Fiação de guitarra com plugues

    Autor Mensagem
    MarioBros
    Veterano
    # mar/07


    Bom, pelo que eu sei, alguns caps vêm com plugues(vi no site da emg), assim é preciso fazer algumas adaptações na guitarra e depois plugar os captadores. Alguém sabe por que motivo isso não é largamente usado por fabricantes de captadores, já que traria um considerável ganho em praticidade?
    Eu estou mexendo em uma guitarra e estou pensando em comprar algum tipo de plugue e adaptar nesse esquema, assim se resolver trocar captadores no futuro basta colocar plugues nos novos e não precisaria ficar soldando nada. Pensei em usar aqueles plugues iguais aos de sistema elétrico de carro.

    SuperGeo
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    é pratico na hora de trocar e mexer depois na fiação, mas eu n acho que seja mais pratico na hora da fabricação do que somente soldar os fios

    Eric Lance Abbott
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Eric Lance Abbott
    · votar


    fios variam MUITO de marca pra marca... tem captador de 1 fio + malha, 2 fios + malha, 4 fios, 4 fios + malha
    se vc colocar um plug desse e depois tentar com outro captador, às vzs até da mesma marca, provavelmente não vai funcionar
    huehuehue

    tive gotoh de 3 decadas diferentes, bill lawrence, mighty mite, gibson, duncan, emg e agora bare knuckle
    TODOS tinham fiações diferentes entre si :S

    MarioBros
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Eric Lance Abbott

    Bom, teoricamente o plugue é só um condutor que une dois fios, assim como a solda. E esses plugues de carros são bem pequenos, então não teriam problema qto ao tamanho. assim, no caso a guitarra q eu estou mexendo é uma strato, ela tem 3 caps, sempre que eu trocasse captador cada captador tem sempre um terra, assim se eu colocasse 3 plugues fêmeas um para cada terra de captador, sempre iria funcionar. E assim por diante, obviamente sempre respeitando o que deve ser ligado no que. Os captadores mudam, mas o resto da guitarra não, a chave de 5 posições sempre vai ter 8 terminais e tal.

    Soulface
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    MarioBros
    Vc troca tanto assim de captadores???
    PQ trocar caps da forma "normal" não leva nem 5 minutos na grande maioria dos casos.

    MarioBros
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Soulface

    Não, realmente não troco, na realidade só comprei 2 captadores até hj. É apenas algo que me ocorreu, tipo uma coisa pra divagar sobre o assunto, daí resolvi "compartilhar" minha idéia com vocês.

    RenkRanks
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Se é para 'compartilhar' as idéias....
    Você poderia usar ao invés de plugs, algum esquema tipo 'parafuso', igual dos aparelhos de som antigos. No som, tinha aqueles parafusinhos que podiam ser rosqueados na mão, onde vc 'enrolava' o contato da caixa de som no parafuso e depois apertava. Em alguma caixas, no contato decapado tinha uma pecinha tipo 'Y', que tornava a coisa mais prática. Alguém lembra desse esquema??? Eu acho uma boa...

    teuabreu
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Eu ja fiz isso vei com uns conectores da parte eletrica de carro mesmo, funfou legal, acho realmente que seria muito mais pratico pra quem gosta de experimentar muito afinal mexer na parte eletrica é um saco e mandar pro Luthier é um saco maior ainda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Fiação de guitarra com plugues