Autor |
Mensagem |
_RafaelBdM_ Veterano |
# fev/07
galera eh o seguinte... minha ibanez 270 veio com a ponte alta intão comecei a abaixar a ponte sempre com cuidado de deixar nivelado e afinado... soh q agora falta uns 3 milimitros para ela ficar no msm nível q o corpo da guita e ela naum desce mais... nao mexi ainda na regulagem de oitavas porq naum tenho a chavinha allen do tamanho.
Quero saber c pode deixar nessa altura ou se tem q fazer a ponte ficar exatamente na mesma altura q o corpo da guita e se tenho q soltar um pouco as oitavas para conseguir fazer q ela chegue no lugar? se puderem responder porq tenho medo de empenar tudo aqui e fazer cagada.
valeu galera
|
Thedekai Veterano |
# fev/07
· votar
_RafaelBdM_
nao, oitavas não tem nada a ver com a ponte
voce esta regulando a altura da ponte? ou a inclinação dela em relação de tensão de cordas x molas?
lembre-se quando vc mexe nessas coisas o braço tbm sofre ação, se vc nao regular o braço junto ele vai empenar
creio eu
abraços
|
kaus Veterano |
# fev/07
· votar
_RafaelBdM_
massa pareçe que hoje todo mundo deu a loca de regular suas floyds uehuiee
entra nesse tópico kra
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/87896/
consegui regular a minha lendo esse tópico
boa sorte aew kra abraços
|
kaus Veterano |
# fev/07
· votar
Thedekai
me deixasse com medo em relação ao braço O.o regulei um tom abaixo e o braço nem mexi estou rezando aqui kra
|
_RafaelBdM_ Veterano |
# fev/07
· votar
kaus
ja vi esse tópico foi purái q segui :P
Thedekai
não é a altura da ponte mesmo, a inclinação eu ja acertei com molas.
está perfeita única coisa eh q a ponte nao ta exatamente na mesma altura q o corpo da guitarra entendeu? e como assim relugar o braço o.O
|
Soulface Veterano |
# fev/07
· votar
_RafaelBdM_
A ponte não precisa ficar necessariamente na mesma altura do corpo. Ela tem q ser regulada de acordo com a altura q vc qr para as cordas.
|
Rapha_krust... Veterano |
# fev/07
· votar
de boa cara usa a busca
|
Thedekai Veterano |
# fev/07
· votar
kaus
entao bicho
eu nao tenho certeza
pode ser q de uma leve empenada, nada serio
nao tenho certeza, vai la no topico de perguntas ao bertola e seiji e pergunta pra eles hehee
abraço
|
Thedekai Veterano |
# fev/07
· votar
_RafaelBdM_
tem um topico ai de como regular ponte floyd rose
se nao me engano foi o Rowashburn que fez
o braço se regula, bicho
tem um tensor nele
e a altura das cordas vc coloca do jeito que vc quiser, lembrando que se ficar muito baixo pode trastejar, e é bom vc regular a guitarra inteira quando vc faz isso, pq quando vc mexe em uma coisa, tudo tambem vai junto, tem q regular tudo
abraço
|
Soulface Veterano |
# fev/07
· votar
Thedekai
O braço de uma guitarra não é tão frágil assim tb não cara. Não é qualquer regulagenzinha na ponte q vai fazer ele empenar.
Lembre-se... Maple é usado em pistas e pinos de boliche. Qndo vc conseguir quebrar algum(a) mesmo com aquela puta bola pesada, tire uma foto e me mande! hehehehehehehe
|
_RafaelBdM_ Veterano |
# fev/07
· votar
caras eu usei a busca nao to floodando nao
Soulface
humm c vc estiver certo fico tranquilo :)
|
Soulface Veterano |
# fev/07
· votar
_RafaelBdM_
Mas tudo depende do estado inicial da guitarra né?!
Se o braço já estava desregulado, ele continuará desregulado. Independente da regulagem da ponte.
Por isso q o ideal é, ao comprar uma guitarra, levar ao luthier para uma avaliação e revisão geral.
E o mais ideal ainda, é negociar uma primeira revisão grátis com a loja na hr de comprar.
|
Thedekai Veterano |
# fev/07
· votar
Soulface
entao, era isso mesmo que eu imaginava
eu soh queria saber se era tao sensivel assim o braço, a ponto de empenar facilmente com qualquer troca de afinação
mais, uma mudança de 1 tom na afinação inteira sem regulagem pode causar alguns problemas, mesmo que sejam minimos, não?
abraço
|
_RafaelBdM_ Veterano |
# fev/07
· votar
Thedekai
mais q afinação vc colocou?
|
Thedekai Veterano |
# fev/07
· votar
_RafaelBdM_
eu nao coloquei nenhuma
minha guitarra tem floyd rose, nao da pra trocar a afinação hehe
quem trocou e tava pergutnando eh o kaus
|
_RafaelBdM_ Veterano |
# fev/07
· votar
Soulface
valeu cara... tipow abaixei a ponte nivelei ela afinei e ta tudo ok... msm assim vou leva-la no professor do colega meu pra ele checar.
valeu pela ajuda
|
Soulface Veterano |
# fev/07
· votar
Thedekai
Depende...
Tem gente q pensa q tensor de braço é tarracha. Qualquer coisinha já tá lá girando o negócio. hauehuaheuhaehuahuhuaehuaea
OQ eu sempre recomendo é: Faça oq tiver q fazer na guitarra primeiro.
Troque as cordas, regule a ponte, as oitaas, e oq mais tiver vontade.
Se depois de tudo isso (e provavelmente de alguns dias) sentir q o braço encurvou, aí sim é hr de regular o tensor. E mesmo assim, tem q saber regular.
Como é q vc vai regular uma coisa q vc nem sabe se vai desregular?
O braço é feito de madeira muito rígida. Vc só nota alguma diferença imediata ao exercer uma carga muito grande. Ao tirar todas as cordas de uma vez, por exemplo.
Mudar a afinação altera a tensão sim. Assim como o calibre das crdas.
Mas vc só vai poder regular e saber o qnto regular, depois de averiguar a real reação do braço.
|
Thedekai Veterano |
# fev/07
· votar
Soulface
hehe era isso mesmo que eu queria saber
brigadaoo cara
abraço
|
_RafaelBdM_ Veterano |
# fev/07
· votar
Soulface
mais depois q o braço empena ele volta ao normal?
|
Thedekai Veterano |
# fev/07
· votar
_RafaelBdM_
se vc mexer no tensor sim
|
Soulface Veterano |
# fev/07
· votar
_RafaelBdM_
Depende...
Existem vários tipos e "graus" de empenamento. Alguns mais simples, outro mais complicados.
Tem casos em q uma simples regulagem no tensor já resolve o problema. Pelo menos enquanto o tensor ainda tiver folga para a porca. São casos em q o braço entorta levemente para frente ou para trás.
Mas existem caso em q há uma torção do braço, ou o tensor se quebra, ou acaba a folga...
Aí o serviço já é mais complicado e caro. As vezes nem compensa consertar.
|
_RafaelBdM_ Veterano |
# fev/07
· votar
Soulface
interessante... pensei q só trocando o braço do instrumento.
|
_RafaelBdM_ Veterano |
# fev/07
· votar
Soulface
Thedekai
acabei aqui e senti uma notável melhora no som da minha guita =]
c ela nao vira um berinbal nas proximas 24h ja posso começar minha carreira de luthier xD
vlew a todos
|
Thedekai Veterano |
# fev/07
· votar
_RafaelBdM_
melhorou como?
|
Soulface Veterano |
# fev/07
· votar
_RafaelBdM_
Alguns violões (principalmente os mais antigos) são construídos com tensores não ajustáveis. Ou seja, apenas uam barra de ferro pra reforçar o braço.
Nesse caso, se empenar já era!
Até tem como consertar, mas dá um trabalho..
|
_RafaelBdM_ Veterano |
# fev/07
· votar
Thedekai
o som ta mais limpo e o ganho aumentou...
tipo as cordas tava mto altas sem noção
|
danilo_guitarreiro Veterano |
# fev/07
· votar
tem um topico do caralho sobre regu de floyd, já tem 7 pag
|