Ajuda para timbres e tocabilidade com uma Ibanez RG 450

    Autor Mensagem
    DarkLotus
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: DarkLotus


    Galera, primeiramente olá a todos. Sou iniciante aqui no fórum. Meu nome é Ubiratan e sou de Brasília. Espero ajudar como puder aqui no cifraclub.

    Bom, seguinte: gostaria de uns toques a respeito da minha guitarra. Infelizmente aqui em brasília a gente não tem muito acesso a instrumentos e equipamentos variados, e acaba que eu quase não conheço sobre esse assunto. Pra mim sempre foi plugar e tocar mesmo...

    A guitarra é uma Ibanez RG-450 japonesa fabricada em 1994. Comprei usada, na época por 700 reais. Não sei a madeira, só sei que é putamente pesada. A ponte é uma Edge 1 Tremolo (a mesma da Radius, se nao me engano) e, segundo o Luthier, são 2 captadores Ibanez e um Dimarzio na ponte.

    De uns tempos pra cá eu senti que ela não tem muito a ver com meu estilo. Tenho uma banda de Doom Metal melódico (na linha de Draconian, Theatre of Tragedy, 3rd and the mortal, etc. NÃO é Gothic Metal do tipo de Evanescredo e Lullacry, por favor...) e uma banda de Gothic rock (The Mission UK, Sisters of Mercy, Clan of Xymox, etc), Nada de fritação. Gosto de tocar calmo, e percebo que ela é uma guitarra mais pra Shredder mesmo. O braço dela não é bom pra bends, tremolos... Ela é feita pra você fazer tudo com alavanca (um recurso que eu simplesmente NÃO uso).

    Conversei com o luthier e chegamos à conclusão que pra fazer ela ficar com melhor controle de bends o melhor seria travar a ponte. Colocamos a tensão das molas da ponte no máximo e colocamos um calço. Melhorou bastante, mas por mim eu arrancava essa ponte, vendia e comprava uma tune-o-matic! (lógico que isso é brincadeira =P)

    Bom, minhas dúvidas são:

    1- Sei muito pouco sobre essa guita, e gostaria de informações sobre ano, série, qualidade dela... segundo meu luthier, na série dela a ibanez caprichou mais nas guitarras por estar tentando entrar no mercado americano na época. (Sei lá se isso é verdade)... Pelo que notei ela é mais pesada do que a maioria das ibanez (a guita é putamente pesada), e a ponte dela não vi em outra RG. Já tem anos de uso e parece nova (apesar q nunca exigi mto dela, nem o antigo dono)

    2- Que tipo de regulagens ficam legais nela com um V-amp 2? Configuração de gabinetes, caixa, etc? Geralmente eu uso simulação Mesa/Boogie (rectified head/rectified hi gain) com equalização escavada, sem compressor e com um pouco de reverb. Dá pra perceber que as Ibanez casam bem com Mesa/boogie. Ficou até satisfatório, mas até agora não consegui tirar um som limpo que me agrade, com bastante brilho. Tô disposto até a trocar captadores se compensar, mas queria uma base pra não tirar um captador da guita e depois descobrir q era um puta equipamento.

    3- Posso fazer mais alguma coisa pra melhorar a tocabilidade dela? Gosto muito de bend, vibrato e um sustain legal. O que sinto é que essa guitarra corta totalmente minha pegada. Quando pego uma modelo Les Paul, mesmo que epiphone ou Shelter (teoricamente inferiores), eu fico até de cara "puta q pariu como eu toco bem!" rsrsrs

    Bom, é isso aí. Se alguém puder me ajudar eu agradeço. Sinto que tenho um equipamento até razoável na mão, mas tô apanhando pra puxar um som legal dele por falta de informação.

    Abaixo vai o link de um som que tirei com ela. A gravação foi direta do V-amp2 na placa de som do PC do tecladista da minha banda (Placa onboard salvo engano). O resto dos instrumentos foram feitos no teclado dele, um Roland XP 60. desculpem os erros, isso aí foi feito numa tarde tediosa de domingo ^^ Ficarei feliz se puderem me dar a opinião sobre o timbre.

    http://www.megaupload.com/?d=V18FPCIU

    valeu e abraços!

    trendkill
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    fala bro!

    vendi uma dessa semana passada por 1200, e confeço que tou mais ou menos arrependido rss
    a guitarra é otima, ja tive algumas ibanez mas nenhuma se compara a essa serie da ibanez... o floyd é otimo, em fim, a guitarra é boa demais...

    bom cara, acho que voce esta com um esportivo na mão e queres um caminhão... eu sou fan desse braço da ibanez bem fino, fan dessa ponte, puta campo de ação... mais cada um com seu estilo né, e sua necessidade...

    eu aconselharia vc a trocar de guitarra, pois ja que voce não gosta de floyd, nem do braço (as caracteristicas mais marcantes dessa ibanez) e gosta praticamente do aveço a isso, procure uma les paul! voce consegue otimas na troca por tua ibanez, é uma guitarrinha de valor! ao vender, venda pra musicos mesmo! não pra essa mulecada que prefere pegar uma 350dx por ser "nova", pois essa guitarra alem de infinitamente melhor, é mais cara mesmo

    DarkLotus
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: DarkLotus
    · votar


    Trend, é bem por aí mesmo. A guitarra é foda, mas não casa com meu estilo. Só que tem aquela coisa: Acho que um instrumento assim não compensa vender. Nenhuma grana paga. Sem contar que é minha primeira guitarra, né... tem todo um valor valor emocional. Vou comprar com certeza uma nova qdo tiver $$$ (talvez uma epipoca mais top) pra fazer par com essa monstrinha aí, mas vender ela de jeito nenhum! Vai ficar pro meu filho! ^^

    Mais a noite vou tirar umas fotos dela pra postar aqui.

    silvio_rp
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Nao consegui baixar o som no megaupload. Tenta colocar em outro servidor pra gente poder dar uma sacada no som!

    Um abraço!

    Homem Cueca
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Sinceramente...acho que voce ta é reclamando de barriga cheia.

    Controle de bends afetados NESSA guitarra?!?!

    Cara...acho que voce precisa é ter umas aulas de guitarra e não ficar reclamando da puta guitarra que voce tem em mãos.

    Homem Cueca
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    DarkLotus

    Compra logo uma Les Paul e seja feliz.

    DarkLotus
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: DarkLotus
    · votar


    Homem Cueca

    q isso man, c nem me conhece pra saber o q eu toco ou nao... Além do mais de repente aqui tem algum luthier q conhece a guitarra melhor que eu e dá uma dica de regulagem que pode estar errada... Não estou reclamando de nada.

    Sílvio_Rp

    tae o sample no rapidshare
    http://rapidshare.com/files/16240655/Tears_of_an_angel_-_instrumental_ -_sample.mp3.html

    silvio_rp
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    DarkLotus
    Talves no quesito timbre, uns EMG melhorassem o seu som... no quesito pegada eu nao sei.. mas fala com um luthier que as vezes rola até de mexer no braço dela pra deixar do jeito q vc quer, ja que vc disse que nao vai se desfazer dela nunca, nao vai se importar de perder valor de revenda.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ajuda para timbres e tocabilidade com uma Ibanez RG 450