Mandar fazer a guita

    Autor Mensagem
    _bogus_
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: _bogus_


    Ae galera.. sei que tem inumeros topicos sobre isso mas enfim... queria uma opiniao especificamente pra isso hehe...

    Bom, eu tenho uma memphis mg100, um hobbertt simulamp e um meteoro atomic drive 20w, ah e um wah wah onner :P ... ta dando pra tirar um som bem legal, mas ja to me enxendo um pouco da guitarra hehe...

    Então andei pesquisando pra trocar ela... olhei varias marcas, principalmente Ibanez, mas acabei chegando a conclusao de q nao vale a pena pegar Ibanez... pode ser uma guitarra ótima, mas pelo que eu vi não vale o preço que cobram (eu digo assim, vc paga muito pela marca da guitarra).. inclusive vi outras marcas interessantes, tipo Schecter, que eu nao conhecia, me falaram bem dela, mas ainda nao pude testar..

    Tá mas indo direto ao assunto... resumi que se for pra gastar até 2 mil numa guitarra boa, talvez fosse mais jogo mandar fazer uma pra mim... ia ser uma guitarra ótima, pra vida toda, nas minhas especificações, etc.... Conversei com um luthier aqui, bastante gente fala bem dele... eu fiquei de ir la pra testar uma das guitarras que ele fez, ele disse que um modelo parecido com a JEM (2 humbuckers), ficaria em torno de 3 mil (ainda nao fiz orçamento mas esse eh um preço medio), hardware gotoh, floyd original, etc... Por acaso meu primo ta voltando dos EUA pra passar um tempo aqui, e pensei em pedir pra ele trazer as peças pra mim de lá... o luthier falou que eu podia economizar uns 20% do preço... de 3 mil já ficaria 2400 hehe...

    Então, será que compensa ?? Quero ter certeza porque não tenho como tirar essa grana do nada... tem que ser um investimento muito bom hehe..

    Outra coisa, alguem pode me recomendar uma loja de peças avulsas de la dos EUA ?? É complicado trazer isso ?? Tem que pagar imposto, alguma coisa? tem alguma forma de nao pagar? hehehe...

    Ah sim, deem dicas de madeiras, etc... quais as melhores, as razoaveis, porque sobre isso nao tenho idéia hehe..

    Valew ai...

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _bogus_
    será que compensa ??
    Compensa e muito!
    Tá bom... sou luthier tb, mas não é só pra puxar a sardinha pro meu lado não.
    Com os preços q as guitarras atingem no Brasil, é muito mais viável vc mandar fazer do q pagar horrores por um headstock.
    Vc vai poder escolher absolutament tudo na guitarra. Deixar do jeito q vc bem entender.
    Por exemplo... As Ibanez são boas e bonitas. Mas eu não me acostumo com o braço delas. Esntão eu poderia até copiar o modelo, mas com um braço mais estreito. E por aí vai...
    Vc pagará menos, e terá um produto mais satisfatório em mãos.
    Só não vale a pena se for pensar em revenda. Nesse caso, a marca conta muito.
    Mas se for pra vida toda, é a melhor opção.

    É complicado trazer isso ?? Tem que pagar imposto, alguma coisa?
    Depende... Se o teu primo mora lá e vai trazer as coisas com ele, é só declarar como bem pessoal na alfândega. Provavelmente não vão cobrar nada.

    deem dicas de madeiras, etc... quais as melhores, as razoaveis
    Tem bastante coisa aí pelo fórum. É bom dar uma olhada pq está bem explicado e tal.
    Mas primeiro é necessário saber q tipo de som q vc qr tirar e tal. Cada madeira tem sua característica sonora.

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    acho que eh a schaller. mas eu nao sei se a fabrica eh nos eua o europa..

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    james_the_bronson
    Mas hein???

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Soulface

    fazem floyd rose. meu primo que andou montanod umas guitarras com peças dessa marca ai. acho que eh shaller ou entao eh a charvel huahuaua

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    james_the_bronson
    Ahhhh sim... Vc está falando dos fabricantes. É q eu não tinha entendido nada! hehehehe
    A Schaller e a Gotoh tem licença pra fazer pontes Floyd Rose (além da própria FR, é claro).

    _bogus_
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: _bogus_
    · votar


    Soulface

    hmm... valeu pela explicação.. tipo, sobre o tipo de som aí é um problema... hehe.. queria uma guitarra bem versatil, eu toco bastante tipo de som, me foco mais em metal, rock, estou começando (tentando) entrar no jazz, entao sei la.. tem que ser algo versátil hehe.. O preço varia muito de luthier pra luthier ? Eu também não tenho muita certeza do braço, gosto do braço da minha memphis por exemplo... mas acho que é porque já acostumei... peguei uma cort com braço mais fino e me senti meio incomodado pra tocar, mas achei que se eu ficasse com ela por um tempo ia me sentir mais confortável do que com a memphis, então...

    Mas assim, quero uma guitarra do modelo das Ibanez... mexendo no braço, etc, mas esse esquema de corpo, ponte tremolo, e numero de captadores.. A madeira também encarece o produto né, tem isso.. de onde vc eh ??

    marrone
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    kra, o braço da memphis é confortavel mesmo... ja peguei gibson e fender, e o braço da memphis não deixa nada a desejar, ja o corpo captação e hardware.....
    mesmo assim, axo que vale a pena vc fazer uma, vai no luthier, mostra como vc toca pra ele avaliar sua pegada e tal... eu por exemplo estou refazendo toda minha memphis, que por sinal tmb eh uma mg100, mais da original mesmo só vai restar o braço de maple, pq até a escala, e o verniz do braço eu mandei trocar (não troquei o braço pq ele não é ruim mesmo, e se fosse trocar ia demora de mais, e eu preciso dela pra março..) o corpo da minha vai ser em mogno, caps tds dimarzios, floyd gotoh dourada, knobs dourados tmb, e um escudo custom que ainda vai ser feito, mais não pelo luthier, pq esse quero fazer eu mesmo (até pra começar na arte da luthieria, ja que pretendo ser luthier, e mexer com informatica, mas se a luthieria me der um retorno legal, paro com a informatica hehe)

    agora uma coisa eu te digo, nada como um instrumento feito pra vc.. como foi dito, não vale a pena pra revender, mais é um instrumento pro resto da vida... é quase um "trofeu" uma guitarra custom de boa qualidade!

    marrone
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    ah, detalhe: se vc quer um som diversificado, ja vão te indicar uma strato daqui a pouco... eu mesmo não gosto, mais diga-se de passagem que ela eh bem versatil mesmo, e ainda mais com um hambucker na ponte...

    eu não gosto pelo visual manjado delas.. mais como é custom, vc pode fazer uma guitarra com timbre de strato sem ter modelo de strato neh... particularmente, eu mandaria fazer uma les paul.. é linda! mais isso é minha opinião, vc tem que ver que timbre vc quer, que modelo, que madeiras vai usar, braço colado ou parafusado, tipo de captação, modelo do headstock, tpo da ponte, modelo das marcações da escala.... é uma infinidade de coisas que vc tem que ver... e como vc ta querendo fazer uma, kra, faiz uma que te agrade no timbre, e com o visual que vc quiser! vale até desenhar uma neh hehe

    sugesto
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _bogus_
    então... se tu vai pegar uma de luthier
    pega logo uma que seja muito boa, pq pagar pra fazer uma meia-boca
    não vale a pena... pq vc vai se interessar por uma melhor depois
    e não vai conseguir vender ela

    cara... acho que pra esses estilos que vc tá falando,
    a madeira poderia ser alder... mas vc não tem de definir a madeira pelo estilo que vc gosta e quer tocar, mas sim pelo timbre que você gosta
    se vc quer tirar um som mais fechado, anasalado, ou mais brilhante, ou mais encorpado... vc tem que definir isso a partir do timbre, não de um estilo
    a partir daí vc pode começar a definir os captadores tb... aconselho vc olhar no site da dimarzio, seymour duncan, fender, emg, e de repente, até gibson... mas é certo que não vai sair barato
    investe no instrumento, que tu vai ficar muito satisfeito depois
    se for pra pensar em grana, vc vai acabar sentindo que faltou alguma coisa, e ainda assim vai sair caro... saca??

    Gasoline
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _bogus_
    Vou ir contra, e dizer que no teu caso é melhor esperar.

    Guitarras de luthier, não tem valor de revenda então é mandatório que tu tenhas certeza absoluta do que tu queres.

    Melhor comprar uma Ibanez (por exemplo) agora, e ver o que tu gosta e principalmente o que tu não gosta nela, para depois de mais alguns anos, tu poder mandar fazer tua guitarra.

    Digo isso, pq tu perguntou o tipo de madeira. Isso é uma das maiores influências no som, então, não dá para eu dizer que a melhor madeira é mogno, se por exemplo, teu gosto recai mais pelo timbre do ash.
    Não adianta eu dizer que o bom é escala de 25´ se tu acha mais confortavel escala de 24´(medidas aprox. to com sono, e não quero me equivocar).

    Um das poucas coisas que dá para se sugerir é captadores.
    Mas o resto, tu tens que ter certeza do quer. Senão, corre o risco de tanto tu, quanto o profissional que fabricar tua guitarra, acabarem desapontados.

    Schenker
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _bogus_

    Você tem que ter certeza absoluta que a guitarra que vc vai fazer é para o resto da vida . . . guita de luthier é pior que casamento, já que vc não pode se divorciar a hora que quer . . .

    paga-se por un nome escrito no headstock?? sim, mas tb se paga pela tecnologia usada, pesquisa e certeza de manutenção do valor ao longo do tempo . . .

    uma guitarra de luthier quando vc for vender só vão te pagar o valor das peças, e olhe lá . . .

    alfacorrea
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Uma dica:

    guitarra feita por luthier tem valor de revenda lá embaixo. Vc vai pagar 2000 na criança e não consegue revender nem por 1000 depois. Não fiquem chateados comigo, mas isso é verdade sim!!!

    Outra dica:

    guitarra feita por luthier bom mesmo, cara de confiança, que sabe o que faz pode até ficar melhor do que a original. Caso concreto: Marcelo Bico - banda Miulhos e Endrulhos - guitarra SG feita em Cabo Frio - luthier GML - feita EXATAMENTE nas especificações da Gibson. Essa guitarra ficou muito, muito, muito mais do que EXCELENTE. Ficou perfeita, até melhor do que uma Gibson SG Custom. Pra ter uma idéia, o braço da guitarra foi extraído de um móvel de mogno do século 19. O braço da guitarra tem uns 120 anos no mínimo. É um absurdo de guitarra.

    Outra dica:

    guitarra de luthier é mais barata do que guitarra de loja. Depende, se vc procurar o Martau, o Cerrutti, o Zaganin não vai ser tão barata assim. Tem que ser um cara bom, mas ainda pouco famoso. Com a fama do luthier o preço sobe razoavelmente.

    Outra dica: Tem que procurar um cara que saiba "ouvir" a madeira. Tem um cara no RJ - Rogério dos Santos - luthier de violões. Esse cara é um absurdo em matéria de "timbrar madeiras". Pena que ele só faz violão.

    Outra dica: Acompanhe os móveis de brechó, as vezes surge uma verdadeira relíquia de móvel que pode virar uma excelente guitarra. Móvel de Jacarandá pode virar uma excelente escala de guitarra... Tem peças de Mogno que valem verdadeiras fortunas, as vezes mais do que um carro.

    Abraço.

    LuizJu88
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: LuizJu88
    · votar


    Concordo com o Gasoline...melhor vc comprar uma "de marca" por enqto eh bom ir conhecendo melhor pra depois mais pra frente ter mais conhecimento teorico/pratico para poder mandar fazer a sua

    sugesto
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    alfacorrea
    falou tudo, cara!
    caralho, que foda
    o cara fez o braço da SG com um móvel do séc. 19?
    poxa, como eu queria tocar nessa guita
    o som dela deve ser único!

    poxa, como eu queria ter uma grana
    pra mandar fazer uma pra mim... já tenho tanta coisa na cabeça pra isso
    que ia sair absurdo de cara... um dia eu chego lá!
    hehehe

    r2s2
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _bogus_
    Por acaso meu primo ta voltando dos EUA pra passar um tempo aqui, e pensei em pedir pra ele trazer as peças pra mim de lá... o luthier falou que eu podia economizar uns 20% do preço... de 3 mil já ficaria 2400 hehe...

    Do preço das peças, e não da guitarra.

    Madeiras, faça com corpo que quiser e braço que quiser, mas a escala tem que ser de ébano, é linda e excelente

    marrone
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    olha, axo que vou ter que concordar que porinquanto vale mais a pena vc comprar uma de marca... depois vc aprende mais sobre madeira, caps, e quando o estilo que vc quer estiver definido, manda fazer uma pra vc! mais é pra vida inteira!

    _bogus_
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: _bogus_
    · votar


    Bom, li tudo ai hehe... isso me deixou meio na duvida... o problema é que pagar 1200 numa Ibanez RG 350dx nova eu acho que nao compensa... sinceramente não vejo taaaanta diferença entre uma ibanez dessas e a minha memphis... o acabamento, a captacao e o hardware é um pouco melhor, mas a madeira pelo que eu sei é a mesma... eu dei uma olhada nos preços das Jacksons, tem jackson JDR 94 por 800, mas no mercadolivre... comprar guitarra de outra cidade nao rola... no maximo se for aqui por perto (moro em Curitiba)... então sinceramente nao sei... pra mim estar satisfeito mesmo com uma guitarra de marca, eu acho que ia gastar uns 1800, 2000... dai é um problema, hehe... dai gastar tudo isso, e passar uns 2 ou 3 anos com uma guitarra que não é bem o que eu quero...

    Se eu for mandar fazer, tenho certeza de algumas coisas... ponte tremolo, captacao dimarzio (eu curto o timbre do Vai, dei uma olhada no timbre do Herman Li tambem, acho q o evolution ou o breed seria ótimo, o problema é que eles usam um monte de equipamento depois da captação... mas pelo que eu notei, é um timbre brilhante, encorpado, e que capta facilmente harmonicos), no braço eu tenho duvida mas se realmente o braço da memphis eh bom, entao quero um igual hehe... parafusado... o tamanho da escala igual tambem.. agora, sobre madeira, nao tenho a minima ideia, eu realmente sei ver diferença de timbre entre uma madeira e outra...

    Então não sei... tenho uma noção legal das coisas, mas tenho medo de me arrepender depois... mas como é um investimento grande, antes de mandar fazer eu iria numas lojas testar as guitarras principalmente pra escolher o braço... quanto ao estilo... acho que nunca vou me definir num estilo hehe.. sou muito eclético, curto desde um rock, um punk, até metal prog e jazz fusion... até reggae, musica eletronica :P hehe só que o que eu toco na guitarra mesmo é metal, e jazz agora tambem, é complicado mas eu vou conseguir hehe \o mas sobre isso, por exemplo, se eu falar que quero tocar jazz, vao me recomendar uma modelo Gibson, SG, Les Paul... Telecaster... não é o que eu quero, sobre isso já me defini hehe

    _bogus_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    up

    LuizLaiho
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    manda fazer... nas guitas gringas vc paga mais o imposto do que a guita em si... ou pega uma Tagima q tem coisa no nível de ibanez por muito menos grana ... só q com umas ferragens mais "baixas"... e se quiser algo de mais qualidade com bom preço, hand-made . . .

    Mickey Mouse IV
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    ja peguei gibson e fender, e o braço da memphis não deixa nada a desejar

    Alguem guarda essa frase, POR FAVOR.

    Steve Van Halen
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    otima ideia

    lojas: Guitar Center, Sam Ash, MusiciansFriend (essa eh de compra pela internet)

    marrone
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: marrone
    · votar


    Mickey Mouse IV

    o que vc quis dizer com isso????? não entendi.. e é minha opinião.. o braço é confortavel sim... nãp se compara as tops que eu comentei, mais não deixa a desejar tmb...

    Raizen
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    O braço da menphis amassa se vc apertar com uma força maior que 3 Newtons.

    silvio_rp
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    o que vc quis dizer com isso????? não entendi.. e é minha opinião.. o braço é confortavel sim... nãp se compara as tops que eu comentei, mais não deixa a desejar tmb...

    Nao eh q ele eh mais confortável... é que voce ta acostumado com ele... isso sempre acontece...

    Por isso comprar guitarra eh complicado... vc compra uma guitarra que na loja parecia ótima mas quando chega em casa nao acostuma com o braço... dai ferra tudo. Em outros casos vc acostuma, mas só depois de um tempo consegue ver que o outro braço era muito melhor.

    Soulface
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    silvio_rp
    Exatamente a minha bronca com as Ibanez...

    Belloni
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Olá,

    Eu tenho uma guitarra de luthier. Uma Cheruti. E pelo renome, não me preocupo com o valor de revenda depois, é muito fácil vender uma cheruti por mais de 2 mil reais hehe... Mas a minha eu não fiz para vender, tanto que escrevi na 24ª casa em madre perola o meu nome.

    O legal de fazer a guitarra em luthier, é aproveitar as boas madeiras que tu pode escolher para fazer a guitarra, e usufruir ao máximo as características dela. Por exemplo, o mogno é a madeira "ideal" para fazer guitarras que vão durar para o "resto da vida", pois a madeira tem a densidade ideal para resistir as intempéries, e ainda assim manter o timbre macio com muito sustain.

    Sabendo disso, hoje, se eu fosse fazer novamente uma guitarra de mogno, faria de ponte fixa, ou de "string thru body", para aproveitar ao máximo o sustain dela.

    Mas o legal mesmo de luthier, é a customização total da guitarra, tu faz no formato que tu quer, respeitando é claro algumas limitações, que impossibilitariam a construção. O corpo inteiriço, mono-bloco, ou de 3 peças como a minha.

    Eu estranho muito o pessoal que manda fazer "JEM", ou guitarras conhecidas em luthier, eles deixam de aproveitar uma das melhores coisas de fazer uma guitarra em luthier, o estudo das plantas, do formato.. Será que vai ficar confortável? Então faz molde.. testa.. tira fotos, não gostou, muda o projeto e etc...

    A cheruti desenhou a planta da guitarra em tamanho real, e mandou pra mim, só começaram a construir efetivamente a guitarra, quando eu dei ok na planta, fiz os ultimos detalhes que eu queria, e mandei a planta de volta pelo motoboy.

    Mas tem um porém muito grande a Cheruti, tu não pode levar nada de fora, tudo é deles, ferragens gotoh, captadores e etc.. tudo deles, tu não pode comprar de fora, e dar pra eles. A não ser que tu negocie muito bem.

    Se tu fores mandar fazer mesmo, e tiver a oportunidade de fazer a guitarra com um bom luthier, e puder ainda comprar as peças de fora, aproveita, e estude bem as possibilidades, caracteristicas.. Não faça a guitarra pela ganância de ter uma guitarra "top" sem antes estudar tudo que for possivel a respeito, de madeiras, captadores, polegadas de escala, modelos de tarraxas, estilo de marcação, tipo de ponte [floyd não é melhor, que fixa, nem fixa é melhor que floyd, são completamente diferentes, apenas isto]. Estude muito antes de mandar fazer, se for fazer por que tem uma graninha e quer uma guitarra melhor, tu vai acabar fazendo uma guitarra média, e não "top". E se for assim, é melhor comprar uma guitarra de "marca" pois se não gostar, vende fácil e rápido depois.

    Eu vou terminar o meu ampli hand made, juntar uma grana, e fazer umas modificações fera na minha guitarra, vou investir mais uma grana em cima dela, mudar os caps, re-pintar, mudar a marcação... Vou gastar uma nota, porque não estudei muito bem o que queria antes. Essas mudanças seriam desnecessárias se eu tivesse feito com mais tempo, e menos ansiedade por exemplo.

    Pensa bem! Desculpem pela bíblia!

    Abraços.

    marrone
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    silvio_rp
    mas como eu disse, sei que eu estou acustumado, mais mesmo assim acho outros braços confortaveis... e sme dizer que eu gostei do braço dela desde as primeiras vezes que toquei, pq ele é confortavel, mais não é tão bom quanto outros braços por ae... e mesmo sendo confortavel eu mandei trocar o verniz dele.. não gostei disso nele...

    agora compra guitarra eh foda.. por isso eu axo que a melhor coisa pra quem jaq sabe toca bem e tem estilo definido, e tmb ja usou "todos os tipos de guitarra existentes", a melhor coisa é uima guita de luthier, pois vc vai deixa-la como vc quer, com as coisas que vc mais gosta....

    marrone
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Belloni
    detalhe sobre mudar a marcação: talvez vc tenha que mudar a escala inteira, pq dependendo do tipo não dá pra tirar a velha e colocar a nova... a minha tinha marcação em dots, e não tinha como trocar sem mudar a escala... dae ja aproveitei e mudei a escala, o corpo os caps, a ponte, os trastes.. ou seja, só deixei o braço de maple.. que como ja disse, na minha opinião não deixa naada a desejar com braços tops... e não é por força de costume, ja que eu axo ele confortavel desde quando peguei a guitarra....

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Mandar fazer a guita