Erudito ou Jazz, qual dessas escolas gera os melhores guitarristas de rock?

Autor Mensagem
Steve Van Halen
Veterano
# mar/07


Ritchie Blackmore, Yngwie Johan Malmsteen, Randy Rhoads, Steve Morse, Uli Jon Roth, Frank Zappa e varios outros tem formaçao erudita e mudaram o mundo da guitarra rock para sempre (lembrem-se q a maioria deles estudou violao erudito)
Joe Satriani, Steve Vai, John Petrucci, Kiko Loureiro e mtos outros virtuoses estudaram jazz (a maioria na Berklee(sei la se escrevi certo)) e deixaram seus nomes marcados pra sempre na historia da guitarra.

qual dessas escolas gera os melhores guitarristas de rock?
qual vc gostaria de seguir?? (obviamente soh conta estas, nao vale MPB e outras da vida)

guitarrista_rock
Veterano
# mar/07
· votar


qual dessas escolas gera os melhores guitarrista_rock?

acho que erudito

luis alexandre
Veterano
# mar/07
· votar


acho que erudito (2)

Guitarrist
Veterano
# mar/07
· votar


Pra mim é até fácil, eu sigo o erudito!
Não por achar melhor, mas simplesmente gostar mais!
Aliás, nem gosto de jazz... hehe

Então:

acho que erudito (3)

Zakk Wylde_
Veterano
# mar/07
· votar


jazz, não gosto de neoclássico e o jazz permite um leque amplo de sonoridades para o músico experimentar

Zakk Wylde_
Veterano
# mar/07
· votar


Randy Rhoads

Acho que ele só começou a estudar

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


Prefiro jazz pelas possibilidades que ele trás na questão da composição/ improviso.

Minow
Veterano
# mar/07
· votar


o jazz permite um leque amplo de sonoridades para o músico experimentar (2)

Jazz também é música erudita, é a evolução da vertente européia, escola clássica, o que a gente chama de "erudito".
Quem toca jazz também é erudito... só que não parou no tempo, continuou evoluindo, principalmente harmonicamente e ritmicamente.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


Minow
Concordo, no geral músico Erudito é muito saudosista, só o que é antigo é bom, só o que é "clássico é bom. Mente fechada.

Uma coisa que não gosto de músicos eruditos(Não guitarristas como Malmsnteen, Blackmore) é o fato de só tocarem músicas de outros compositores, Segovia mesmo morreu sem compor nada.

Minow
Veterano
# mar/07
· votar


Atum Bluesman
Pra mim o chato da música erudita é ter que tocar exatamente o que tá escrito no papel.
Eu mesmo faço violão solo, mas não tenho paciência pra ficar horas tirando partitura de Bach. Mas admiro muito aqueles que tem essa paciência e disciplina... gostaria de ter também, a recompensa é foda, adoro o pouco que sei tocar de música 'erudita', mas meu negócio é improvisar mesmo. =p

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


Minow
Eu já pensei em começar a tocar violão clássico, mas depois que comecei a tentar a tocar jazz desisti, clássico é bom mais é ruim.

lula_molusco
Veterano
# mar/07
· votar


jazz rula...mas eu nao consigo tocar ahuahauhauha

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


lula_molusco
Também não, mas tento enganar.

Mega
Veterano
# mar/07
· votar


eu estudo violão, depois que eu sair da mediocridade o meu professor vai começar a focar mais em violão erudito, ainda que eu seja um admirador do jazz. Não vou querer me prender a nenhuma das duas escolas, não necessariamente, até porque, meu objetivo não é o de ser um profissional... :P toco por teimosia e paixão, e portanto, pra mim não importa que escola é melhor no aspecto técnico/melódico/harmônico, o que faz esses guitarristas serem famosos é o toque único que foram capazes dar à própria música, e originalidade transcende qualquer ensinamento pronto.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


Mega
\o\

spainEL
Veterano
# mar/07
· votar


Pra tocar rock você tem que estudar rock ora... acredito que o jazz da mais base na improvisação, enquanto o erudito prima por uma técnica e execuções impecáveis... e seus dados estão equivocados...

Gan
Veterano
# mar/07
· votar


Uma coisa que não gosto de músicos eruditos(Não guitarristas como Malmsnteen, Blackmore) é o fato de só tocarem músicas de outros compositores, Segovia mesmo morreu sem compor nada.
poxa vida, segovia levou a técnica e a expressão do violão erudito a um outro patamar adaptando músicas q antes pareciam impensadas de se ouvir saindo de uma guitarra, ele naum era um simples executor ele era um intérprete e do mais alto nível , basta escutar suas interpretações das músicas e outros músicos interpretando as mesmas músicas pra notar a diferença

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


Gan
Claro, Segovia foi o Hendrix do Violão clássico, o fator composição é o único que não concordo, as execuções dele beiravam a perfeição, toda técnica clássica se espelha nele. Só falei do violão clássico e usei ele de exemplo.

Gan
Veterano
# mar/07
· votar


Atum Bluesman
entendi cara

Zakk Wylde_
Veterano
# mar/07
· votar


Segovia foi o Hendrix do Violão clássico

Na verdade hendrix foi o segovia da guitarra elétrica, hehe

markolino
Veterano
# mar/07
· votar


Steve Van Halen
Petrucci, nao se formou em Erudito ?

JoeCruzGuitar
Veterano
# mar/07
· votar


Nem classico, nem erudito.

A guitarra Rock deve 110% ao Blues.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
· votar


JoeCruzGuitar
Concordo\o\ por falar nisso meu antipenultimo tópicoé um blue qeu gravei, se você puder comenter^^

Bigode Ozzy
Veterano
# mar/07
· votar


prefiro estudar jazz e erudito, juntar os dois e criar um novo estilo...hehehehehe

Steve Van Halen
Veterano
# mar/07 · Editado por: Steve Van Halen
· votar


Zakk Wylde_
Randy Rhoads

Acho que ele só começou a estudar

nao, o cara estudo violao erudito pra valer

spainEL
q dado errado??
dos jazzistas os 3 primeiros estudaram jazz na berklee, o kiko eh totalm,ente jazzista
dos eruditos, todos estudaram em escolas eruditas, ateh o morse eh totalmente country e rock estudou em uma escola onde predominava o erudito (ele era ateh repudiado por alguns membros da escola por ele gostar mais de country q erudito)

markolino
qndo ele tava na berklee ele estudou jazz


Bigode Ozzy

prefiro estudar jazz e erudito, juntar os dois e criar um novo estilo...hehehehehe

ah mais dai quero ver qntos anos vc vai precisar estudar pra isso

Thiago Salme - Banda A Marilla
Veterano
# mar/07
· votar


Não existe isso de onde vêem os melhores guitarristas....
Só basta vc estudar...o único problema são os cabeça fraca que acham que têem que seguir certo estilo para serem vistos como guitarristas sérios....

Machine Gun Man
Veterano
# mar/07
· votar


Rock é rock, e pronto.
Passou disso, é frescura.

Fox_scc
Veterano
# mar/07
· votar


Segundo o que ouvi de alguns mestres da guitarra, como o Fred Andrade, Kiko Loureiro e Mozart Melo, acho importante estudar um pouco de tudo e ai pegar pra vc o que encontrou de melhor no erudito, jazz, blues, frevo, samba etc, etc, etc.

B r u t u S
Veterano
# mar/07
· votar


A guitarra Rock deve 110% ao Blues (2)

keh tocar rock? domine o blues.

dps enfeite usando oq vc aprendeu no jazz ou erutido.

fazer musica eh como escrever um livro. vc precisa de conhecimento e vocabulario.

erudito e jazz sao apenas estilos usados para c aplicar o conhecimo e didatica q lhe eh ensinado.

Ritchie Blackmore, Yngwie Johan Malmsteen, Randy Rhoads, Steve Morse, Uli Jon Roth, Frank Zappa
Joe Satriani, Steve Vai, John Petrucci, Kiko Loureiro

esses caras aih, estudaram oq estudaram seja jazz ou erudito pq precisavam achar uma forma de tocar oq eles tavam bolando em suas mentes. buscaram vocabulario para isso.

blues!

rodela
Veterano
# mar/07
· votar


jazz e erudito não são base pra rock, são base pra metal e shred... blues é mais próximo... mas ainda assim o blues tem parentesco com o jazz... enfim, rock é rock! sei lá! aprenda a tocar o que voce gosta de ouvir e pronto! se precisar de aula pra afiar técnica, faça, mas composição não se ensina nem se tenta na maioria das vezes...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Erudito ou Jazz, qual dessas escolas gera os melhores guitarristas de rock?