Em busca de timbre vintage

    Autor Mensagem
    leo22
    Veterano
    # jan/07


    Olá pessoal!! Bom,eu sempre tive uma duvida embora lendo inumeros topicos nao consegui chegar a uma conclusão. Os timbres mais antigos como o do Blackmore ou do Page por exemplo tem uma especie de som mais nasalado,nao sei conseguir expressar direito mas eh um timbre em q a guitarra nao sai brilhante e sim um "Toin".

    Bem a minha duvida é, esse timbre (alem da pegada de cada um) sofre uma grande influencia de qual equipamento especifico.Creio q irão dizer q eh um conjunto dos equipamentos do proprio guitarrista, mas existe algum fator colore o som de tal forma mais especifico?? seria o tipo de alto falante,ou captador,amp.... ??

    Agradeço desde já.

    John Frusciante
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    leo22
    Creio q irão dizer q eh um conjunto dos equipamentos do proprio guitarrista

    e é isso mesmo, acrescentando a pegada.

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    seria o tipo de alto falante,ou captador,amp.... ??
    td isso e mais a pegada o conjunto e etc etc etc...

    Os timbres mais antigos como o do Blackmore ou do Page por exemplo tem uma especie de som mais nasalado
    do Page sim, isso eh caracteristica de Gibson, mas estranho achar isso do Blackmore tbm...

    _Kevin_
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    isso é meio que uma moda

    Luigi LeBeau
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    _Kevin_
    isso oq??

    leo22
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Hum eu entendo pessoal esse lance de pegada e equip. Mas por exemplo no site da Eminence,o demo sound do Red White n Blues tem um som mais pra dentro,timido. Seria o falante o grande responsavel por essa caracterisctica??

    Luigi LeBeau

    Do blackmore por exemplo eu falaria Strange Kind of Woman ou ateh mesmo Wicked World do Black Sabath.

    leo22
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Subindo.....

    luis alexandre
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    o pedal marshall the guv nor plus é mtu bom nesse estilo...

    Dr Jivago
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Na minha opinião o timbre vintage é aquele em que você consegue reconhecer, nem que de relance, as características acústicas do instrumento.

    Ou seja, pedaleira digital, ganho exagerado e vários efeitos simultâneos vai "esconder" o verdadeiro timbre da guitarra, ao ponto em que você não consegue mais reconhecer nem se é uma strato ou les paul, por exemplo.

    Outra coisa, nada de captador de alto ganho porque ele também mascara o som da guitarra enquanto instrumento acústico, o que ela em parte nunca deixou de ser.

    Bog
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    leo22

    Timbre vintage = Chuck Berry e sua Gibson ES-335.

    BaNdAiD
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    acho q a caracteristica vintage desses guitarristas se dá por varios fatores, mas o que eu acho q se destaca é o conjunto guitarra/amp e tb o tipo de gravação que era feita na época!

    se vc pega uma banda com muitos anos de carreira (stones, ozzy...)vc percebe isso!! nos anos 70, quase todas as bandas tinham esse tipo de som...

    nos anos 80 era uma coisa mais eletronica(samplers, pads na batera...) nos 90, começou a voltar a onda de fidelidade ao som...

    hoje é volume no maximo...quem entende de gravação percebe que hoje, cada vez mais se busca volume nas gravações através de compressores e etc...

    O timbre de cada geração depende muito dos equipamentos que ela dispõe(novidades tecnologicas) e tb do que está na "moda"...

    Rapha_krust...
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    BaNdAiD
    sabe tudo...

    600 ml
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    BaNdAiD

    Gravação!!! Bem lembrado... Rolo tem um timbre influente pra caramba na guitarra!

    Eu lembro de uns rolos que um loco que eu conheco tem do Anthrax, o timbre é feito alí, no rolo.

    Mas eu acho que captadores, e amplificadores é tbm responsaveis por timbre, mas o mais importante é perder um bom tempo timbrando.



    Saúde!

    Ric-fuchs
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Cara, obviamente, alem da pegada é claro, você deve sair a busca de equipos com caracteristicas "classicas", como guitarras stratos simples com caps singles, lespauls com captação mais morna na onda dos p90, seth lover, classic, 59 SD, ect...Teles, 335s, pedais aos invés de pedaleiras ( O analogo é o grande amigo do vintage), amps tambem com caracteristicas classicas que tenham um circuito mais puro e simples e que otimizem as caracteristicas naturais do instrumento, que faça você escutar o som da madeira da sua guitarra, aí é quase regra que você tenha que usar amps all tubes como por exemplo os Fenders twin, bassman, super, deluxe, champ e ect, os Marshalls Jtms, Plexis, 800s, 1974X, e ect, os Vox Ac 30 ou 15, e outros mais, ou ainda fazer um projeto com um circuito proximo aos citados anteriormente. dificilmente você conseguirá apenas com 1 item, como um captador "magico" ou um falante "milagroso" chegar no que você está querendo, o que vai valer mesmo, é a soma da sua pegada e performance + um som final gerado pelo conjunto completo e correto da composição do seu equipamento.

    abço

    AHP
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    axo q timbre vintage , pra mim eh estilo ac/dc , se vc axa algo em torno disso entao axo simples , guitarra boa , das antigona , gibson sg , lp , sei la e um belo amp valvulado 5150 , ou jcm800
    tai minha humilde opinião

    João_Luiz
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: João_Luiz
    · votar


    leo22
    O que o amigo Ric-fuchs disse explica quase tudo.
    Os sons mais modernos tem outra característica sim, com distorções de conformação física diferente, equalização com poucos médios e delay...

    Sons vintage são aqueles feitos pelos "Overdrivers" (tipo válvulas) com muito médio, distorção do tipo BigMuff (ouça Jimmy Page, David Gilmor), reverb, e dependendo um phaser.

    Não havia delay (só câmara de eco), flanger, ou outras tecnologias por lá.

    Sou chegado nisso.

    Toque e seja feliz!

    leo22
    Veterano
    # fev/07 · Editado por: leo22
    · votar


    Entendi.Muito obrigado pelas explicações!!!

    BaNdAiD
    Realmente a gravação da epoca tinha uma boa influencia no som,eu tinha me esqueçido desse detalhe.

    Ric-fuchs
    Sim é verdade q um bom conjunto trará msm um bom som,vou ver se consigo fazer um hand made cópia de algum desses q vc mencionou (dificil eh escolher hehe)

    João_Luiz
    Não q eu nao goste de sons mais modernos,mas a versão de estudio desses parece q deixa o som menos orgânico,como se ele ficasse meio chapado (nao todos),axo isso um tanto chato,coisa q ao vivo já nao percebo isso,mas isso eh um outro assunto....heheh

    Sioux
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    leo22

    Eu toco este estilo, gosto de Vintage! Acho que a resposta pra sua dúvida é: Marshall. JCM800 por exemplo rsrsrs

    Consigo um timbre muito parecido com do Blackmore usando um JH-1.

    Abraço e boa sorte

    leo22
    Veterano
    # fev/07
    · votar




    Só aproveitando o assunto,vou deixar esse video q axo eu q muitos se não todos ja devem ter vistos.Embora a qualidade do som nao seja a melhor da pra sentir bem o som do Iommi,sem contar na multidão heheh

    João_Luiz
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    leo22
    Outro timbre vintage que eu curto muito, desse Iommi feioso... hehehe.

    zoso
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    po vcs falam tanto de timbre vintage... me deem exemplos de guitarristas com timbre vintage para eu ver o que é mesmo.

    Jg Destroyer
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    zoso

    Jimmy Page, Angus Young,Brian May, Keith Richards e por ai vai o/

    Henrique S.
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    zoso

    um certo negão com cabelo de arame que era canhoto e era chegado na "neblina roxa"

    zoso
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Jg Destroyer

    ok, então eu já sabia o que era eheh.

    zoso
    Veterano
    # mar/08
    · votar


    Henrique S.

    Bob Marley?????(ehehe brincadeira)

    carnisa1
    Veterano
    # nov/11
    · votar


    Upando...
    Fiquei pensando nisso agora, vou pegar um música bem antiga onde tem um timbre bem legal mas tem alguma outra coisa que não sei o que é, parece que deixa o timbre um pouco abafado...

    Será que naquele tempo(1992) os equipamentos no estúdio não eram tão bons?

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Em busca de timbre vintage