce torto mija fora da bacia!!!

John Andrade
Não adianta velho!!! O pessoal vai ler e nem vai dá atenção!!!

O jeito é relaxar!!!

Incubus
Veterano
# set/03
· votar


Muito boa a dica do Mozart Mello.

"Cada macaco no seu galho"

maggie
Veterana
# set/03
· votar


John Andrade
Mas quem tu acha melhor, o Mozart Mello ou o Yamandú Costa?

Brincadeirinha! A própósito, não esqueçam de dar uma olhada no link pra baixar partituras de violão, vou até imprimir umas, muito boas!

maggie
Veterana
# set/03
· votar


Aqui estão os links. Valeu por quem postou!

http://www.cifraclub.com.br/forum/index.php?forum=4&topic=15622

Billie_The_Kid
Veterano
# set/03
· votar


eu acho que um guitarrista tem que se preucupar em tocar o que gosta e nao se preucupar em ser melhor que os outros!

Ronin
Veterano
# set/03
· votar


Adorei o texto... show mesmo... mostra que o cara vai além do pensamento mediocre (no sentido de mediocre = sneso comum).

Mas, sobre o lance dos tópicos X vs. Y e etc... pessoal... percam as esperanças... isto, infelizmente, não vai mudar... o fórum sempre terá gente nova entrando no fórum, que (por mais que insistamos) não vão ler as regras e etc... então, o único jeito de nos livrarmos da praga é ignorarmos... quanto menos mexer com o tópico cretino... mais rápido ele se tornará esquecido.

pagode alto astral
Veterano
# set/03
· votar


John Andrade

Tem um cara que conheço que já toca guitarra a um ano e meio.Esses tempos fui na casa dele e ele me disse que esta esse ano e meio treinando pelo menos 2 h por dia.
Só que como ele começou do zero e quase ninguém deu dicas, ele ficou só treinando exercícios em escalas naturais e modos em subida e descida.O cara está muito rápido nisso realmente, mas não consegue fazer um ritmo qualquer de mão direita ou uma frase "torta" que quebre a rotina do que ele está acostumado.
Na hora que eu estava lá tocou uma música do Sister Sledge..."He is The Great Dancer" . Ele me pediu pra eu tirar(ele ouvido out tb) o groove inicial de guitarra dessa musica. Qdo tirei e passei pra ele...o cara não acertava o ritmo de jeito nenhum.Assim como tb ele nunca toca múscia pronta pq prefere aqueles exercícios.

Moral do lance: Se fizerem uma música que ele tenha de solar em escalas naturais em velocidade(subida e descida)ele apavora.

Se pedirem pra ele tocar um funk que seja ...ele SE apavora.

Cuidado pra não se bitolarem tb. Diversidade acima de tudo.





John Andrade: variar é sempre aquela meia dúzia que posta em tópicos como esse seu.

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Boa pagode.

O Mozart Me falou algo interessante:
Ele vê a guitarra não apenas como um instrumento de corda, mas como um instrumento percurssivo também, onde a rítmica é muito importante.

Uma coisa legal que eu sempre faço:
Qaundo vou pra escola de música, utilizo uma bateria eletrônica (não possuo esse recurso em casa) e toco em diferentes rítmos. Acho que isso tá me ajudando a desintoxicar de coisas retas (o que o Mozart chama de PRISÃO TONAL). aprender a colocar um feeling e um timing legal no som é muito importante. A Técnica não é nada mais do que uma ferramenta.

Baruio
Veterano
# set/03
· votar


A primeira é certa, mas a segunda "Tocar bem numa banda é muito pouco. Tem muita gente tocando bem, assim como está cheio de médicos atendendo bem ou padeiros servindo bem. "
não entendi o que quer dizer...

yvo
Veterano
# set/03
· votar


resse texto eh da ultima cover guitarra,ta mto foda a materia com o mozart

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Tipo, ele quis dizer, que você pode tar tirando um puta som com a sua banda, mas que tem muita gente fazendo isso por ai, então o estudo serve como um diferencial.

LOW Fl
Veterano
# set/03
· votar


Grande John Andrade.
Boto fé de a gente relevar coisas mais importantes e pensar como musicos que estão buscando sempre tem o que aprender.

"Cada dia é uma batalha e um desafio até a sua morte se você ama tocar um instrumento e saber que tem sempre um horizonte que ainda não foi explorado". Essa frase é do Mozart Mello.

Acho que uma das coisas que ele falou é uma das que muitas vezes já falei aquei. Nenhum guitarrista é perfeito ou completo. Eu não consigo imaginar Malmsteen tocando um chorinho virtuso de um jeito malandro, e com aquela malandragem.


Vocês já pensaram uma coisa. tem muito guitarrista que improvisa numa musicas em volta de escalas que ele decorou.Não conseque colocar na improvisação acordes gerados por inversões, ou então uma improvisação harmonica, não aquela melodica, se perde quando tem uma modulação na musica.Temos muito que aprender

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Exatamente...
Sempre teremos...
o Mozart é o Mozart e estuda até hoje !!!

Pra quem não conhece, vamos dar um exemplo mais popular:
o Kiko Loureiro... faz aulas de Jazz/MPB com o Heraldo do Monte. Kiko toca pra cacete... e faz aulas !

LOW Fl
Veterano
# set/03
· votar


Eu lembro uma vez que eu fui amigo meu pra comprar uma guitar usada pra ele. Na casa, onde estava sendo vendida o instrumento, tinha um pai e um filho que tocavam trash metal. O pai mostrou o som da guitar com distorção e arrebentou com tudo e madou bem, e o filho dele na batera nem se fala, fez um pedal duplo sinistro, velocidade descomunal.
Agora na hora que eu fui testar o som limpo da guitar e sua versatilidade, eu fui levar um jazz, o baterista foi acompanhar e não conseguiu levar os contratempos e as quebradas de ritmo. Espero que ele alem de saber que faz uma avalanche detruidora na batera muito bem, espanda seus conhecimentos e tente expremientar novas areas.


Você poder tocar uma musica que não tem centro tonal, e entender o que girar em torno dela.Ainda sonho com isso.
Mestre Mello, vamos indo que com seus conhecimentos eu chego lá e vou ficar querendo mais.

John Andrade
Veterano
# set/03
· votar


Mozart 4 ever...
Tem 2 gerações que aprenderam com ele. e o resto vai aprender as coisas que ele desenvolveu indiretamente.

NeGrEsCo
Veterano
# set/03
· votar


Kraca ...
Axei uma revista mo velha aki q eu comprei qnd eu sabia menos do q eu sei de guitarra ... eh a Guitar Player e tem a entrevista e um CD com os 10 melhores musicos q foram eleitos por outros 200 ... a Entrevista com o Mozart eh foda ja ja passo ela

NeGrEsCo
Veterano
# set/03
· votar


Vou Colocar a parte q eu axei mais interessante:

Revista : Qual foi a sua preocupação ao elaborar esta composição ???
Mozart Mello : Rítmica. Os alunos sempre me pedem análises de polirritmias do Dream Theater ou Steve Vai, por exemplo. Vamos Parar com essa história de dizer amém, amém, amém para os estrangeiros !!! Não tenho nd contra esse pessoal, ouço e curto esses guitarristas, mas não eh possível que o tempo passe e os brasileiros não sejam valorizados. Será q ninguém vai trazer polirritmias do Gismonti, Carlos Gomes ou Hermeto PAscoal para eu analisar ??? Muitos alunos meus já foram estudar no GIT, em Los Angeles , e se encontraram com caras bons por lá. Mas tocaram, por exemplo, Autumn Leaves e Eric Johnson, tudo igualzinho. O guitarrista de lá não se interessa pelo q ele ja sabe. Por isso , quero apontar um caminho. Sempre falo para os estudantes que não eh necessário estudar lá fora, nós temos um país riquíssimo. Estive várias vezes no Nordeste e, no interior, você encontra um pessoal cantando e tocando e é assustador o nível de criatividade. EStive numa ilha e, de repente, na praia, apareceu um cara tocando rabeca por comida. Ele usava uma afinação meio indiana!!! A música eh uma das poucas coisa de que se pode orgulhar no país. De 2 anos pra cá, tenho conseguido mudar o posicionamento dos meus alunos. Adoro tocar músicas do mundo inteiro, mas estou cansado, porque não sobra nada para o Brasil. Acontecem coisas do tipo: "O cara fez uma grande pesquisa de guitarra, mas ninguém conhece" ou então "A banda de rock do Brasil vai fazer um disco em inglês pro mercado japonês". Isso me irrita um Pouco.




So Uma Palavra : FODAAAAAAAAA!!!!!!!

caiohleal
Veterano
# set/03
· votar


isso foi muito legal, sem mais comentários

gnomo
Veterano
# set/03
· votar


Tem muita gente que deve estar refletindo com esse tópico...
flw...

aratohendrix
Veterano
# set/03
· votar


Ahhhhhhh comprei essa coverguitarra q tem essa entrevista, o cara toca mto, eh isso ai, cada um faz o seu e estuda mto.


falowz

rka
Veterano
# set/03
· votar


o mozart mello nem falou do angra nessa ultima frase ein... hehe

NeGrEsCo
Veterano
# set/03
· votar


rka
naum neh ... mas ele ta certo kra

caíto
Veterano
# set/03
· votar


fodasso...
além de sacar muito, o cara é cabeça.

nIgHtWoLf
Veterano
# set/03
· votar


Eu achei interessante onde ele diz que campos harmonicos te deixa aprisionado, e tambem que a maioria do pessoal só compoe em cima de escalas e campos harmonicos, o pessoal nao inova, botando acordes malucos, sei lá, criar musicas com as doze notas,. Ele diz tambem que quando ele vai num show de jazz já se tem uma idéia do que o cara vai fazer, e que as inovaçoes harmonicas podem parecer estranhas, mas que no futuro pode ser o teu ganha pao.

Black_Guardian
Veterano
# set/03 · Editado por: Black_Guardian
· votar


certo. concordo que velocidade, tecnica nao eh tudo , que devemos somar todas as coisas. Mas temos que adimitir que coisas tipo Neo Metal, Punk nao são boa musica. e que guitarristas como kurt coibain, Jonh ramone(eh assim eu acho) não tocam porra nenhuma e asvezes são os guitarheros de mta gente

Black_Guardian
Veterano
# set/03
· votar


tipo eu tenho um colega na escola q começou a fezer aula na mesma semada q eu, ai depois de um tempo ele pediu pro professor dele so passa musica com arpejo e escala pra ele fica rapido, ele ta mto foda mas quando vai toca uma musica mas suingada tipo choro, ele se fode. soh pra vcs terem uma ideia o cara não consegue nem fazer um hold bend ou tocar o solo de sultans og swing - dire straits.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a LEIAM COM ATENÇÃO