Ajuda para timbres e tocabilidade com uma Ibanez RG 450

    Autor Mensagem
    DarkLotus
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: DarkLotus


    Galera, primeiramente olá a todos. Sou iniciante aqui no fórum. Meu nome é Ubiratan e sou de Brasília. Espero ajudar como puder aqui no cifraclub.

    Bom, seguinte: gostaria de uns toques a respeito da minha guitarra. Infelizmente aqui em brasília a gente não tem muito acesso a instrumentos e equipamentos variados, e acaba que eu quase não conheço sobre esse assunto. Pra mim sempre foi plugar e tocar mesmo...

    A guitarra é uma Ibanez RG-450 japonesa fabricada em 1994. Comprei usada, na época por 700 reais. Não sei a madeira, só sei que é putamente pesada. A ponte é uma Edge 1 Tremolo (a mesma da Radius, se nao me engano) e, segundo o Luthier, são 2 captadores Ibanez e um Dimarzio na ponte.

    De uns tempos pra cá eu senti que ela não tem muito a ver com meu estilo. Tenho uma banda de Doom Metal melódico (na linha de Draconian, Theatre of Tragedy, 3rd and the mortal, etc. NÃO é Gothic Metal do tipo de Evanescredo e Lullacry, por favor...) e uma banda de Gothic rock (The Mission UK, Sisters of Mercy, Clan of Xymox, etc), Nada de fritação. Gosto de tocar calmo, e percebo que ela é uma guitarra mais pra Shredder mesmo. O braço dela não é bom pra bends, tremolos... Ela é feita pra você fazer tudo com alavanca (um recurso que eu simplesmente NÃO uso).

    Conversei com o luthier e chegamos à conclusão que pra fazer ela ficar com melhor controle de bends o melhor seria travar a ponte. Colocamos a tensão das molas da ponte no máximo e colocamos um calço. Melhorou bastante, mas por mim eu arrancava essa ponte, vendia e comprava uma tune-o-matic! (lógico que isso é brincadeira =P)

    Bom, minhas dúvidas são: