Melhor solução para trastes soltos.

    Autor Mensagem
    Rafael 1978
    Veterano
    # mar/07 · Editado por: Rafael 1978


    Pessoal,
    preciso da opinião de você quanto a um problema que está acontecendo com a minha Shelter SST1. Vi que há vários tópicos relacionados a problemas com trastes, mas nenhum, infelizmente, veio a se identificar com minha situaçõa, portanto, vamos lá:
    Uns 2 meses depois de comprar a guitarra, levei-a a um luthier para fazer a regulagem. Ficou uma belezura. Cordas mais baixas, oitavas reguladas... maravilha.
    Bem, após uns dois dias treinando com a guitarra, começou um barulho HORROROSO de trastejamento na mizinha, quando eu usava o 2º ou o 3º traste. Imediatamente, levei de volta no luthier cobrando uma solução. Ele foi muito bacana, deu umas marteladas (com uma martelinho de alunínio) nos trastes e a problema ficou resolvido. Mas aí, a má notícia, elel explicou que como a guitarra é de baixo custo (para não dizer vagaba, mesmo) os trastes não são bem presos em fábrica e a variação de temperatura (veja que eu moro no Rio de Janeiro e anda um calor dos infernos) acaba por ocasionar sua soltura. A solução, segundo ele, é trocar os trastes ou subir as cordas...
    Bem, subir as cordas eu não quero, trocar os trastes é bem caro (mas é o que prefiro). Vale dizer que o trastejamento está se espalhando, já passou para outros trastes na mizinha e agora já passou para a B. Acho difícil ser desgaste dos trastes, pois a guitarra é bem nova (6 meses) e não toco muito.
    Pois é, alguém aí já passou por isso? Sabem me dizer se a troca dos trastes é, realmente, a melhor solução?
    Valeu mesmo, um abraço.
    P.S.: Não vale me dizer para trocar de guitarra, heim?
    P.S.2: depois que criei o tópico, percebi que a "melhor solução para trastes soltos" é prendê-los........ ignorem o título, ok? Valeu....

    LukePaiva
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Quando foi regular, ele deu um passe nos trastes?(lixou, abaixou um pouco)

    BaNdAiD
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    troca os trastes mesmo...eh a melhor solução....aproveita pra colocar trastes de sua preferencia (jumbo, etc...)
    Se tem que fazer alguma coisa, faça bem feito né!

    _FrEd_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Rafael 1978

    Duvidas em Lutheria? Pergunta pro Bertola/Seiji hehehe (o tópico ta em stick la em cimão)

    Rafael 1978
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    LukePaiva - Fez tudo isso, sim.

    BaNdAiD - Estou achando que é o melhor, mesmo. Mas queria saber se isso já aconteceu com alguém e se a solução foi essa.


    _FrEd_ - A questão é se alguém teve um problema parecido e se a solução foi essa. Sei o que o meu luthier detectou e recomendou. Mesmo, assim, valeu pela dica de falar com esse caras.

    Alguém tem mais alguma opinião que possa me ajudar?

    _FrEd_
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Rafael 1978

    A solução, segundo ele, é trocar os trastes ou subir as cordas...

    Trocar os trastes...

    os trastes não são bem presos em fábrica

    reclama la na loja...

    Blonde Hammet
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Cara, tenta por um pinguinho de super bonder e martelar com um martelo q nao vá machucar os trastes...

    Rafael 1978
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Blonde Hammet
    Cara, tenta por um pinguinho de super bonder e martelar com um martelo q nao vá machucar os trastes...
    Não dá, apesar do traste estar solto, ainda não saiu completamente do braço. Só está, digamos assim, um pouco mais alto que deveria, mas, se apertar, volta para o lugar. O problema é que fica mais alto que os outros (ou mais baixo, sei lá).

    Blonde Hammet
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Rafael 1978

    entao cara...
    a primeira vez q eu troquei os trastes da minha guita ficaram alguns assim, mas pela lateral do braço se vc der um pinguinho em baixo do traste a cola entra por baixo e prende ele...

    Rafael 1978
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Blonde Hammet

    Rapaz, valeu mesmo pela dica, mas acho meio arriscado... sei lá... já que está ficando bastante claro que o problema é o traste mesmo, e que tenho que trocá-lo ou fixá-lo melhor. Estou inclinado a levá-la no luthier e pedí-lo para trocar todos os trastes. Vai ficar caro, mas aproveito, peço para baixar mais as cordas, regular de novo (já está chegando a época da regulagem), trocar as cordas. E, se bobear, ainda vou botar captadores novos... estou turbinando minha shleter aos poucos, sabe.
    Queria saber, memsmo, é se alguém já teve esse problema e se meu luthier deu a solução mais recomendada (trocar os trastes).
    de qualquer jeito, muito obrigado, Blonde Hammet.
    Qualquer opinião adicional, agradeço.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Rafael 1978

    Realmente a troca de trastes é melhor msm, esses trastes q vem na guita sao meia boca msm, aí vc ja poe do jeito q vc quer

    Henrique S.
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Cara, tenta por um pinguinho de super bonder


    depois se um dia ele for troca aja porrada pra tira o traste

    alfredmad
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Rafael 1978

    Se os trastos estiverem novos (tamanho normal e sem amassados ) aconselho a pegar um secador de cabelos e passar sobre os trastos soltos para retirá-los com um alicate, depois passe cola (de preferencia as proprias p/ madeira) nas fendas e então recoloque-os dando marteladas de leve com um martelo forrado com borracha ou feltro(acho q é assim que escreve), e como um luthier a regulou recentemente os trastos devem ficar na mesma altura. Eu já fiz isto com um violão e uma guitarra e ficou otimo.

    Blonde Hammet
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Henrique S.

    eu ja troquei e destroquei trastes da minha guita, e sempre dou um pinguinho de super bonder nas pontas pra nao soltar, e na hora de tirar de novo nao faz nem diferença...

    SuperGeo
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    trocar os trastes vai sair em torno de 50% o preço da guitarra, tem q ver se vale mesmo a pena

    Rafael 1978
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    SuperGeo
    trocar os trastes vai sair em torno de 50% o preço da guitarra, tem q ver se vale mesmo a pena

    Hehehe, eu comprei a guitarra, nova, na loja, por R$ 230 (ainda teve um descontinho que não lembro, mas foi mais ou menos isso aí). Trocar os trastes vai sair por R$ 350, com um bom luthier que conheço. Mas a Shelter é ótima (corpo, braço, tarrachas, até os captadores são bons, para o meu uso). Ou seja, trocar os trastes vai sair bem mais caro que a própria guitarra, mas, mesmo assim, sairá mais barato dar a turbinada que quero, do que comprar uma guitarra muito boa.
    Entendeu meus planos? Vou trocar os trastes, os captadores (talvez), quem sabe um dia botar um humbucker, e ficar com uma guitarra quase feita sobre medida para mim e por um custo menor que uma Tagima (a Tagima que eu queria está cerca de R$ 1000, e ainda ia ter que regular. E a Tagima, creio, ainda ia ser pior do que o que planejo para a minha Shelter).
    O problema dos trastes até vem em boa hora, pois já dou o primeiro passo da turbinada. Sacou?
    Abração.

    Mauricio Luiz Bertola
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Rafael 1978
    Troca de trastes por R$ 350!
    Não comento preços de outros profissionais por motivos éticos, mas isto aí está excessivo.....
    Abçs

    Rafael 1978
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    Troca de trastes por R$ 350!
    Não comento preços de outros profissionais por motivos éticos, mas isto aí está excessivo.....

    Obrigado pelo aviso. Vou conversar com o luthier e ver como fica esse preço... quem sabe um desconto...
    Obrigado, mesmo.

    Henrique S.
    Veterano
    # mar/07
    · votar


    O proprio luthier vai fornecer os trastes ou vc ainda vai te que banca?
    de qqr forma ta bem caro msmo

    so se forem trastes de Platina ou Titanio ahuahuahuahuahua

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Melhor solução para trastes soltos.